Oie. Aqui é a Rafa e você está em mais uma coluna minha, aqui no blog do Univer Vídeo. Hoje vamos falar sobre educação financeira. Você tem?
Antes de qualquer coisa, um alerta: Este texto contém grandes verdades, que podem incomodar. Dito isto, vamos ao que interessa.
Hoje, vamos falar sobre o segredo para sucesso financeiro. Como cristãos, eu e você sabemos que não dá para ter sucesso financeiro sem Deus, correto?
Mas o que muitas pessoas não se dão conta é que nós também temos a nossa parte e é sobre isso que vamos conversar.
Nós aqui na terra queremos o segredo sucesso financeiro, por isso, somos fiéis com Deus e fazemos nossa parte com Ele, mas, muitas vezes, não fazemos a nossa parte na vida. Eu explico.
Eu, Rafaela, sempre fui uma pessoa que, embora quisesse o segredo para o sucesso, também não tinha responsabilidade nenhuma com meu dinheiro, tampouco tinha educação financeira.
Eu era fiel a Deus em meus dízimos, meus propósitos, mas não entendia por que o dinheiro não sobrava no fim do mês.
Imagine só: eu era estagiária, ganhava R$900/mês e a fatura do meu cartão de crédito chegou ao valor de R$1.300. Eu te pergunto: Como que eu pagaria?
Este não era um problema de infidelidade com Deus, o devorador não estava em minha vida, mas eu mesma estava me sabotando e sabotando o que Deus gostaria de fazer em minha vida.
Então, comecei a namorar com meu marido e ele me falou algo que nunca saiu da minha cabeça: “Rafa, você tem 20 anos e não tem nada na vida. Só tem dívidas”
Isso foi um choque de realidade, mas era o que eu precisava ouvir naquele momento. Eu parei para pensar e vi que eu mesma estava me sabotando.
Eu gastava muito mais do que eu recebia e não conhecia o básico da educação financeira. Como encontraria o segredo para o sucesso desse jeito?
Então, vi que além de cumprir meus compromissos com Deus, também tinha de cumprir os compromissos comigo mesma.
Comecei a estudar sobre educação financeira e vi que eu também tinha minha parte aqui e que não poderia achar que Deus me abençoaria, se e não soubesse lidar com o dinheiro.
Então, deixei de ser irresponsável com o dinheiro, passei a poupar e de endividada passei a ser investidora. Tem noção do que é isso?
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mais de 77% dos brasileiros estão endividados. Este é o maior nível desde quando o órgão começou a fazer este tipo de pesquisa, em 2010.
O ranking global, que mede o nível de educação financeira das pessoas em 144 países, mostrou que o Brasil está na 74ª posição. Ou seja, o povo brasileiro ainda tem muito a aprender sobre educação financeira.
E a gente consegue ver isso no dia a dia, né? Quem não conhece uma pessoa que vive com o “nome sujo” ou cheio de contas a pagar. Ou então aquela pessoa que nunca tem dinheiro sequer para comer um lanche no fim de semana.
Isso é bastante preocupante e nós, como cristãos, devemos estar atentos a isto, sabe por quê? Porque é bíblico. Ficou chocado? É isso mesmo o que você leu.
Seria inocente da nossa parte achar que Deus não deixou dados sobre educação financeira na Bíblia, né? A Bíblia é um manual completo e a gente encontra lições sobre isto lá também.
É da natureza humana tomar atitudes impensadas, né? A gente tem uma predisposição a agir pelo coração, quando se trata de dinheiro e emoções.
Vai dizer que você nunca disse: “Vou comprar, porque eu mereço. Trabalho tanto” e acabou comprando algo que não poderia naquele momento?
Mas Jesus nos deu uma grande e valiosa lição sobre isso, quando esteve aqui na terra.
Lembra quando Jesus multiplicou os cinco pães e os dois peixes? Tem um detalhe nesta história que nos faz refletir sobre educação financeira. Vem cá ver:
“E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.” João 6:12
Por que Jesus ordenou que os pães e peixes que sobraram, após o milagre da multiplicação, fossem guardados, se Ele poderia multiplicar a qualquer hora?
