Dia Internacional da Síndrome de Down: se inspire na história de Produce

Dia Internacional da Síndrome de Down: se inspire na história de Produce

Com olhos puxadinhos, quase fechados, mãos pequenas e o osso do nariz um pouco baixo, as pessoas com síndrome de Down possuem características específicas.

Mas uma das características mais bonitas é o quanto elas costumam ser amorosas, carinhosas e cheias de ensinamentos para dar aos que estão ao seu redor.

E por que estamos falando sobre isso, aqui no blog do Univer Vídeo? Porque, hoje, o mundo inteiro dedica o dia para conscientização e visibilidade às pessoas com síndrome de down, no Dia Internacional da Síndrome de Down. Nós não faríamos diferente.

Síndrome de Down

Síndrome de Down não é doença 

Antes de tudo, é preciso que você saiba que a síndrome de down não é uma doença, mas uma síndrome que acomete a pessoa já na fecundação. 

E por que é tão importante que a gente jogue luz a este assunto? Porque, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 300 mil pessoas com síndrome de Down.

Ou seja, 300 mil vidas, diariamente, sofrem, não com a síndrome de down, mas com o preconceito que enfrentam, diariamente,

Por isso, nosso objetivo neste dia Internacional da Síndrome de Down, é que você entenda, de uma vez por todas, o que é a síndrome de down e deixe os preconceitos de lado. 

O que é a Síndrome de Down?

O que faz com que uma criança nasça com Síndrome de Down é o DNA. De uma forma geral, as pessoas possuem 46 cromossomos, sendo 23 pares, enquanto a população com Síndrome de Down possui 47.

Para que você entenda melhor a síndrome de down: tenha em mente que o ser humano é formado por 46 cromossomos em cada célula em seu organismo. Esses cromossomos são recebidos dos pais, no momento em que a fecundação acontece.

Metade é fornecida pelo pai e a outra metade pela mãe. No momento da fecundação, nasce o zigoto, que é a primeira célula, ou seja: as células dos pais deram origem a uma nova célula idêntica. 

Mas, por algum motivo, ainda não decifrado pela medicina, quando o gene feminino ou masculino apresentam 24 cromossomos e não 23, isso faz com que a soma seja de 47, isto é, um cromossomo a mais. Isso faz com que a criança nasça com a síndrome de down.

síndrome de down

Principais sintomas da Síndrome de Down

  • Raiz nasal achatada;
  • Baixa estatura;
  • Mãos pequenas e dedos curtos;
  • Desenvolvimento intelectual um pouco mais lento que a média;
  • Condições cardíacas congênitas;
  • Refluxo;
  • Problemas de tireoide;
  • Otites crônicas e
  • Apneia do sono.

Como saber se meu filho tem Síndrome de Down?

O diagnóstico da Síndrome de Down pode ser feito com a criança ainda na barriga. 

Os exames para diagnosticar a síndrome são feitos por meio de uma amostra do líquido que envolve o bebê (amniocentese) ou por meio de um pequeno pedaço da placenta, para que seja feita uma pesquisa minuciosa sobre os cromossomos.

Como é o cuidado da Síndrome de Down?

Como todo ser humano, uma pessoa da síndrome de Down é única. Portanto, seu cuidado  também deve ser. 

Quando uma pessoa nasce com da síndrome de down, o indicado é que as terapias sejam indicadas de acordo com as necessidades físicas e motoras dela e quanto mais cedo o tratamento iniciar, melhor. 

É fundamental que os bebês e crianças com a síndrome de down recebam acompanhamento médico desde cedo.

Isso pode evitar anormalidades cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas e visuais, isso porque o tratamento precoce pode impedir que esses problemas afetem a saúde da criança, que tem síndrome de down 

Aliás, ao longo de toda a vida, é imprescindível que uma pessoa com síndrome de down receba avaliação médica para continuar monitorando o possível surgimento de obesidade ou qualquer outra condição médica. 

O Ministério da Saúde disponibiliza uma cartilha com centenas de orientações para cuidados com a saúde de uma pessoa com síndrome de down, com base na fase da vida dela. 

Dia Internacional da Síndrome de Down e Onde Nasce a Esperança

Agora, deixando de lado as patologias, quero te apresentar o Produce. Ele é um personagem do filme “Onde Nasce a Esperança”, que está disponível no Univer Vídeo.

Você deve estar aí se perguntando porque estou falando dele, né?! A resposta é simples: ele tem síndrome de down.

