Você sabe quem foi o profeta Elias?

Você sabe quem foi o profeta Elias?

Oie! Olha eu, a Rafa, aqui novamente. O Univer Vídeo lançou, recentemente, a série Jezabel, você viu? E já que tem lançamento, essa foi a desculpa perfeita para eu vir aqui conversar com vocês.

Bom, já tem um post aqui no blog falando da série, de algumas curiosidades da produção, de quem é Jezabel e quem era o profeta Elias, é esse aqui. Mas neste texto, quero falar sobre o profeta Elias.

Portanto, este texto é para você conhecer quem foi esse homem e por qual motivo o Deus o escolheu para livrar o povo de Israel

Quem foi o profeta Elias da Bíblia?

O profeta Elias foi um homem muito decidido, forte e com uma pitada de deboche. Ele atuou ao longo de dois reinados de Israel, o de Acabe e o de Acazias.

Àquela época, Israel estava dividido em duas partes. Judá, que a capital era Jerusalém e Samaria. 

Apesar da Bíblia não falar sobre sua vida pessoal, ela é cheia de detalhes sobre seu ministério, que nos faz ficar encantados com tamanha coragem.

O profeta Elias em Samaria

A Bíblia conta que o profeta Elias não se conformava com tamanha idolatria. Ele foi até Samaria e encontrou um povo imerso na idolatria, cheio de deuses e rituais que nada tinham a ver com o único Deus de Israel. 

Por isso, ele se apresentou a Acabe, que era o rei em Samaria e o informou que o Deus não enviaria chuva e, sequer, o orvalho do céu pelos próximos anos (Veja em 1 Reis 17:1).

Depois deste anúncio, Deus o ordenou que se retirasse da cidade e seguisse, para não se corromper com tamanha imoralidade sexual e decadência espiritual. 

profeta Elias em Samaria

O profeta Elias e a viúva de Sarepta

Na história do profeta Elias, temos aquele famoso episódio em que uma viúva a quem o profeta Elias pediu um pouco de pão, mas ela respondeu que o que tinha em sua casa seria para ela seu filho comer e morrer, tá lembrado?

Então, o profeta Elias mandou que aquela mulher tivesse fé, fizesse algo de comer para ele e profetizou que se ela obedecesse nada faltaria em sua casa.

A mulher obedeceu e o restante da história você já sabe. O que o profeta disse se cumpriu.

Além disso, o profeta Elias foi usado para ressuscitar o filho dessa mulher. Isso mesmo. O filho dessa mulher faleceu e o profeta Elias usou sua fé para que o menino voltasse a viver. Você está entendendo o nível de fé que ele tinha?

Se quiser ler essa história magnífica, vai lá em 1 Reis 17:8. 

O desafio de Elias

Já disse que o profeta Elias era um homem de muita e confiança em Deus, né? Então, eu falo isso porque sua atitude foi surpreendente. Para além de ressuscitar um menino, ele foi usado para ressuscitar a fé de Israel. 

De volta a Samaria, o profeta Elias, novamente, se apresentou a Acabe novamente. Àquela altura, Samaria estava passando por um período de muita fome por causa estiagem que o profeta Elias havia anunciado. Lembra que eu te contei isso?

O profeta Elias, então, logo sugeriu desafio para provar quem, realmente, era Deus. Foi nesse momento que ele, inclusive, perguntou ao povo até quando ficariam divididos entre dois pensamentos.  

E é aqui que tudo fica intensamente interessante. O profeta Elias chama os 450 profetas de Baal e todo o povo e ordena que dois bezerros fossem levados até ele.

Tá, mas para que o profeta Elias queria dois bezerros? Simples. Ele ordenou que os profetas de Baal colocassem esse animal em um altar e invocassem a seu deus.

Assim eles fizeram,  convictos de que seriam respondidos. O profeta Elias, debochado que era, os mandava gritar mais alto, porque talvez Baal estivesse dormindo rsrsrs.

