Filme Ressurreição e as suas passagens bíblicas

Filme Ressurreição e as suas passagens bíblicas

No dia 1° de Agosto, lançamos o filme Ressurreição. Um filme da Sony Pictures, que mostra a morte e Ressurreição de Jesus, a partir da visão de um cético soldado romano.

Nós já falamos muito sobre o filme Ressurreição aqui no blog do Univer Vídeo. E não é para menos, o filme é uma produção excelente, que nos leva a uma reflexão sobre o sacrifício de Jesus e o que ele causa na vida de quem crê.

Mas, como já falamos por aqui, o filme Ressurreição é cheio de significado e deveria ser assistido por você.

Para te dar mais um motivo para assistir ao filme Ressurreição, separei alguns momentos, que são retratados na Bíblia e que também estão no filme.

A morte de Jesus

Como já disse, o filme Ressurreição mostra a morte de Jesus sob a perspectiva de um soldado romano. Portanto, no filme Ressurreição, você vai ver a crucificação de Jesus.

Logo no início do filme, já vemos que houve um terremoto, quando Jesus morreu, mas que não entendiam por quê, como mostra a Bíblia.

“E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.” Mateus 28:2

Também nos primeiros minutos do filme Ressurreição, vemos Jesus já crucificado, os soldados romanos conversando sobre Ele e a ordem para quebrar suas pernas, e o furá-lO, como mostra na Bíblia:

“Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” João 19:33,34

Aliás, o filme consegue mostrar bem como eram tratados as pessoas que era punidas com a morte de cruz e como a violência dos romanos era assustadora. 

morte de Cristo filme Ressurreição

Maria Madalena

Maria Madalena está no filme Ressurreição, porque foi a primeira pessoa a ver o Messias, após ter ressuscitado. 

A própria Bíblia nos mostra que Ele apareceu primeiramente à Maria Madalena e esta informação também foi retratada pelo filme Ressurreição. 

“E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.”  Marcos 16:9

Ter visto o Senhor Jesus, após a Ressurreição, fez com que um alvo fosse colocado em sua cabeça e os soldados passassem a buscar por ela, incessantemente. 

Maria Madalena filme Ressurreição

A Pesca Maravilhosa

A representação da pesca maravilhosa também está no filme Ressurreição. A Bíblia conta que a pesca maravilhosa foi um dos milagres de Jesus.

Os discípulos pescaram a noite inteirinha e não conseguiram pegar, sequer, um peixe, mas Jesus os mandou voltar para o mar e pescar.

Pensa a “loucura”. Eles eram pescadores e, teoricamente, sabiam o que estavam falando, pois estavam acostumados com o ofício há muito tempo. Mas Jesus os desafiou e mandou voltar ao mar.

A surpresa foi enorme, assim como  a pesca. Eles conseguiram pescar quantidades absurdas. 

“E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.” Lucas 5:7

Mas no filme Ressurreição representou essa cena com uma pitada de licença poética. Em determinado momento do filme, vemos que os discípulos estão em alto mar acompanhados de uma pessoa não muito comum.

Os discípulos vão ao mar pescar ao lado de Clavius. Tem noção? Clavius não somente passou a acreditar em Jesus como também se tornou um discípulo dEle. 

Imagina a cena: os discípulos pescando em alto mar e um soldado romano no meio deles. Nunca imaginaríamos isso, né?

Como na passagem Bíblica, no filme Ressurreição também vemos uma pesca abundante e milagrosa, que maravilha qualquer um que assista.

Pesca Milagrosa filme Ressurreição

A cura do Leproso

Entre os milagres vistos no filme Ressurreição, está a cura do leproso. Se você está acostumado a ler a Bíblia, sabe que Jesus curou leprosos, em sua passagem aqui na terra.

Por isso, também vemos o momento em que Jesus cura um leproso. E posso falar? É uma das cenas mais lindas do filme.

Clavius está sentado conversando com Bartolomeu, fazendo alguns questionamentos (neste momento, Clavius já não é mais perseguidor de Cristo) e de repente a conversa tem uma pausa e todos veem o que Jesus irá fazer.

Naquela época, não era como hoje em dia. Quem tinha lepra, vivia em condições deploráveis, afastado de quem amava e até mesmo em situação de rua, já que a lepra é uma doença contagiosa. 

Mas Jesus, na contramão do mundo inteiro, foi até o homem e o curou, o que deixou a todos completamente atônitos com o que aconteceu. 

A perseguição aos discípulos

A Bíblia nos mostra relatos de que os discípulos foram perseguidos, né? No filme Ressurreição acontece a mesma coisa. 

