A promessa: Resumo do 2° episódio de “Tetelestai”

A promessa: Resumo do 2° episódio de “Tetelestai”

Neste resumo do segundo episódio de Tetelestai ” A Promessa “, que você acompanha no Univer Vídeo, vamos abordar os principais assuntos que o Episódio “A Promessa” retrata, com isso você vai conseguir refletir sobre o que aprendeu com a série até agora. Confira!

Deus criou a humanidade para ter relacionamento com Ele

Deus deseja que você O conheça e, por isso, Ele Se revelou em Sua Palavra, a Bíblia.

Em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, lemos que esse relacionamento estava nos planos de Deus desde o princípio.
Depois de criar todas as coisas no universo, Deus, então, criou o primeiro homem e a primeira mulher à Sua imagem e semelhança. Isso diferenciaria os seres humanos do resto da criação.
Diferentemente das outras criaturas, o homem e a mulher não seriam meramente físicos, pois Deus criaria o ser humano com um lado espiritual, capaz de conhecê-lO e amá-lO.

Deus deu a Adão e a Eva uma escolha


Deus criou Adão e Eva e os colocou em um lindo Jardim, chamado Éden, onde caminhava e conversava com eles. 

Como Criador, Ele poderia ter-lhes programado para fazer tudo que os ordenava, mas Ele queria que eles escolhessem amá-lO, porque o amor verdadeiro é uma escolha. Deus encheu o Jardim do Éden com frutas deliciosas de todos os tipos. Eles podiam comer livremente da Árvore da Vida, mas, em relação à Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, Deus deu-lhes uma ordem simples com consequências claras: “Não coma desta árvore, ou certamente morrerás”.Agora eles tinham uma escolha: eles acreditariam no que Deus disse e O obedeceriam, ou rejeitariam Sua autoridade e comeriam do fruto proibido?
Essa era uma escolha muito séria, porque Deus é o autor da vida. Rejeitar a Deus é rejeitar a vida, e se você rejeitar a vida, você está escolhendo a morte.

A escolha de Adão e Eva


Satanás veio ao Jardim do Éden como uma serpente para tentar Adão e Eva. Ele disse a Adão e Eva que o fruto, na verdade, era bom para eles, mas, que Deus não queria que eles o comessem. Satanás queria que Adão e Eva duvidassem do amor de Deus.

Adão e Eva ouviram as mentiras de Satanás e escolheram desobedecer a Deus. Foi dessa forma que o pecado entrou no mundo.

O pecado de Adão e Eva trouxe a separação entre Deus e o homem


No momento em que pecaram, eles foram tomados pela vergonha, culpa e medo. Cobrir-se com folhas foi uma tentativa desesperada de lidar com esses sentimentos.

Antes, eles andavam e conversavam com Deus, mas agora, eles estavam fugindo dEle. Apesar disso, Deus não desistiu deles e foi até eles.
Deus lhes deu uma chance para confessarem seu pecado, mas eles não admitiram que o que haviam feito era errado. Adão culpou Eva, e Eva culpou a serpente; mas eles encontraram-se totalmente culpados diante de Deus.


O pecado de Adão e Eva afetou o
Mundo Inteiro

Eles tinham feito a escolha e, agora, seu pecado traria consequências que não afetariam somente a eles, mas o mundo inteiro. 

Deus explicou a Adão e Eva como seu mundo perderia a perfeição e, agora, produziria cardos e espinhos. A sua vida agora seria de trabalho árduo e suor.
Toda vida animal sofreria. Sofrimento e dor, lágrimas e tristeza fariam parte da existência humana. Toda paz e harmonia seria, agora, quebrada pelo mal. Na verdade, todos sofreriam por causa do pecado. 

O Salário do Pecado é a Morte

Todas as pessoas, a partir daquele dia envelheceriam e morreriam, retornando à mesma terra da qual Adão havia sido feito. 

Mas, após a morte física, havia algo ainda pior a temer. Após a morte, todas as pessoas serão julgadas por Deus. Se alguém morrer com a condenação dos seus pecados sobre si, estará separado de Deus para sempre. Sendo que Deus é vida, então a separação da Vida é a morte eterna.
Adão e Eva escolheram obedecer a Satanás, por isso, eles estavam correndo o risco de enfrentar o mesmo destino de Satanás, a morte eterna, no Lago de Fogo. 

A primeira promessa acerca do Libertador 

Ao invés de sentenciar Adão e Eva à condenação eterna, Deus escolheu este momento para dar uma extraordinária e misteriosa promessa.

Deus afirmou que Satanás seria o inimigo da mulher e que a sua semente, que significa um descendente ou um filho, seria também inimigo de Satanás.
Ao especificar que esse filho viria de uma mulher, Deus dá a primeira dica que temos na Bíblia, de que esse filho prometido nasceria sem a ajuda de um homem. Este filho não teria um pai humano e esmagaria a cabeça de Satanás, mas, no processo, o Filho seria ferido porque Satanás lhe feriria o calcanhar.
O Filho prometido libertaria a humanidade da sua escravidão ao pecado e à morte e restauraria o relacionamento que havia sido quebrado entre Deus e o homem. 

Deus estava começando a revelar mais do Seu plano e o preço que um dia seria pago para resgatar a humanidade.

Gostou do resumo do Episódio de “A Promessa”? Então deixe seu comentário e acompanhe a série no Univer Vídeo.
Fonte: Tetelestai – Guia do Facilitador

Compartilhe versículos sobre o pecado nas redes sociais:

João 8:34 - A Promessa Tetelestai -  Univer Vídeo I João 3:4  - A Promessa Tetelestai -  Univer Vídeo Tiago 4:17 - A Promessa Tetelestai -  Univer Vídeo Romanos 6:23 - A Promessa Tetelestai -  Univer Vídeo Efésios 4:26 - A Promessa Tetelestai -  Univer VídeoSalmos 32:1 - A Promessa Tetelestai -  Univer Vídeo

 

Autor(a): wp_bloguniver

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!