Naamã: Conheça sua história na Bíblia

Naamã: Conheça sua história na Bíblia

Naamã era um capitão do exército do rei da Síria, um homem de grande prestígio e muito respeitado por todo o seu histórico de vitórias em muitas guerras. 

Quem via Naamã com suas condecorações e farda, jamais poderia imaginar o sofrimento que ele carregava em seu corpo: a lepra

Aparentemente, ele levava uma vida de grandeza diante da sociedade e dos seus comandados. No entanto, no seu interior e na intimidade do seu lar, a realidade era outra, pois a lepra, naquela época, era incurável e debilitante. Embora o general continuasse a exercer seu cargo, logo teria que abandoná-lo para se submeter à solidão.

“E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.” 2 Reis 5.1

Naamã na Bíblia

Naamã e a lepra 

A história de Naamã é um exemplo de que todas as pessoas têm algum tipo de necessidade, até mesmo aquelas que parecem ter uma vida perfeita. 

Naquela ocasião, a lepra era praticamente um diagnóstico de morte certa. Chamada hoje de Hanseníase, a doença era altamente contagiosa e também estava associada ao pecado, impureza e desonra. Conhecida também como mal de Lázaro, as pessoas que eram acometidas pela lepra eram muito discriminadas. 

Os leprosos não podiam se aproximar de ninguém, e por isso eram colocados para fora da cidade, já que eram considerados impuros. 

Nos tempos bíblicos, algumas pessoas afirmavam que se cruzassem com um leproso, logo o amaldiçoaria e ainda atiraria pedras, expulsando com gritos para que não contaminasse os demais. 

O leproso

Diante de tanto preconceito, o destino de Naamã seria terrível! 

Naqueles tempos, as doenças em geral estavam associadas a castigos divinos, porém, a lepra era o próprio símbolo do pecado. 

Por isso, ser curado da lepra representava um verdadeiro milagre. Só Deus poderia livrar a pessoa de tamanho sofrimento. E foi isso que aconteceu com Naamã. 

Deus usa uma jovem para levar esperança a Naamã  

Quem é de Deus é Sua testemunha em todo o tempo e em qualquer lugar. 

A Bíblia conta que uma menina que vivia como escrava na casa de Naamã foi usada por Deus para levar esperança àquela família sofrida.  

“E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.” 2Reis 5.2-4

A jovem israelita não hesitou em transmitir a sua fé no Deus de Israel e em dar ao capitão a direção de procurar o profeta. 

Por isso, nunca se recuse a ser usado por Deus, você pode ser o canal de bênção e esperança na vida de uma pessoa à beira da morte, como foi a jovem na vida de Naamã. 

Jovem israelita

Assista à história de Naamã no Univer Vídeo 

Todos os detalhes dessa surpreendente história de Naamã você pode assistir no Univer Vídeo. Saiba o contexto histórico e o milagre que aconteceu após a atitude de obediência de Naamã. 

Naamã: o leproso orgulhoso 

Quando recebeu as instruções para ir até o profeta Eliseu e assim ser curado, Naamã não imaginava que a cura também exigiria de sua parte um sacrifício. E não era o financeiro, afinal, até aquele momento, todo o seu dinheiro não havia lhe servido para nada. 

Para espanto de Naamã, ao chegar à casa do profeta Eliseu nem ao menos foi convidado para entrar, apenas recebeu o recado do auxiliar do profeta Eliseu, que lhe disse: 

“Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.” 2 Reis 5.10-12

Mesmo sofrendo com a lepra corroendo seu corpo, Naamã ainda era um homem orgulhoso. O que ele não sabia é que Deus não faz acepção de pessoas, muito menos trata diferentemente uma pessoa por seu cargo ou posição. Deus só olha para uma única coisa: a sua fé. 

Naquele momento, para ser curado, Naamã teria de deixar de lado todo o seu orgulho para mergulhar nas águas do Rio Jordão. 

7 mergulhos

Os 7 mergulhos de Naamã no Rio Jordão 

Lava-te sete vezes no Jordão. O milagre de Naamã não estava nas águas do Jordão, que eram impuras e impróprias para o uso. Ali era o último lugar que alguém doente deveria se banhar. No entanto, Deus escolheu aquele local não apenas para mostrar que o Seu poder independe de circunstâncias terrenas, mas também para ensinar ao capitão que a humildade é uma virtude. 

Naamã estava acostumado a dar ordens e a agir do seu modo, mas agora deveria acatar a ordem do profeta. Se por causa do orgulho, ele se recusasse, perderia sua cura. Porém, quando ele obedeceu o milagre aconteceu. 

Naamã é curado 

Depois de muito resistir, Naamã aceitou o conselho de seus servos e desceu às águas do Rio Jordão e sua carne ficou limpa da lepra. 

“Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.” 2Reis 5.14 

Se na sociedade há desigualdade no tratamento entre pessoas de classes sociais diferentes, no Reino de Deus não é assim. Para o Altíssimo, todos devem ser tratados de maneira igual. Isto é, para Ele, não importa a posição social, o sobrenome ou o conhecimento que se tem. 

Todos precisam “descer”, ou seja, ter a humildade de obedecer ao que Ele diz, e crer, se quiserem desfrutar das Suas promessas. A maior conquista de Naamã não foi a cura da lepra, mas a Salvação que alcançou ao se converter ao Senhor: 

“…porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.” 2Reis 5.17 

Cura de Naamã

Participe dos 7 mergulhos na Fé de Naamã 

Se assim como o general sírio Naamã você também tem vivido de aparências, com uma “lepra” em seu corpo, na sua família, na sua vida financeira ou em qualquer área da sua vida, participe deste propósito de fé.

Naamã enfrentou aquela dificuldade toda, porque queria ser curado e não tinha outro jeito para ele, a não ser um milagre

Por isso, entre os dias 15 e 21 de novembro, você poderá participar dos “7 mergulhos na fé de Naamã”, assista às reuniões ao vivo, diretamente do Templo de Salomão, no univervideo.com e participe deste propósito de fé! 

7 mergulhos na Fé de Naamã

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!