No instante em que Clavius descobriu que o corpo de Jesus não estava mais no Túmulo, ele deu início a uma caçada sem precedentes aos discípulos.

E é de se compreender. Ele não cria na ressurreição de Jesus, não encontrava o corpo e, então, poderia jurar que o corpo dEle havia sido roubado. 

Portanto, Clavius pensar que o corpo de Jesus foi roubado, é uma explicação lógica até que razoável.

E esta também é uma representação da Bíblia, no filme Ressurreição, já que a Bíblia nos revela que os discípulos foram perseguidos. Vê só:

“E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.” Atos 5:18

Perseguição aos discípulos filme Ressurreição

Por que assistir ao filme Ressurreição?

O filme Ressurreição é uma obra bastante completa. Os detalhes das cenas, o figurino e o enredo constroem um filme bastante harmonioso.

Mas, para além dos aspectos técnicos, o filme Ressurreição, como você já viu, é cheio de evidências Bíblicas. Portanto, sai do campo do entretenimento e chega ao espiritual.

Por mostrar a morte de Jesus sob a ótica de um soldado romano cético e cheio de questões, o filme Ressurreição, com certeza, tem que estar na lista dos próximos conteúdos a serem assistidos.

A redenção, no filme Ressurreição

Um dos pontos mais importantes do filme Ressurreição e que, com certeza, é o ponto alto do filme, é a conversão de Clavius.

Pense em um homem cético, romano, daqueles tipos que fazem jus ao que a história nos conta, sabe? Este era Clavius.

Um homem do exército romano, que deu a ordem para o último golpe com lança fosse dado no Senhor Jesus. Ele viu Jesus morrendo na cruz.

Dias depois, Clavius é chamado para ser informado que Jesus não estava mais no túmulo. Imagina a cabeça deste homem. Imagine o que ele pensou. 

Por não saber que Jesus havia ressuscitado, seu primeiro pensamento foi achar que o corpo havia sido roubado.

Mas o pior é que depois de descobrir não se tratar de um roubo, ainda assim, Clavius não acreditou. E, cá entre nós, o fato dele não ter acreditado é o que dá a graça no filme.

Como já falei aqui, Clavius perseguiu os discípulos para encontrar o corpo de Jesus, já que, para ele, não fazia sentido que Ele havia ressuscitado.

Mas quando Clavius vê Jesus vivo novamente, ele tem um choque de realidade e percebe que Ele realmente ressuscitou como os “loucos” dos discípulos diziam. 

Redenção filme Ressurreição

Alguns motivos para assistir ao filme Ressurreição:

  • – Bíblia em um filme;
  • – A história mais importante da humanidade;
  • – Mostra a redenção de um homem cético;
  • – Filme e enredo bem pensados;
  • – Prende sua atenção em cada minuto;
  • – Está disponível no Univer Vídeo. 

Além disso, o filme Ressurreição, que tem uma temática mais séria e densa, também tem espaço para um Bartolomeu brincalhão e de bem com a vida. 

É muito legal ver que a fé de Bartolomeu o leva a ser uma pessoa feliz, mesmo quando um bando de soldados romanos entram em sua casa e o levam para tentar encontrar explicações. 

Bartolomeu, no filme Ressurreição, é um homem simples, que confia em Deus, acima de qualquer coisa, mas nunca se deixa abater pelas dificuldades.

Este comportamento de Bartolomeu, nos leva a uma reflexão sobre como temos levado nossa vida e como temos lidado com problemas.

O Bartolomeu do filme Ressurreição nos mostra que por muito menos estaríamos reclamando, de mau humor e até mesmo negando a Jesus, mas ele não. Ele se mantém firme no que acredita.

Assine o Univer Vídeo para assistir ao filme Ressurreição

O filme Ressurreição é um dos filmes disponíveis no catálogo do Univer Vídeo. Aliás, este é um dos mais recentes lançamentos da plataforma.

Ao lado de conteúdos igualmente ricos, o filme Ressurreição é uma excelente pedida para o Jejum de Daniel, que vem por aí. 

Afinal, com assinaturas a partir de R$18,90/mês, você terá acesso a uma infinidade de conteúdos exclusivos sobre fé, para te ajudar em sua caminhada da fé

Clique aqui, escolha um plano que melhor vai atender você e sua família e venha fazer parte do time de pessoas que se preocupam com sua vida espiritual.

 

Compartilhe em suas redes versículos sobre redenção:

1 João 3:16 Romanos 8:1 João 11:25-26 Marcos 15:38 Lucas 24:5-6 1 João 5:1

 

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!