A Era dos Juízes foi um momento muito importante na história do povo Hebreu. Para chegar a este período, é preciso voltar um pouco mais na história.
Você já ouviu sobre o povo de Israel e o que eles passaram até chegar à Terra Prometida, né? Provavelmente, você já ouviu que o povo de Israel peregrinou por 40 anos no deserto, depois de sair do Egito.
Se você não sabe ou não lembra, então, antes de seguir falando sobre a Era dos Juízes, vamos refrescar sua memória.
Depois que José, o governador do Egito morreu, os hebreus enfrentaram grandes perseguições no Egito e, por muitos anos, eles foram escravizados.
Deus, então, levantou Moisés para ser libertador do povo Hebreu e conduzi-lo à Terra Prometida. Neste momento, Deus começa enviar todos os 10 sinais, que acontecem apenas no Egito, para convencer Faraó a libertar o povo. Lembrou?
Quando, finalmente, o povo Hebreu conseguiu sair do Egito, foram caminhando pelo deserto. O próprio Deus foi guiando o povo pelo deserto.
Uma viagem que levaria apenas 40 dias, levou 40 anos. Pensa, 40 anos vivendo em um deserto! Tudo isso porque o povo começou a murmurar e das pessoas que saíram do Egito, apenas Josué e Caleb chegaram a Canaã.
Depois de passarem 40 anos no deserto, o povo Hebreu chegou à Canaã, liderado por Josué. A primeira parada do povo foi o monte Ebal, quando Josué apresentou um sacrifício a Deus.
Essa chegada marca o início de uma era em Israel. A era dos Juízes!
Quando Josué chegou a Canaã, os hebreus foram divididos em 12 tribos, quando outras lideranças foram levantadas por Deus, que eram os juízes, dando início à era dos juízes.
Depois da morte de Josué, Israel passou a ter várias lideranças. Juízes, que eram homens de Deus que tinham a liderança política e militar. Além deles, Israel também tinha sacerdotes.
Eram os juízes quem tomavam grandes decisões para o povo de Israel. Uma época que durou mais de 300 anos.
A arqueologia tem provado, ao longo dos anos, que a era dos juízes realmente aconteceu. Pedras, inscrições e artigos ajudam a remontar a história para entender como viviam as pessoas naquela época.
A arqueologia consegue fazer uma fotografia de um tempo antigo, para que a gente consiga entender como foi a história do povo Hebreu.
Pesquisadores encontraram uma inscrição de mais de três mil anos, escrito Gideão, que prova a existência deste juiz.
Além disso, os arqueólogos também encontraram uma evidência que comprova a existência de Sansão, outro juiz de Israel. Um selo que mostra a luta de sansão contra um leão.
A arqueologia ainda mostrou sobre os filisteus, inimigos de Israel, na era dos juízes. Arqueólogos encontraram miniaturas de deuses e templos, em sítios arqueológicos.
Depois de terem líderes, os israelitas, que viram muita instabilidade e turbulência na fé, começam a questionar a Deus e rejeitar a era dos juízes.
Isso acontecia porque na Era dos Juízes, as pessoas eram lideradas e tinham grandes conquistas, mas quando esse líder morria, o povo voltava a ser refém de inimigos.
Portanto, na era dos juízes, esses homens sempre eram levantados para livrar o povo de Israel das mãos dos inimigos.
Deste modo, a Era dos Juízes chega ao fim, quando o povo de Israel, influenciado por outros povos, começa a pedir por um Rei.
Com a influência de outros povos e com o mau exemplo dos filhos de Eli e Samuel, o povo de Israel passa a rejeitar a Deus e clama por um Rei, que pode ser visto, tocado e admirado.
Antes de Reis, na Era dos Juízes, o líder de Israel era Deus. Era Ele quem guiava Israel e dava instruções ao povo, por meio de seu servo, o profeta Samuel, o último juiz.
O juiz e profeta Samuel foi levantado por Deus, após a morte do juiz Eli. Ele tinha um papel importantíssimo para o povo de Israel, pois ele era como a figura de Deus nas batalhas, por exemplo.
Por isso, quando o povo de Israel começa a pedir por um rei, Deus não esconde todas as consequências que essa escolha teria e mesmo contrariado levanta um Rei em Israel, dando fim à era dos juízes.
Quando o povo rejeita Samuel, Deus aceita dar um Rei a Israel e diz ao profeta Samuel, que ele deve encontrar com seu escolhido para o início da monarquia.
“Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo; porque o seu clamor chegou a mim.” 1 Samuel 9:16
Samuel, então, no fim da era dos juízes, encontra Saul, O Primeiro Rei de Israel. Um homem de boa aparência, camponês, da tribo de Benjamim e se sobressaia em meio às pessoas em sua volta.
Quando soube que seria rei, Saul, O Primeiro Rei de Israel, a princípio, se espanta e rejeita por não se ver capaz para a missão de ser Rei de Israel. Isso porque, sua tribo, Benjamim, era a menor de todas as tribos de Israel.
Mas, embora espantado, o profeta Samuel consagra Saul, o Primeiro Rei de Israel. Neste momento, dá-se início à monarquia em Israel.
Saul, o primeiro Rei de Israel começa seu reinado e escolhe sua cidade natal para morar como rei, não apenas por razões emotivas, mas por ser um lugar alto de excelente visão de toda a terra.
Além de governar, Saul, O Primeiro Rei de Israel tinha a missão de liderar o povo nas batalhas e Saul, O Primeiro Rei de Israel, já começou a se mostrar um rei vitorioso.
Para entender ainda melhor como foi a era dos juízes e como foi a escolha de Saul para ser o primeiro rei de Israel, o Univer Vídeo acaba de lançar dois documentários de tirar o fôlego.
Em uma viagem por Israel com inúmeras evidências arqueológicas e grandes historiadores, os documentários Antes de Reis – A Era dos Juízes e Saul, O Primeiro Rei de Israel
Em Antes de Reis – A Era dos Juízes você vai entender como foi esta época e vai ver as evidências arqueológicas de que esta época, realmente, existiu.
Além disso, vai ter detalhes de como foi este período e toda a importância da era dos juízes na história do povo Hebreu, em seu relacionamento com Deus.
Já em Saul, O Primeiro Rei de Israel você vai ter um panorama do porquê o povo rejeitou a Deus e pediu por um rei físico e poderia ser tocado, dando fim à era dos juízes.
Em Saul, O Primeiro Rei de Israel ainda é possível ter detalhes de quem ele era, como se comportava e como foi a escolha para ele ser nomeado rei de Israel.
Assine Univer Vídeo para assistir Antes de Reis – A Era dos Juízes e Saul, O Primeiro Rei de Israel e desfrute destes e outros grandes conteúdos cristãos.
Clique aqui, escolha seu plano e acesse ao melhor conteúdo para você e sua família!