E como você sabe, Baal não mandou fogo algum. Pelo contrário, os profetas dele se cortaram e se humilharam, mas não foram respondidos.

Desafio de Elias

Elias e a restauração do altar

Então, vendo que Baal não respondia, o profeta Elias chegou ao povo de Israel dizendo sábias e duras palavras. 

Ele reconstruiu o altar de Israel, que foi quebrado para que adorassem a Baal, e colocou 12 pedras, representando as 12 tribos de Israel. 

Então, com o altar prontinho, ele ordenou que colocassem água. Isso mesmo, água, que era quase ouro, já que Samaria estava passando por uma terrível seca.

Elias sabia que seria respondido e não eram alguns litros de água que impediriam, né? Mas ele queria que ficasse humanamente ainda mais impossível.

Elias, então, fez uma oração e disse:

“Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.

Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.”  1 Reis 18:36,37

E o que aconteceu depois você sabe, né? Deus respondeu com fogo. Imagina a cara dos profetas de Baal vendo isso.

Jezabel ficou irada com Elias

Elias conseguiu provar que só o Senhor é Deus. Israel estava em festa. Mas depois que Deus respondeu com fogo, ele matou todos os profetas de Baal.

Essa atitude não agradou Jezabel, que era a esposa do rei Acabe. Na verdade, ela passou a odiar ainda mais o profeta Elias e o ameaçou.

Jezabel era uma mulher ruim. Ela era má demais. Na verdade, ela não era só má, era cruel, fria e calculista.

Por isso, Jezabel disse que o mataria, assim como ele havia matado os profetas de Baal. E você acredita que Elias ficou com medo?

Sim! Ele enfrentou 450 homens profetas de Baal, mas ficou com medo de uma única mulher. Deu para perceber o quanto ela era má, né?

Confronto de Elias e Jezabel

A história do profeta Elias, na série Jezabel

Eu poderia ficar aqui o dia inteiro contando a história de Elias, mas a verdade é que eu quero que você mesmo conheça, por isso, contei os principais acontecimentos da vida de Elias.

Mas, como uma boa integrante do time de marketing do Univer Vídeo, quero é que você vá lá assistir ao mais recente lançamento, a série Jezabel

Série Jezabel, no Univer Vídeo 

Toda a vida de Elias, a idolatria de Samaria e a crueldade de Jezabel estão na série Jezabel. Você vai conhecer em detalhes a vida do profeta Elias e qual era o motivo que fazia Samaria ser tão idólatra. 

A série Jezabel está disponível no Univer Vídeo e vai te levar a uma profunda reflexão. Isso porque a história de idolatria de Samaria, contada na série Jezabel, nos faz pensar muito na maneira como servimos a Deus.

Aqui, vou deixar alguns motivos para você assistir à série Jezabel:

  • – É 100% fiel à Bíblia;
  • – Vai te fazer refletir sobre a forma como serve a Deus;
  • – Te ajuda a entender melhor a Bíblia;
  • – Vai conhecer a história de um importante profeta;
  • – Fotografia, figurino e enredo impecáveis;
  • – Vai te alertar sobre a idolatria.

Elias e os profetas

Assine ao Univer Vídeo para assistir à série Jezabel

Como eu já disse, quero que você mesmo conheça essa história linda e inspiradora. Portanto, bora fazer essa assinatura logo?

Com apenas R$18,90 você vai ter acesso à série Jezabel, mas também a outros conteúdos igualmente excelentes.

Quer que eu te fale o que mais você vai encontrar lá? Então vê só:

Lembrando que estes são apenas ALGUNS dos conteúdos disponíveis no Univer Vídeo, hein?! 

Então, clique aqui, escolha o plano que é melhor pra você e assista!

Compartilhe em suas redes versículos de fé:

1 Reis 18:36

1 Reis 18:37

2 Coríntios 5:7

Romanos 8:28

Salmos 56:3

Provérbios 12:15

 

 

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!