A história de José do Egito: De escravo a governador

A história de José do Egito: De escravo a governador

Se você quer saber sobre a história de José do Egito, este é o texto certo. Então, prepare-se aí onde você está, porque vamos falar sobre a história de José do Egito, que tem muito a nos ensinar.

Qual é a história de José do Egito?

A Bíblia nos dá algumas informações sobre a história de José do Egito. Presente no antigo testamento, a história de José do Egito é cheia de detalhes, que valem a pena serem contados.

A história de José do Egito começa quando ele, aos 17 anos, já tinha de enfrentar a inveja dos irmãos. Isso acontecia, porque o pai, Jacó, gostava mais dele do que dos outros filhos e o presenteou com uma túnica colorida (guarde essa informação).

E, vendo tudo isso, os irmãos de José tiveram raiva e passaram a odiá-lo. Imagine! Ele já começou a ter problemas desde bem jovem.

Até que a história de José do Egito nos mostra que ele teve um sonho. Um sonho em que ele e os irmãos estavam no campo colhendo alimentos e, de repente, os frutos ficaram de pé, o de José reinou e o dos irmãos se curvaram.

Pense no que isso deu. Os irmãos de José, que já não estavam contentes com ele, passaram a odiá-lo ainda mais.

E não para por aí, ele teve outro sonho, parecido com o primeiro, contou para os irmãos e para o pai. Mas, dessa vez, nem mesmo o pai ficou feliz com o que ouviu.

Até que um dia, Jacó, pai de José, ordenou que ele encontrasse os irmãos, que estavam no campo. Ele demorou, mas encontrou.

A história de José do Egito

Quando os irmãos viram José, disseram:

“E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!” Gênesis 37:19

Por não gostarem do tal “sonhador”, os irmãos jogaram José em uma cova, para que ele morresse, mas viram que estava sem água. É isso mesmo, você não leu errado. Eles queriam matar o irmão.

Então, sentaram, esperaram, viram mercadores estrangeiros passando e venderam o irmão como escravo.

E lembra aquela túnica que eu falei pra você guardar a informação? Então, a história de José do Egito revela que ela foi suja com sangue de cabrito para “provar” ao pai que ele havia morrido.

O que acontece na história de José do Egito depois dele ter sido vendido?

A bíblia conta que os mercadores venderam José como escravo para Potifar, o Faraó do Egito. Mas a Bíblia mostra um detalhe muito interessante:

“E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.” Gênesis 39:2

Embora tenha sido vendido pelos irmãos, a história de José do Egito mostra que Deus sempre esteve com ele, embora pudesse parecer o contrário.

Como Deus estava com ele, tudo o que era colocado em sua mão prosperava. Por isso, Faraó confiou tanto em José que o colocou como administrador de sua vida, de maneira que só se preocupava com o que iria comer.

O que nos leva a entender que história de José do Egito não seria uma simples história.

José do Egito vendido como escravo

História de José do Egito

A prisão

A esposa do Faraó,  com má intenção, viu José e exigiu que se deitasse com ela, mas ele prontamente recusou. Imagine só a barra que José passou!

Em outro dia, então, a mulher teve a ideia de aproveitar que não havia ninguém em casa e o agarrou pela roupa para que deitasse com ela.

Novamente ele recusou, mas, dessa vez saiu, correndo e acabou deixando uma peça de roupa para trás.

Com o orgulho ferido, por causa da rejeição, a mulher gritou dizendo que ele teria tentado a assediar. Entendeu o tipo de mulher que ela era?

E o estrago foi feito. Potifar mandou o prender e, então, começou um novo marco na história de José do Egito: a prisão.

Contudo, mesmo na prisão, a história de José do Egito não parou. Ele continuou sendo usado por Deus e foi confiado até para cuidar de outros presos.

Para a surpresa de José, o copeiro e o padeiro do Faraó foram parar na prisão, junto com ele.

Na prisão, eles tiveram um sonho e José interpretou o que eles sonharam. José então pediu para que, quando saíssem da prisão, se lembrassem dele, mas não lembraram.

a prisão de José do Egito

O sonho de Faraó

Dois anos se passaram e José ainda estava na prisão, até que Faraó teve dois sonhos e não encontrou ninguém que poderia interpretá-los.

Ele sonhou com sete vacas gordas, sete vacas magras e com espigas de milho que estavam cheias e outras secas. As vacas magras comiam as gordas e as espigas secas devoravam as boas.

Vendo que ninguém poderia interpretar, o copeiro lembrou-se de José, que estava na prisão, e falou para Faraó sobre o homem. Faraó, por sua vez, mandou chamar José para interpretar o sonho.

