É isto que você tem que fazer para estar pronto para o Jejum de Daniel

É isto que você tem que fazer para estar pronto para o Jejum de Daniel

Oie! Tudo bem?

Sou eu, a Rafa, novamente. Este é o meu segundo texto na coluna onde falarei sobre assuntos relacionados à fé. Por isso, hoje, eu vim falar sobre o Jejum de Daniel.

Eu já disse, no texto anterior, que sou cristã, né? Deste modo, já participei de edições anteriores do Jejum de Daniel  e vim te contar TUDO o que você precisa saber sobre este propósito de fé.

O que é o Jejum de Daniel

Antes de começar falando sobre como você tem que se preparar para este propósito, quero te dizer o que é o Jejum de Daniel.

O Jejum de Daniel é um propósito de fé, para quem deseja se aproximar de Deus e que é baseado no propósito de Daniel.

No capítulo 10, do livro de Daniel, está escrito como foi o propósito que o profeta Daniel fez com Deus.

O primeiro Jejum de Daniel foi feito por Daniel, com seus amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego. Mas por quê?

Os três foram levados para Babilônia, para viver no palácio do rei, para que pudessem ser treinados para servir Nabucodonosor, pois eram inteligentes, saudáveis e de aparência (Veja em Daniel 1:6).

Chegando na Babilônia, os quatro não queriam se contaminar, pelo contrário, eles passaram a se santificar. Por isso, negaram todo tipo de comida luxuosa vinda do palácio, como vinho, por exemplo 

Isso fez com que eles pedissem para que os servos de Nabucodonosor não os desse alimento, pois fariam ali um Jejum, eles treinaram por dez dias e viram que não passaram mal (Veja em Daniel 1:12-15).

A atitude dos amigos os fez chamar a atenção de Deus, que os abençoou e deu-lhes sabedoria, entendimento de com as letras, ou seja, para ser e escrever e a Daniel, deu o dom da interpretação de visão e sonhos.

Veja o que Renato Cardoso tem sobre a dizer sobre o Jejum de Daniel:

21 dias de Jejum de Daniel

Já o capítulo 10 do livro de Daniel mostra um novo propósito de abstinência que o profeta fez.

Este, porém, durou 21 dias. Ao longo de três semanas, Daniel fez um novo jejum para alcançar sabedoria, entendimento e socorro divino.

Nesse período do Jejum de Daniel, ele também abriu mão de alimentos prazerosos. Veja: 

“Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas.” Daniel 10:3

A fé dele de se abster daquilo que fazia com que ele se sentisse bem teve resultado. Isso porque, o próprio Deus apareceu para ele, para mostrar que seu esforço havia chegado até ele.

“Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.” Daniel 10:12

Daniel foi respondido, porque foi perseverante e sua fé estava fundamentada na Palavra de Deus, o que o fez não desanimar ou deixar a dúvida tomar conta de seu coração. 

Resistência em 21 dias 

Quando Deus falou com Daniel, revelou que sua resposta não chegou antes, não por falta de vontade, mas porque havia uma batalha espiritual, que foi vencida por Daniel, no décimo primeiro dia. 

“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” Daniel 10:13

Isso mostra que a fé e perseverança de Daniel fizeram com que a resposta fosse dada por Deus a ele. 

Jejum e oração

Lições do Jejum de Daniel

A história de Daniel nos mostra o quanto é importante a nos santifiquemos todos os dias. A primeira vez que ele fez seu propósito de fé, foi para se santificar. 

Ele abriu mão daquilo que gostava, de alimentos muito bons (imagine o quanto de comida muito gostosa tinha na casa do Rei?!), mas ele foi firme em sua fé.

Já no jejum de 21 dias, Daniel, novamente, abriu mão daquilo que gostava para encontrar favor de Deus.

Jejum de Daniel para quem não tem se santificado

Agora, a pergunta que eu faço para você é: qual foi a última vez que você abriu mão de algo que gosta por Deus?

Estamos vivendo em um mundo que compete por nossa atenção. Todos os dias tem uma atualização em uma rede social, influenciadores falando a torto a direita, músicas que nos deixam estressados e, muitas vezes, não conseguimos ouvir a voz de Deus. 

Eu sou jovem e sei o quanto a minha geração, por exemplo, vive no modo automático. Não importa onde você esteja, sempre vai haver alguém com o celular na mão, vivendo, praticamente, em outra dimensão. 

