Reforma Protestante: entenda o seu significado para a Igreja

Reforma Protestante: entenda o seu significado para a Igreja

Saiba qual foi a motivação de Martinho Lutero e as 95 teses que resultaram na Reforma Protestante 

“E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.” João 8.32

Foi exatamente a Palavra da Verdade que libertou Martinho Lutero, há mais de 500 anos, e que resultou na Reforma Protestante, na Alemanha. A princípio, esse movimento surgiu com o próprio Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com as ideologias e práticas da Igreja Católica.

No momento em que Lutero leu o Novo Testamento, ele teve a compreensão de algo que transformou sua vida e o mundo: o justo vive pela fé (Romanos 1:17).

Numa época em que as pessoas não tinham livre acesso às Escrituras Sagradas, já que a Bíblia era escrita em latim, Lutero decidiu que era hora de tomar uma decisão radical.

Então, num ato de fé e coragem, Lutero redigiu 95 teses que mostravam sua oposição contra à Igreja Católica. E no dia 31 de outubro de 1517, ele pregou as folhas deste documento na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha.

As 95 teses tinham como principal tema as indulgências (um perdão que a Igreja de Roma oferecia às pessoas que se arrependiam de seus pecados, em troca de pagamentos em dinheiro), ou seja, as autoridades católicas haviam tornando o que deveria ser a remissão de pecados em um grande comércio.

Reforma Protestante

Antes e depois da Reforma Protestante 

A atitude de Lutero foi revolucionária, contudo, também ele passou a ser perseguido duramente. Entretanto, Deus já estava cuidando de Sua Igreja, conforme explica o Bispo Macedo, no livro “O Espírito Santo”: 

“Tempos depois, (Lutero) abandonou definitivamente a Igreja Católica para ensinar ao povo que a Salvação da alma vem pela fé, e não através de penitências pessoais. Daí nasceu o autêntico cristianismo no mundo, quando as pessoas deixaram de lado as obrigações religiosas para viver apenas pela fé naquilo que o Senhor Jesus realizou por aqueles que nEle creem”. 

Estátua de Martinho LuteroEstátua de Martinho Lutero em frente da Frauenkirche em Dresden, em um dia frio de inverno. A estátua foi feita pelos escultores alemães Adolf von Donndorf (1835-1916) e Ernst Rietschel (1804-1861) e moldada em Dresden em 1885 por Albert Bierling; Dresden, Alemanha. 

Lutero, o homem que traduziu a Bíblia

Antes da Reforma Protestante, a Bíblia era reproduzida em latim — uma língua antiga que poucas pessoas sabiam ler — sendo assim, apenas os pregadores da Igreja Católica tinham acesso às mensagens das Escrituras.  

Por isso, os frequentadores das igrejas não podiam adquirir as orientações dos Textos Sagrados por si próprios.

No entanto, depois da sua atitude revolucionária, Lutero começou a trabalhar na tradução do Novo Testamento. Assim, em 1522, ele publicou a primeira versão.

A tecnologia de impressão que havia na época, chamada “prensa com tipos móveis”, possibilitou uma produção em larga escala do Texto Sagrado, que se espalhou rapidamente pela população da Alemanha.

Mas foi em 1534 que a tradução completa da Bíblia, por Lutero, foi lançada e bem recebida pelas pessoas.

Lutero, o homem que traduziu a Bíblia

Conheça a história de Martinho Lutero . Uma biografia singular sobre a vida do reformador, produzida em cidades da Alemanha e dos Estados Unidos.

Acesse também o filme no Univer Vídeo.

filme Martinho LuteroMartinho Lutero (no original em inglês: “Martin Luther”), Direção: Irving Pichel – Ano 1953. 

O surgimento da Igreja Protestante

A atitude de Lutero abriu os olhos do povo e possibilitou o acesso direto à Palavra de Deus. Assim, as pessoas foram aderindo às suas mensagens, e logo ocorreu a divisão entre a Igreja Católica e as igrejas protestantes (termo usado para denominar as igrejas resultantes da Reforma).

Conforme o protestantismo ia crescendo pela Europa, novas igrejas surgiam fundamentadas em cinco pilares, conhecidos como 5 Solas da Reforma Protestante.

Conheça as 5 solas da Reforma Protestante

Sola Scriptura = Somente a Escritura 

Solus Christus = Somente Cristo

Soli Deo Gloria = Glória somente a Deus

Sola Gratia = Só a Graça

Sola Fide = Só a Fé

5 solas da Reforma Protestante

Somente a Escritura 

A Palavra de Deus, a Bíblia, como única base de doutrinas e ensinamentos:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” 2 Timóteo 3.16

Somente Cristo

Jesus é o Único mediador entre Deus e os homens, logo, não necessitamos de nenhum intermediário, seja santo, anjo, pastor ou padre, pois através da fé em Cristo, temos acesso direto ao Pai.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” 1 Timóteo 2.5,6

Glória somente a Deus

Deus é o único que merece toda adoração e glória. E isso exclui crenças em santos ou outros deuses, ou qualquer outro ser que ocupe o primeiro lugar na nossa vida.

“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.” Apocalipse 4.11

Só a Graça

Nós não merecemos nada! Mas é pela graça de Deus, pela Sua misericórdia que se renova dia após dia, que recebemos o dom da Salvação.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2.8-10

Só a Fé

Unicamente pela fé que somos salvos.

Unicamente pela fé no sacrifício de Cristo somos justificados diante de Deus.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nEle se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” Romanos 1.16,17

Lutero: um exemplo de fé para os servos de Deus

O filme Martinho Lutero disponível no Univer Vídeo mostra a fé desse homem que queria agradar a Deus acima de tudo. Por isso, tomou uma atitude de coragem e de fé para levar a verdade da Palavra de Deus a todos.

Se você serve a Deus, como pastor, obreiro ou apenas deseja agradar a Deus, sendo um proclamador da Sua Palavra, assista ao filme Martinho Lutero disponível no Univer Vídeo.

Martinho Lutero

 

 

 

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!