Personagens de Paulo, apóstolo de Cristo

Personagens de Paulo, apóstolo de Cristo

Por mais que a história seja de Paulo, nas Escrituras há grandes nomes de personagens de Paulo, apóstolo de Cristo que jamais podem ser esquecidos. Pois, eles fizeram parte dessa importante história!

Nós sempre ouvimos falar de Paulo de Tarso, como as suas cartas se propagaram ao mundo, e sobre os seus ensinamentos que servem até os dias de hoje.

Mas o que muita gente esquece é que Paulo não estava sozinho, ele teve ajuda para escrever algumas cartas, e principalmente tiveram pessoas que o ajudaram a distribuir essas cartas.

Primeiramente eu vou te contar um pouco sobre Paulo! Afinal, ele é o personagem principal dessa história!

Você realmente sabe tudo sobre Paulo?

Bom, vocês já sabem que Paulo perseguia cristãos, e que depois de um encontro sobrenatural, ele se converteu, e virou um grande apóstolo de Cristo!

Mas, você sabia que Paulo não acreditava no Messias?

Conforme a religião de Paulo, o judeu não acreditava que Jesus era o Messias. Pelo contrário, Paulo tinha certeza de que Jesus era um blasfemador, um impostor, e perseguia quem acreditava na divindade de Jesus dizendo que estava fazendo a vontade de Deus.

Contudo, depois do próprio Cristo se revelar a ele, e o questionar, Paulo passou a acreditar na Sua divindade, e respondeu ao chamado de Cristo, se empenhando em propagar o Seu evangelho. Quer saber mais sobre esse encontro? Vem ler 

Paulo, apóstolo de Cristo

O ministério de Paulo, apóstolo de Cristo

Nas Escrituras não se fala muito sobre os primeiros anos de ministério do apóstolo. Porém, sabemos que Paulo pregou em Damasco, e depois foi para a Arábia, o local exato ainda é incerto. Mas relatos na Bíblia nos mostram que ele passou um período na Arábia.

“Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus. Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: “Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes?” Todavia, Saulo se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que viviam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.” (Atos 9:20-22)

“Tampouco subi a Jerusalém para ver os que já eram apóstolos antes de mim, mas de imediato parti para a Arábia, e tornei a voltar a Damasco.” (Gálatas 1:17)

A pregação em Damasco gerou uma grande oposição, e Paulo teve de fugir para Jerusalém, e enquanto esteve lá tentou uma aproximação com os discípulos de Cristo, que estavam meio receosos em confiar em Paulo, já que era ele quem perseguia os cristãos.

Será que Paulo não foi aceito entre os discípulos?

Como todos sabem, Paulo foi escolhido por Cristo, mas não foi fácil para os discípulos aceitarem o apóstolo.

O primeiro discípulo a aceitar Paulo, foi Barnabé, e em Gálatas nos prova que o apóstolo também esteve com Pedro. Porém, com a perseguição, Paulo não pôde ficar muito tempo em Jerusalém, e logo teve de fugir novamente.

“Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Pedro pessoalmente e estive com ele quinze dias. Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.” (Gálatas 1:18-19)

No entanto, o período em que o apóstolo esteve em Jerusalém foi suficiente para que os cristãos ficassem sabendo das boas-novas sobre Paulo, e que ele se tornasse conhecido entre o povo.

“Eu não era pessoalmente conhecido pelas igrejas da Judéia que estão em Cristo. Apenas ouviam dizer: “Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir”. E glorificavam a Deus por minha causa.” (Gálatas 1:22,23,24)

Lucas e Paulo, apóstolo de Cristo

As viagens missionárias

O trabalho de Paulo na Obra acontecia em quatro províncias de Roma: Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia — cidades-chave, ou seja, os maiores centros populacionais da época — e ele escolheu esses locais estrategicamente.

Porque quando um judeu ou um gentio se convertiam, e aceitavam a mensagem do Evangelho, tornavam-se núcleos de novas comunidades locais.

Durante o período de ministério de Paulo, muitas pessoas aceitaram a Cristo, e claro, muitos o acompanharam na Obra. Há muitos personagens de Paulo, apóstolo de Cristo que foram muito importantes para que hoje tivéssemos acesso aos seus ensinamentos.