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8 em cada 10 brasileiros possuem celular pessoal.

Há algum tempo, também vi uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que revelou que o Brasil possui dois dispositivos por habitante.

Agora, quero que você pense no tanto de informações que são jogadas em nós diariamente. Quantas horas do dia são desperdiçadas rolando um feed de uma rede social ou quantas vozes você ouve.

Todo este turbilhão de informação nos impede de ouvir a Deus. Muitas vezes, estamos mais preocupados em atualizar o feed de uma rede social, do que ler a Bíblia.

O Jejum de Daniel e o excesso de informações

A pandemia de COVID-19 é um claro exemplo disso. Lá em 2020, ninguém imaginaria que viveríamos tudo o que vivemos em tão pouco tempo.

Lembro-me como se fosse hoje. Cheguei de uma longa viagem no fim de janeiro e no início de março, de repente, o governador do estado estava na televisão fazendo um anúncio de que os comércios fechariam e todos tinham de usar máscaras. 

Apenas o comércio fechou? Não. A igreja também teve de baixar as portas. Logo, todo mundo se viu em casa, sem poder ir a lugar algum e sem poder buscar conforto para alma.

O resultado foi uma imensidão de pessoas com medo do vírus, dentro de suas casas, sem poder ir a lugar nenhum e com a alma angustiada. 

E não sou eu quem está falando, hein?! Um estudo publicado pelo The Lancet, recentemente, mostrou que o mundo inteiro teve um aumento em distúrbios mentais.

Segundo a pesquisa, foram registrados mais de 50 milhões de novos casos de depressão e 76 milhões de ansiedade, em 2020.

O fato é que as pessoas ficaram com medo, sendo bombardeadas de informações, dentro de suas casas e não podiam fazer absolutamente nada.

Portanto, é inegável que excesso de informações, em uma mente e em um coração que precisa ser transformado por Deus, pode causar grandes estragos.

Jejum para se Santificar

Jejum de Daniel para se Santificar

Diante de um cenário difícil, de más notícias que chegam até nós, de toda a sensação de prazer ao ficar horas e horas rolando o feed de uma rede social, nunca foi tão importante se desintoxicar e se santificar.

Este momento de introspecção para conseguir ouvir a voz de Deus é importante, pois à medida que reduzimos os ruídos, temos mais chances de ouvir a Deus.

Para isso, o Jejum de Daniel é uma excelente oportunidade. Lembra que eu te contei que Daniel ficou 21 dias sem comer o que lhe dava prazer?

Pois bem, o mesmo acontece durante o período do Jejum. Mas você vai deixar de comer o que gosta e lhe dá prazer? Não. Ou melhor, se quiser.

O Jejum de Daniel que quero propor para você vai te ajudar a desintoxicar de alimentos espirituais e mentais. Você vai abrir mão das coisas que te dão prazer hoje, filmes, séries e músicas seculares que não te acrescentam em nada espiritualmente falando.

Também vai deixar de expor sua alma, mente e espírito a conteúdos e notícias que não vão contribuir para sua melhora espiritual.

Ao longo de 21 dias, você vai deixar de consumir conteúdos em redes sociais, vai deixar de ver noticiários, filmes e séries que não são relacionados a Deus.

Por que fazer o Jejum de Daniel?

Para mim, o Jejum de Daniel é um momento em que eu provo para Deus que eu O valorizo.

Não estou dizendo que é fácil, hein?! Nós nos acostumamos em usar as redes sociais todos os dias. Nos acostumamos ligar a televisão para ver uma série e um filme. 

Desacostumar é difícil. Sua mente e seu corpo pedirão para você assistir um bocado de vídeos nas redes sociais. Ela também vai pedir para você ligar a TV nos noticiários, afinal, você precisa ficar informado, né?!

Mas não caia nesta. Você precisa fazer o Jejum de Daniel para estar mais próximo de Deus. Você precisa do Jejum, porque Jesus está voltando e é necessário que você esteja pronto.

Imagine se Jesus volta e você não sobe com Ele, porque acessar as redes sociais por 21 dias era mais importante do seu relacionamento com Ele?!

Este é o momento para você entrar de cabeça. É o momento de você se santificar, por meio da Palavra de Deus.

“Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17

Somente tendo contato com a Palavra dEele é possível santificar-se. E o Jejum de Daniel é a oportunidade perfeita para isto.