Você vai se encantar com a doçura de um rapaz que tem muito a ensinar. Aliás, Onde Nasce a Esperança, com certeza, é um filme para te fazer refletir muito.

filme onde nasce a esperança

Produce, Calvin e Onde Nasce a Esperança

Onde Nasce a Esperança gira em torno de Calvin Campbell (Kristoffer Polaha), um jogador de beisebol, que teve de interromper sua carreira, por causa de problemas pessoais.

Ele enfrenta problemas com álcool, não sabe lidar com sua filha e vê sua vida desmoronando em sua frente.

O que Calvin não sabia, no entanto, é que uma visita ao supermercado seria a porta para o início de uma nova trajetória.

No mercado, encontrou Produce, um jovem com síndrome de down, atendente do local, que ganha a clientela pelo carisma, disposição e inocência.

Produce gosta de dar abraços e tem uma habilidade incrível para memorizar sequências de números (ele sabe a sequência de todos os produtos do hortifruti).

Onde Nasce a Esperança mostra um jovem  apaixonado por beisebol e que tem muito desejo de aprender a praticar o esporte, mesmo com as limitações da síndrome de down.

Quando Calvin se dá conta, o rapaz que, aparentemente, precisaria de ajuda, na verdade, está o ajudando.

Em Onde Nasce a Esperança, Produce consegue fazer com que Calvin veja a vida de uma maneira completamente diferente da que está acostumado.

E Calvin tem a oportunidade de ensinar seu esporte ao jovem, para que ele também supere suas limitações e dificuldades.

O filme Onde Nasce a Esperança mostra um homem dilacerado por dentro, com sérios problemas internos, viciado e com a família em ruínas, que não sabe como resolver seus problemas pessoais.

Calvin até é rodeado de “amigos”, mas, constantemente se sente só. 

Um dos maiores problemas de Calvin é o vício no álcool. Ele chega a procurar ajuda, em um grupo de alcoólicos anônimos, e começa sua busca para deixar de ser dependente. 

Um de seus amigos não entende o momento que ele passa e tenta o fazer beber e ele quase cai em tentação.

filme Onde Nasce a Esperança

Amizade verdadeira 

Uma linda amizade nasce entre os dois, no filme Onde Nasce a Esperança, e nos faz ver a vida de uma maneira diferente e nos faz ter aquele choque de realidade do quanto reclamamos, sabe?!

Além disso, Produce e o filme Onde Nasce a Esperança conseguem fazer cair por terra todos os mitos e preconceitos, que giram em torno da Síndrome de Down.

A síndrome de down não é uma limitação para Produce

Além de trabalhar, decorar todos os código das verduras, frutas e legumes do hortifruti, começar a jogar beisebol, Produce também canta em um coral.

Sim, ele canta em um coral na igreja. Produce não se sente intimidado em meio às pessoas, mesmo com suas limitações e enfrentando os preconceitos, inclusive de seu chefe. 

Aliás, como um bom evangelista, Produce consegue levar Calvin e sua filha à igreja para os o verem cantar em um coral. Este é o momento onde nasce a esperança para Calvin.

Além disso, Produce também evangeliza enquanto está no hospital, entre a vida e a morte (Eita! Desculpe pelo spoiler).

Produce filme Onde Nasce a Esperança

Por que assistir Onde Nasce a Esperança?

Primeiro, porque você vai deixar de lado os eventuais preconceitos contra as pessoas que têm Síndrome de Down.

Segundo, porque ele vai te incentivar a voltar a ter fé, não olhar para suas próprias limitações e parar de reclamar.

Fora que a fotografia, o enredo e todos os personagens são muito bons.

Mas, Onde Nasce a Esperança consegue mostrar que, embora uma pessoa tenha síndrome de down, ela é completamente capaz de conduzir sua vida normalmente, como outra pessoa. 

Onde Nasce a Esperança, no Univer Vídeo 

O filme, que tem Produce, um jovem com síndrome de down, como protagonista, está disponível no Univer Vídeo, a maior plataforma de streaming cristão do Brasil.

Além disso, como você já deve saber, o Univer Vídeo tem mais de 10 mil horas de conteúdos disponíveis para você assistir com sua família. 

Onde Nasce a Esperança é apenas um dos milhares de conteúdos disponíveis no Univer Vídeo. Aproveite!

Compartilhe em suas redes versículos de amor neste Dia Internacional da Síndrome de Down:

João 15:12

Romanos 15:2

1 Coríntios 16:14

1 Tessalonicenses 3:12

Colossenses 3:14

Efésios 4:2

 

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!