Porque ele estava mostrando para nós que há hora de ter fartura, mas também há hora de guardar o que se tem. Não é demais isso?
A história de José do Egito também é valiosíssima. Ele foi governador no momento da fartura e se preparou para os momentos de seca e fome.
Assim, o que ele guardou neste momento foi capaz de alimentar a nação, sem que o povo sofresse. Entendeu agora o que Deus fala sobre educação financeira?
Seria cômodo demais para nós que Deus fizesse tudo o que quisermos, no momento em que desejarmos. Deus é um Deus reativo. Ele age, quando vê que nós também estamos agindo.
Então, agora você entende que é necessário que você tenha educação financeira? Não dá para gastar sem saber como vai pagar. Não dá para você fazer dívidas e depois implorar para Deus resolvê-las para você.
Se você é fiel, Deus vai o abençoar, mas você também precisa ter responsabilidade com os recursos que Ele colocar em suas mãos.
Afinal de contas, Deus não te abençoa para que você se afunde. Ele quer que você, sobretudo, saiba lidar com o que Ele te der.
O Univer Vídeo é uma plataforma cristã, 100% alinhada com os princípios do nosso Deus e, por isso, temos vastas opções de conteúdos sobre educação financeira.
Aqui, vou te mostrar os meus preferidos, quando o assunto é educação financeira e prosperidade.
Não tem como fazer um texto falando dos conteúdos sobre educação financeira, sem falar do Congresso Para o Sucesso. Sério, não dá.
Entre as centenas de palestras disponíveis na aba do Congresso Para O Sucesso, estão palestras sobre educação financeira, riqueza à luz da Bíblia, empreendedorismo e o verdadeiro segredo para o sucesso.
Eu sou até suspeita para falar, pois eu gosto muito das palestras, pois você sai com uma visão completamente diferente sobre educação financeira e dinheiro. Vale a pena assistir.
Esta é uma série com palestras riquíssimas sobre prosperidade, que acaba esbarrando em educação financeira.
Neste conteúdo, você não vai aprender somente sobre educação financeira, mas também sobre sonhos, perseverança, comodismo e outros temas que podem sabotar o seu desenvolvimento econômico com Deus.
Lembra que eu falei sobre José do Egito? Então, essa história está no Univer Vídeo. José do Egito é cheio de lições magníficas para a gente.
Antes de ser uma pessoa com grande conhecimento sobre educação financeira, quando esse termo ainda nem existia, ele passou por grandes problemas.
Foi vendido pelos irmãos como escravo, foi preso, enfrentou injustiças, mas nunca deixou de crer em Deus e foi usado para abençoar o povo do Egito.
José vai te dar uma grande lição sobre educação financeira, mas também sobre resiliência, perdão e fé. Eu tenho certeza que você deveria assistir.
Também relacionado à educação financeira, separei a série “Ouse Prosperar”. Essa é uma série bastante completa também.
Com seis episódios, você vai aprender temas sobre dinheiro e a Bíblia, dicas sobre como se tornar um milionário, de acordo com a Palavra de Deus e até vai entender para quem é a prosperidade.
É uma série completíssima com conteúdos ricos em aprendizados para a gente que deseja chegar à independência financeira para continuar servindo a Deus.
Este conteúdo é muito bom. Uma palestra de Renato Cardoso que se aprofunda na disciplina, que também tem um papel fundamental na educação financeira.
Isso porque, sem disciplina, a gente não chega em lugar algum, nem mesmo na educação financeira que tanto desejamos.
Renato Cardoso trata do tema de uma forma muito clara, com exemplos que fazem o tema ser ainda mais fácil de compreender e como aplicar a disciplina em nossa vida.
Eu já provei para você que a educação financeira é fundamental na vida do cristão, né? Então, com tanto conteúdo que pode te ajudar nisso, também já te convenci que o Univer Vídeo te auxilia, correto?
Isso porque o Univer Vídeo é a única plataforma de streaming que realmente vai te ajudar em sua caminhada, rumo à educação financeira, à luz da Palavra de Deus.
Mas não somente isso. Afinal, o Univer Vídeo também desempenha um papel importantíssimo para a sua vida espiritual.
Entendeu, por que você tem de assinar o Univer Vídeo?