Quem construiu a Arca da Aliança?

Quem construiu a Arca da Aliança?

Muitos se perguntam quem construiu a Arca da Aliança, no entanto, primeiramente, é necessário entender qual a sua importância. Para além deste questionário é necessário entender o que significa a arca da aliança.

A Arca da Aliança original na Bíblia representa um símbolo da aliança do Altíssimo com o povo hebreu e é descrita como a representação do poder de Deus na terra. O artefato sagrado, com poderes incomparáveis, derrubava muralhas e derrotava exércitos inteiros.

O objeto foi disputado por reis e imperadores ao longo do tempo. Durante séculos, apesar dos ataques a Jerusalém, ela ficou protegida no Templo de Salomão, até desaparecer há mais de 2600 anos.

O utensílio é considerado um dos objetos mais sagrados para judeus e cristãos. Seu sumiço ainda é um dos mistérios mais intrigantes da humanidade. Ainda sim, busca-se saber o que tinha dentro da arca da aliança.

Quem construiu a Arca da Aliança?

Para saber o que o que significa a arca da aliança, é necessário ter a noção que ela foi construída por Bezalel, seguindo instruções divinas. Além de representar o poder de Deus entre os homens, ela servia para guardar as tábuas dos dez mandamentos e outros objetos sagrados:

“Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.
E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor;
E fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos; num lado duas argolas, e no outro lado duas argolas;
E fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro.” (Êxodo 37:1-5)

O único que poderia ver ou tocar a Arca era Moisés, qualquer outro que fizesse isso morreria imediatamente. Por isso, ela foi guardada em um templo móvel chamado Tabernáculo, que foi usado pelos israelitas durante a longa migração pelo deserto.

Descubra mais curiosidades  da Arca da Aliança

A Arca da Aliança

Quem construiu a Arca da Aliança foi Bezalel, mas o único que poderia ver ou tocar na Arca era Moisés. Qualquer outro que fizesse isso morreria imediatamente. Por esse motivo, muitos se perguntam onde se encontra a Arca da Aliança? a resposta de onde está a arca da aliança é que ela foi guardada em um templo móvel chamado Tabernáculo, que foi usado pelos israelitas durante a longa migração pelo deserto, após a saída do Egito.

Nesta série especial, a equipe de reportagens da Record refaz o caminho que os pesquisadores já percorreram na tentativa de desvendar o enigma do paradeiro desta preciosidade. Confira agora mesmo no Univer Vídeo.

Arqueólogos sugerem ter encontrado a Arca da Aliança, afirma portal de notícias

Além do mais, há quem diga que a Arca da Aliança foi encontrada em um templo israelita, é o que sugere a Matéria do Portal Uol que você pode ler abaixo:

“Mesmo sete anos depois do início das escavações, o sítio arqueológico nos arredores de Beit Shemesh, 20 km a oeste de Jerusalém, continua trazendo surpresas. Dessa vez, os arqueólogos encontraram um templo de 3.100 anos que pode ter ligação direta com a Bíblia.

Durante as escavações, cientistas encontraram uma construção perfeitamente quadrada, com paredes longas e simétricas. Ficou óbvio, assim que colocaram os olhos no local, que aquele monte de pedras formava um templo israelita.

Tudo foi comprovado quando itens comuns a ambientes religiosos foram descobertos no lugar. Alguns dos achados são: áreas para armazenar vinho, uma plataforma para cerimônias, vasos decorados e ossos de animais que podem ter sido usados em ritual.”

A matéria afirma ainda que também foi encontrada um mesa de pedra parecida com a citada na Bíblia, no livro de Samuel, onde a Arca da Aliança, a caixa onde as placas dos Dez Mandamentos foram armazenadas, teria repousado em uma superfície semelhante após ser devolvida pelos filisteus.

Compartilhe versículos da bíblia que falam sobre arca da aliança

Para saber o seu significado, é necessário compreender que ela era a principal representação da presença de Deus no meio de seu povo no Antigo Testamento. Confira versículo da bíblia que fala sobre arca da aliança.

“Disse o Senhor a Moisés: “Arme o tabernáculo, a Tenda do Encontro, no primei­ro dia do primeiro mês. Coloque nele a arca da aliança e proteja-a com o véu”-  Êxodo 40:1-3

“Bezalel fez a arca com madeira de acácia, com um metro e dez centímetros de com­primento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura”- Êxodo 37:1

“Então foi aberto o santuário de Deus nos céus, e ali foi vista a arca da sua aliança. Houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e um grande temporal de granizo” –  Apocalipse 11:19

“A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas”- 1 Samuel 7:1-2

versículos da bíblia que falam sobre arca da aliança 1 versículos da bíblia que falam sobre arca da aliança 2 versículos da bíblia que falam sobre arca da aliança 3 versículos da bíblia que falam sobre arca da aliança 4

Autor(a): Amanda Fagundes

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!