Tetelestai: Qual o significado desta palavra?

Tetelestai: Qual o significado desta palavra?

Tetelestai é uma expressão grega que significa “está consumado”. Na época de Cristo, recibos de impostos em papiro foram encontrados com esta palavra que significa “está pago” ou “está liquidado”.

“Tendo-o provado, Jesus disse: ‘Está consumado!’ Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.” (João 19.30)

Série Tetelestai Completa - Univer Vídeo
Enquanto estava na cruz, em sua última palavra, Jesus afirmou que a nossa dívida estava paga. Ele cumpriu Sua missão dada pelo Pai para nos livrar dos nossos pecados e nos dar a oportunidade de Salvação.

Série “Tetelestai” disponível na íntegra no Univer Vídeo

Os 11 episódios da série “Tetelestai”, disponível no Univer Vídeo, contam a história do plano de Salvação, desde o Jardim do Éden até a ressurreição de Jesus Cristo e mostram como as Sagradas Escrituras revelam o Deus que ama intensamente a humanidade e pagou o preço altíssimo pelo nosso resgate.

Série Tetelestai Completa - Univer Vídeo

Ensinamentos de cada episódio:

Com descobertas arqueológicas e surpreendentes cumprimentos de profecias, a Bíblia não é apenas um relato histórico confiável, mas o Livro que revela o Deus que você foi criado para conhecer.

A comunhão com Deus é quebrada quando Adão e Eva pecam. Ele, porém, promete enviar um Libertador que irá pagar o preço para restaurar o relacionamento entre Deus e a humanidade.

Através do julgamento do Dilúvio, Deus fornece um meio de salvação para todos aqueles que creem. Anos depois, em um teste Divino com Abraão, uma ilustração marcante é desenhada de um substituto que, futuramente, daria Sua vida pelo mundo.

Ao libertar Seu povo da escravidão, Deus demonstra que somente Ele é Deus. Durante a décima praga, a única maneira de escapar da morte aponta para a libertação futura de um mundo escravizado pelo pecado e pela morte.

Quando Deus revela Seus mandamentos no Monte Sinai, o padrão moral que elas revelam funciona como um espelho para mostrar o pecado intrínseco ao coração humano e leva as pessoas a perceberem que a única esperança deles está no Libertador prometido.

O Dia da Expiação, os sacrifícios e uma nação rebelde perecendo por mordidas de cobras, tudo isso serve para revelar o Libertador prometido, e como Ele seria o inocente que morreria para que outros pudessem viver.

O próprio Deus toma forma humana e vem ao mundo para ser o Libertador: Jesus. Já adulto, Jesus é proclamado ser o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Com poderes sobrenaturais sobre os demônios, doenças, a natureza e até sobre a morte, Jesus prova que Ele não é somente o Messias, mas o próprio Deus. Ele se aproxima das pessoas com um amor igual a nenhum outro.

Em uma conversa franca sobre a vida eterna, Jesus mostra a insuficiência dos esforços humanos. O perigo de rejeitar a vida que Ele oferece é uma triste realidade vista na história daquele que escolhe a morte eterna.

Jesus é o sacrifício final. Na cruz, Ele grita: “Tetelestai!”, proclamando a derrota do nosso inimigo, a restauração do nosso relacionamento com Deus e esperança a toda humanidade.

Uma tumba vazia, testemunhas oculares perplexas e a inesperada visita do Jesus ressuscitado levam a uma jornada capaz de transformar vidas através das Escrituras que revelam o plano de salvação: uma história que pode transformar sua vida para sempre.

Por que assistir à série “Tetelestai”?

Série Tetelestai Completa - Univer Vídeo

Esta série levará você a buscar um relacionamento com Deus mais profundo, uma relação  que vai além desta vida e que dura para sempre! 

Acesse agora mesmo o Univer Vídeo e acesse o conteúdo que tem poder!

Compartilhe nas redes sociais versículos sobre perdão dos pecados:

Lucas 7:47:48 - Univer Vídeo Mateus 6:14-15 - Univer Vídeo Isaías 43:25 - Univer Vídeo Colossenses 1: 13-14 - Univer Vídeo Isaías 1:18 - Univer Vídeo Isaías 55:7 - Univer Vídeo

Autor(a): wp_bloguniver

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!