Você sabe quem foram os personagens de Paulo, apóstolo de Cristo?

De acordo com as Escrituras, quando o assunto é ajudar Paulo, 3 pessoas se destacam:

Lucas filme Paulo
1. Lucas, o médico Evangelista

A ajuda de Lucas foi muito importante naquela época, e é reconhecida até os dias de hoje, já que se não fosse ele, muitas cartas e ensinamentos de Paulo seriam perdidos.

Você sabia que Lucas era confidente de Paulo?

Lucas e Paulo desde que se conheceram viraram grandes amigos. E quase todas as vezes que Paulo era preso, Lucas estava lá, visitando o amigo, dando notícias sobre a comunidade, sobre o que estava acontecendo no mundo, e ao sair sempre trazia as cartas escritas por Paulo para distribuir a quem o apóstolo solicitava. 

Nas Escrituras Lucas é citado em Atos, Colossenses, Timóteo e até mesmo em Filemon, onde o apóstolo destaca que Lucas era um de seus grandes cooperadores.

Então, por isso, é possível confirmar que Lucas era um companheiro de Paulo, principalmente em suas viagens e momentos mais difíceis. No livro de Atos, Lucas se diz testemunha ocular dos acontecimentos narrados em Atos. Que privilégio, né?

Mas não foi só isso, Lucas escreveu dois livros na Bíblia, que tinham por objetivo alcançar não só Teófilo, mas sim todas as nações com o Evangelho.

Priscila e Aquila

  1. Priscila e Áquila

O casal Priscila e Áquila — mencionados no livro de Atos — eram amigos muito próximos de Paulo, e também foram muito importantes para que o Evangelho fosse propagado.

O casal arriscou a vida em favor de Paulo

Priscila e Áquila conheceram o apóstolo em Corinto, após serem expulsos de Roma, e lá continuaram o seu trabalho com a fabricação de tendas, e Paulo por ter experiência ajudou o casal.

E foi em Corinto que os três começaram uma forte amizade que se estendeu de tal forma, que o casal acompanhou Paulo em sua viagem a Éfeso e em sua casa recebiam muitas pessoas para ouvir os ensinamentos do apóstolo.

Nesse período que Priscila e Áquila começaram o seu trabalho com uma comunidade cristã, e assim permaneceram até o fim, sendo importantíssimo para a expansão do Evangelho no primeiro século.

E assim como Lucas, Priscila e Áquila também eram muito conhecidos, e queridos entre a comunidade cristã!

Personagens de Paulo, apóstolo de Cristo

Personagens de Paulo, apóstolo de Cristo

Esses personagens de Paulo, apóstolo de Cristo não só fizeram parte da história e da vida do apóstolo. Mas, também foram fundamentais para que hoje todos tenham acesso à Verdade do Evangelho.

Imagina que incrível seria conhecer mais sobre os personagens de Paulo, apóstolo de Cristo

Como ainda não podemos conhecer pessoalmente, que tal aproveitarmos para conhecê-los no filme que está perto de lançar no Univer? Dia 01 de novembro é a grande estreia do filme Paulo, apóstolo de Cristo!

E pra deixar esse dia ainda mais emocionante, tenho uma surpresa pra você!

Você já deve estar participando da Maratona Digital: Paulo, apóstolo de Cristo, né? Se você não faz ideia do que estou falando, clique aqui para saber sobre essa super novidade. 

Só com a Maratona Digital você pode ser contemplado com 30 dias grátis no Univer Vídeo, e ainda pode concorrer a uma assinatura vitalícia!

Como faço para participar e concorrer a esses prêmios?

  1. Acesse o site univervideo.com/filmepaulo
  2. Faça seu cadastro, é rapidinho!
  3. E já comece a completar as ações.

Ah e para você ter mais chances de ganhar, insira esse código em uma das ações, porque ele também soma pontos:

303773

E não esqueça de indicar os amigos, assim você acumula mais pontos e aumenta as suas chances de ganhar a assinatura vitalícia!

Afinal, uma oportunidade dessa não dá pra perder, né?

Romanos 12.2

Romanos 12.9

Adore a Deus!

1 Coríntios 13

1 Coríntios 13.13

2 Timóteo 1.12

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!