Além disso, a Bíblia ainda nos ensina que nosso relacionamento com Deus está condicionado às nossas ações:

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” Mateus 7:7,8

Perceba que os versículos acima dizem que você tem que pedir para que Ele te dê, você deve buscar para encontrar e bater para que a porta seja aberta. 

Deus não faz nada sozinho. Por isso, se deseja estar próximo dele e fazer Sua vontade, é melhor que você faça o que precisa ser feito.

Deste modo, o Jejum de Daniel te auxilia a se manter na fé e fazendo sua parte como cristão que valoriza a Deus e o seu Santo Espírito. 

Mantenha sua fé

Os benefícios do Jejum de Daniel

Eu poderia ficar aqui um dia inteiro te dizendo quais são os benefícios de participar do Jejum de Daniel. 

São inúmeros benefícios, não apenas para seu relacionamento com Deus, mas para toda sua vida. Veja:

  • Te aproxima de Deus
  • Foco na Salvação;
  • Desintoxica de informações;
  • Tem mais tempo para a família;
  • Não se distrai com coisas inúteis;
  • Mais tempo para ler e meditar na Bíblia.

O Espírito Santo e o Jejum de Daniel

Para além da desintoxicação, o Jejum de Daniel também é uma oportunidade para aqueles que desejam receber o Espírito Santo.

Isso porque, ao longo dos 21 dias, além de estar longe de informações e entretenimentos seculares, você também deve se dedicar em buscar o Espírito Santo.

E eu falo isso, porque no mundo em que estamos vivendo está cada dia mais difícil se manter de pé e é justamente por isso que o Espírito Santo é tão importante.

É Ele quem nos mantém de pé e nos dá forças para encarar dias tão difíceis. Com Ele, é possível ter  os frutos em nossas vidas, para mostrarmos ao mundo.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”  Gálatas 5:22

Com o Espírito Santo, temos a capacidade de exalar o amor, mesmo estando em um mundo cheio de ódio, por exemplo.

Deste modo, se você ainda não O tem, o Jejum de Daniel é a oportunidade perfeita para que você O receba. 

Portanto, utilize os 21 dias de Jejum de Daniel para buscar ser batizado com o Espírito Santo, assim, você terá a certeza de que conseguirá enfrentar as dificuldades do dia a dia com firmeza e fé.

Mas como participar do Jejum de Daniel?

Bom, eu já participei de várias edições do Jejum de Daniel e posso te ajudar, caso esteja em dúvidas sobre como participar deste propósito.

Primeiro: É preciso que você tenha 100% de certeza de que deseja fazer o Jejum de Daniel. Você tem de estar comprometida. Tendo essa certeza, faça uma oração antes de iniciar seu período de desintoxicação.

Segundo: Normalmente, eu excluo todos os aplicativos de redes sociais do meu celular para não cair na tentação de dar uma olhadinha nelas ao longo das três semanas.

Terceiro: Tenha em mente que este sacrifício que está fazendo não é nada perto do que Jesus fez por você.

Quarto: Se comprometa em, efetivamente, se aproximar de Deus. Não adianta absolutamente nada se distanciar de coisas que roubam sua atenção, se você não se aproximar dEle.

Por isso, leia mais a Bíblia neste período, participe de reuniões na igreja, assista série, filmes, documentários e meditações que estão relacionadas à Palavra de Deus, ore e busque o Espírito Santo.

Preciso me privar de alimentos, durante o Jejum de Daniel?

Não. Você não precisa se privar de alimentos para fazer o Jejum de Daniel, se não quiser. 

Eu já disse que este propósito é para privar-nos de coisas satisfatórias à carne e, hoje em dia, não há nada mais satisfatório do que informações.

Mas também quero contar minha experiência e o que costumo fazer no Jejum de Daniel.

Eu sou jornalista, por isso, nas edições do Jejum de Daniel que participei, eu quase nunca fiquei 100% desligada das notícias, por conta do trabalho.

Portanto, eu sempre associo a abstinência de informações com um período em que eu abro mão de alimentos para conseguir, realmente, me sacrificar por Deus. 

Trabalho com comunicação. Posso fazer o Jejum de Daniel?

Se você, assim como eu, precisa acessar internet e sites de notícias para trabalhar, fique tranquilo. Você também pode fazer o Jejum de Daniel.

Enquanto você está trabalhando, acesse os conteúdos, trabalhe normalmente, mas tente manter sua mente em Deus. Não se distraia com músicas seculares enquanto trabalha e tente pensar no seu propósito. 