Então, vemos um novo capítulo na história de José do Egito começar.

José interpretou o sonho de faraó. Ele contou a Potifar que os dois sonhos eram um só e que as sete vacas e sete espigas tratavam-se de sete anos, respectivamente.

Sete anos em que haveria paz, fartura e tranquilidade e sete anos que haveria uma fome, que consumiria a terra do Egito.

Após a interpretação, a história de José do Egito ainda nos mostra que ele recomendou que Faraó colocasse um homem para governar o Egito neste período de 14 anos.

E adivinha só: o escolhido foi ele próprio.

José do Egito interpreta o sonho do faraó

De escravo a governador

O homem que foi vendido pelos próprios irmãos, que foi injustiçado pela esposa de Faraó e esquecido pelos colegas de cela, foi honrado por Deus.

A história de José do Egito foi honrada por Deus publicamente, como governador. Entendeu o que Deus faz?

Como governador, a história de José do Egito foi, novamente, marcada. Ele foi um exímio político, cuidou do povo, geriu a crise e teve sucesso.

Enquanto passava pelo tempo de fartura, José mandou juntar o máximo de trigo possível, pensando no tempo de fome. Educação financeira que fala, né?

Então, quando a fome chegou e nenhum povo ao redor tinha o que comer, o Egito tinha o que vender e oferecer.

José do Egito vira governador

O perdão

Sabendo que no Egito tinha comida, Jacó, o pai de José, mandou que seus filhos fossem até lá para buscar o que comer.

Quando chegaram lá, se deparam com José governador, mas não reconheceram o irmão. No entanto, José reconheceu os irmãos.

Quando José viu os irmãos, lembrou-se dos sonhos que tivera quando era adolescente e o viu se cumprindo em sua vida.

Então, este momento da história de José do Egito nos mostra que ele, como homem de Deus, não teve mágoas.

Antes de se apresentar aos irmãos como José, mandou que os irmãos voltassem para buscar o irmão mais novo. Quando voltaram ao Egito, José os abençoou e revelou-se como o irmão que foi vendido.

Imagine como foi para os irmãos verem que José estava vivo e como governador?! Depois disso, José mandou chamar o pai, reuniu a família e cuidou deles.

O perdão de José do Egito

O que podemos aprender com a história de José do Egito?

Este pequeno resumo da história de José do Egito pode ensinar tanta coisa, né? José enfrentou dificuldades e inveja dentro de sua própria casa.

Ele ainda foi vendido como escravo, injustiçado, foi parar na prisão, ficou lá por dois anos e só depois foi honrado por Deus.

Além disso, a história de José do Egito mostra que ele suportou tudo isso, porque Deus estava com ele.

Poderíamos ficar o dia inteiro falando sobre os inúmeros ensinamentos. Por isso, separamos alguns outros aprendizados a partir da história de José do Egito:

  • – Confie em Deus sempre, independente das circunstâncias que estiver enfrentando;
  • – A Fidelidade a Deus é a chave para vencer os problemas;
  • – Não devemos guardar mágoas das pessoas;
  • – A importância da Educação Financeira;
  • – Detalha que, às vezes, não devemos contar sonhos a ninguém;
  • – Ensina que devemos resistir e fugir das tentações.

A história de José do Egito, no Univer Vídeo

Você sabia que a história de José do Egito está disponível no Univer Vídeo?

Com mais de 30 episódios, a novela José do Egito fez sucesso na Record TV e se juntou ao time de conteúdos disponíveis na nossa plataforma.

Além disso, a novela José do Egito já se consolidou como um dos conteúdos de maior audiência. É uma excelente oportunidade para aprender sobre rancor, perdão, mágoas, volta por cima e relacionamento com Deus.

José do Egito

Assine Univer Vídeo para assistir à novela José do Egito

Como já falamos, a novela José do Egito está disponível no Univer Vídeo, mas o que ainda não citamos é que ela está ao lado de outros conteúdos igualmente importantes para o desenvolvimento pessoal, espiritual, profissional e familiar.

Portanto, dá para dizer que o Univer Vídeo é a única plataforma de streaming que um cristão realmente precisa, né?!

Com planos que começam em apenas R$18,90/mês, você terá acesso a uma infinidade de conteúdos que vão te ajudar a manter-se na caminhada com Deus.

Então, clique aqui, escolha o seu plano e faça parte do time de pessoas que se preocupam com a qualidade do conteúdo que entra em casa.

Compartilhe em suas redes versículos de fé:

Mateus 26:41 1 João 5:14 Salmos 33:4 Levítico 19:18Lucas 12:15 Salmos 57:2

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!