Tetelestai: Os principais temas abordados na série!

Tetelestai: Os principais temas abordados na série!

Tetelestai” é o novo lançamento do Univer Vídeo. A série documental de 11 episódios, relata as principais narrativas bíblicas, desde o Jardim do Éden à ressurreição de Cristo, e mostra como a mensagem principal da Bíblia se conecta a todos os seus eventos e detalhes.

O primeiro episódio “No princípio”, conta os percalços do rei Salomão em sua busca pela felicidade. Com o intuito de preencher o seu vazio da alma, ele se dedicou ao conhecimento e não negou nada ao seu coração. Se lançou em grandes projetos, se entregou aos prazeres, acumulou muitas riquezas. E o que ele descobriu? Foi tudo foi inútil! 

Todo ser humano anseia por algo a mais, entretanto, essa inquietação da alma só pode ser preenchida pela Presença de Deus.

 Conhecendo a Bíblia

Na série “Tetelestai”, aprendemos alguns fatos importantes sobre a Bíblia:

– A Bíblia é uma coleção de 66 obras individuais, chamadas livros;
– Estes livros são divididos em duas partes, conhecidas como Antigo e Novo Testamento;
– Para facilitar a leitura, cada livro foi dividido em capítulos e versículos;
– Ao longo dos anos, a Bíblia se tornou o livro mais vendido no mundo e já foi traduzida para quase 2.500 línguas diferentes!
– Ela é o livro mais citado, mais lido e mais publicado em toda história;
– Deus é o verdadeiro Autor da Bíblia. Ele inspirou e usou 40 homens diferentes para escrevê-la. Jeremias 1.2 começa com esta frase: “A palavra do SENHOR veio a ele.” Há mais de 3.800 frases como esta na Bíblia;
– A Bíblia foi escrita durante um período de 1.600 anos;
– Os manuscritos que compõem a Bíblia foram escritos na Europa, na Ásia, e na África, em três línguas principais daquela época: hebraico, aramaico e grego. 

Conheça mais sobre a Bíblia no primeiro episódio da série “Tetelestai” no Univer Vídeo.

Descobertas arqueológicas confirmam a precisão da Bíblia

Manuscritos - Bíblia - Univer Vídeo

O primeiro episódio de “Tetelestai” mostra também que no decorrer da história, a arqueologia confirma a precisão da Bíblia milhares de vezes. Até os mínimos detalhes de passagens pouco conhecidas provaram ser historicamente verdadeiros. 

Em certa ocasião, a revista Time publicou um artigo acerca de um antigo reitor arqueólogo palestino Dr. Nelson Glueck. O artigo “Os Vestígios da História” disse: “Com a ajuda da Bíblia, Dr. Nelson Glueck, descobriu mais de mil áreas antigas de escavação na Transjordânia e outras 500 na região do Negueve.” 

Dr. Nelson Glueck escreveu um livro chamado ‘Rios no Deserto’. No livro, ele disse que nunca houve uma descoberta arqueológica que entrasse em contradição com a Bíblia. 

O reconhecido professor escocês da Universidade de Oxford, Sr William Ramsay, concluiu que este livro não era apenas um relato histórico verídico, mas era a Palavra do próprio Deus. 

Confira o primeiro episódio de “Tetelestai” no Univer Vídeo e confira mais evidências que comprovam a veracidade da Bíblia. 

As profecias confirmam a autoria Divina da Bíblia

Na série “Tetelestai”, conferimos também que a Bíblia contém centenas de profecias prevendo eventos futuros. No Salmo 22, o rei Davi descreveu o ato da crucificação 400 anos antes que fosse usada como uma forma de pena de morte. 

Em Isaías 44, (Isaías 44:28) um rei chamado Ciro é mencionado por nome 150 anos antes do seu reinado! 

Em Isaías 39 (Isaías 39:5-7) ele previu a queda de Jerusalém 100 anos antes da cidade ser tomada pelos babilônios. Além disso, num livro chamado Daniel, há 135 profecias apenas no capítulo 11. 

Profecias tão precisas que descrevem grandes alianças, batalhas, casamentos e até assassinatos. E este mesmo livro previu a ascensão e a queda de quatro grandes impérios: o Babilônico, Medo-Persa, Grego e Romano.

A principal mensagem da Bíblia

Na série “Tetelestai” aprendemos que a Bíblia tem um tema principal que conecta todos seus detalhes e eventos. Através de todos os dramas e relatos há um só tema que faz a história toda ter sentido. 

É isso o que faz a Bíblia diferente de qualquer outro livro, Sua mensagem é Divina, e pode transformar completamente a sua vida. 

Então, qual é a história eterna da Bíblia? Vamos começar pelo princípio! 

A primeira coisa que aprendemos sobre Deus é que Ele é Eterno. Ele está presente no passado, no presente e no futuro, simultaneamente.

Deus é Onipresente: da mesma forma que Deus não é limitado pelo tempo, Ele também não é limitado pelo espaço. Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. 

Deus é Triúno: a palavra para “Deus”, na língua hebraica, é “Elohim”.

Deus é Onipotente: Seu poder sustenta todas as coisas. Por isso, quando estiver enfrentando algum problema impossível, vá para o seu Criador! 

Deus é Onisciente: a Bíblia diz que Deus é onisciente, ou seja, o Arquiteto do Universo sabe de todas as coisas. 

Você foi criado por esse maravilhoso Deus. Conhecê-Lo é a razão de nossa existência, em um relacionamento que vai além desta vida e que dura para sempre. E hoje pode ser apenas o começo!

Acesse agora mesmo o Univer Vídeo e acesse o conteúdo que tem poder para edificar a sua fé.
Fonte: Tetelestai – Guia do Facilitador

Compartilhe versículos sobre a Bíblia nas suas redes sociais:

Versículos - Jeremias 15:16 - Univer Vídeo Versículos - Salmos 119:105 - Univer Vídeo Versículos - Salmos 119:11 - Univer Vídeo Versículos - João 17:17 - Univer VídeoVersículos - Provérbios 30:5 - Univer Vídeo Versículos - 2 Timóteo 3:16 - Univer Vídeo
Versículos - João 17:17 - Univer Vídeo

Autor(a): wp_bloguniver

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!