Isso vale para todas as pessoas que precisam de informações para conseguir desempenhar seu trabalho, durante o Jejum de Daniel.

O que fazer antes do Jejum de Daniel?

Dito tudo isso, agora posso te contar como se preparar para o Jejum de Daniel.

O período que antecede o Jejum de Daniel também é muito importante. Isso porque você pode aproveitar este momento para se preparar.

Analise a si mesmo

Antes do Jejum de Daniel, aproveite para analisar o que você precisa mudar. Quais são os comportamentos que você deve deixar de ter? O que você precisa parar de fazer e pensar? O quão longe você está de Deus?

Separe conteúdos

No momento que antecede o período do Jejum de Daniel, você também deve selecionar conteúdos que vai consumir durante o propósito.

Separe filmes e séries que deseja assistir e livros que planeja ler e já esteja preparado para o Jejum de Daniel

Resultados do Jejum de Daniel

Se mesmo minha ajuda sobre o Jejum de Daniel ainda não for o suficiente, quero te provar que o Jejum de Daniel tem dado grandes resultados na vida de quem participa.

Karina, por exemplo, era uma jovem muito triste, vazia e que precisa da aprovação dos amigos da escola. “Eu deitava a cabeça no travesseiro e não tinha paz”, disse a jovem.

Mesmo tendo nascido em um berço cristão, ela não conhecia a Deus, mas foi em uma edição do Jejum de Daniel, que ela, realmente, conheceu a Ele. 

“Nos 21 dias de Jejum de Daniel, eu dei para Deus o meu tudo. Eu orava mais, buscava mais e não ia de qualquer jeito nas reuniões, porque eu queria o Espírito Santo”, lembra.

Veja a linda história de Karina:

Já Caroline, outra jovem que participou do Jejum de Daniel, se culpava pelos problemas de relacionamento dos pais e achava que nunca seria feliz.

Mas, Caroline conheceu o Jejum de Daniel e viu a chance de resolver seus problemas internos.

Veja a experiência da Carol, no Jejum de Daniel

O próximo Jejum de Daniel

O Jejum de Daniel pode ser iniciado a qualquer momento, sempre que você sentir que precisa estar mais próximo de Deus.

Contudo, no próximo dia 11 de Abril, se iniciará o próximo período em que milhares de pessoas fazem o Jejum de Daniel, simultaneamente, para buscar a santificação.

Serão 21 dias em que aqueles que desejam se aproximar de Deus ou receber o Espírito Santo estarão unidas no Jejum de Daniel

Assine o Univer Vídeo 

Como eu já disse, durante o Jejum de Daniel, você pode consumir conteúdos que edifiquem sua fé. 

E não há plataforma melhor para o período do Jejum de Daniel do que o Univer Vídeo. 

No Univer Vídeo há mais de 10 mil horas de conteúdos relacionados à fé e relacionamento com Deus para você aproveitar, durante o Jejum de Daniel

O que assistir no Univer Vídeo, durante os 21 dias?

Além disso, o Univer Vídeo é um excelente aliado no Jejum de Daniel, porque possui conteúdos que vão te fazer refletir.

Veja alguns Conteúdos para assistir, durante o Jejum de Daniel

  • Meditação na Palavra;
  • Noite da Alma;
  • Encontro com Deus;
  • Como receber o Espírito Santo em 21 dias;
  • Sabedoria na Prática;
  • Palavra Amiga.

Viu só?! Com o Univer Vídeo, seu Jejum de Daniel terá muito mais foco e conteúdos assertivos. Até porque, outras plataformas têm um catálogo cristão  muito tímido, pois este não é o tipo de conteúdo que os interessa.  Ainda está com dúvida se deve ou não assinar o Univer? Vem comigo que eu te dou 5 motivos para assinar o Univer Vídeo.

Jejum de Daniel no Univer Vídeo

Assine Univer Vídeo

Com R$18,90 por mês, você faz uma assinatura do Univer Vídeo e tem acesso a uma infinidade de conteúdos cristãos e de qualidade para te auxiliar no Jejum de Daniel, mas também em outros momentos de sua vida.

Acesse nosso site, escolha seu plano e faça parte do time que só tem crescido no Brasil.

Não deixe de compartilhar em suas redes versículos sobre Jejum e oração:

Joel 2:12

Daniel 9:3

Efésios 6:18

Mateus 21:22

Daniel 10:12

Esdras 8:23

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!