Quem foi o profeta Samuel, na Bíblia?

Quem foi o profeta Samuel, na Bíblia?

Oie! Tudo bem? Sou eu, a Rafa novamente. Recentemente, o Univer Vídeo lançou resumos da série Reis, sucesso na Record TV. Você viu? 

Eu, Rafaela Dias, sou suspeita de falar da série Reis, pois é uma superprodução que me encanta demais. Na série Reis, a gente vê o que a Bíblia nos conta sobre o período dos Reis de Israel.

Quando a série foi lançada, eu mesma não sabia muito sobre o período que antecedeu ao primeiro rei de Israel e por que as pessoas pediram por um rei.

Mas a série Reis foi muito importante para eu entender a era dos juízes e a ascensão do primeiro rei. 

Na série Reis, a gente vê uma figura muito importante neste período, o grande profeta Samuel, sobre quem quero falar neste texto. 

Samuel em série Reis

O início da história do profeta Samuel

A história do profeta Samuel é uma das mais lindas histórias da Bíblia, sabia? Eu, particularmente, gosto muito desta história.

Para entender por que, precisamos voltar mesmo antes do profeta Samuel nascer. Isso mesmo! A história do profeta Samuel é linda, desde muito antes dele nascer.

Isso porque a mãe do profeta Samuel, Ana, era uma mulher de muita, mas muita fé. O seu sonho era ser mãe, mas não conseguia.

Ana era casada com Elcana, que também tinha Penina como esposa e a Bíblia conta um detalhes sobre isto, que, cá pra nós? É de cortar o coração. Vê só:

“E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.” 1 Samuel 1:2

Imagina como deve ser difícil querer um filho, mas não conseguir e, ainda por cima ver que a segunda esposa tem? Deve ser bastante difícil. 

E outro detalhe na vida de Ana nos deixa com ainda mais raiva de Penina. Ana não tinha filhos, porque o próprio Deus secou seu ventre. Mas além disso, ela ainda tinha de lidar com a Penina a atormentando.

“E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.” 1 Samuel 1:6

O voto de Ana

Mas Ana, apesar de ficar imensamente triste, confiava em Deus e cria de que Ele faria o melhor. Por isso, a Bíblia mostra que ela fez um voto, que eu não sei se eu teria coragem. 

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.

“E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”  1 Samuel 1:10,11

Você entendeu a “loucura” que essa mulher fez? Ela disse a Deus que se ela tivesse um filho, ela o daria a Ele. 

Então, fruto dos votos de uma mulher que não poderia ter filhos, nasce o profeta Samuel. O homem que seria muito, mas muito usado por Deus. 

Nos dias de hoje, é como se uma mulher que fizesse esse mesmo voto e entregasse o filho em uma igreja, desde pequeno, para viver a vida dedicada a Deus.

E sabe o que é mais legal? A mãe do profeta Samuel o entregou para viver uma vida dedicada a Deus, ou seja, cumpriu o que prometeu, mas não ficou só. Deus deu a ela mais filhos!

Ana em série Reis

Quem foi o profeta Samuel?

O futuro profeta Samuel, foi um rapaz muito usado por Deus. Ele cresceu no tabernáculo com o juiz Eli.

Àquela época, Israel não tinha um rei, apenas um juiz. Na verdade, o rei era Deus. 

A gente aqui do Univer Vídeo já falou sobre isso aqui no blog. Clique aqui para entender como era a época do Juízes.

O profeta Samuel passou a conviver com o juiz Eli e seus filhos e a Bíblia mostra que eles deveriam ter uma vida dedicada a Deus, mas não tinham.

“Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor.”  1 Samuel 2:12

Pra te falar bem a verdade, eles eram bastante corruptos. Só pra você ter uma ideia da patifaria que eles faziam: eles comiam as ofertas que o povo levava ao tabernáculo. Isso é só uma das coisas que eles faziam.

Mas a diferença do profeta Samuel era muito bem vista. A Bíblia mostra que Samuel o servia e era diferente dos filhos de Eli (Veja em 1 Samuel 2:18).

Então, começa o ministério do profeta Samuel. Um jovem dedicado a Deus que O servia e que dedicava seus dias a Ele. 

Como o profeta Samuel virou Juiz e profeta?

Como Eli e sua família eram bastante corruptos, Deus enviou uma pessoa dEle para avisar a Eli que ele seria substituído. Aliás, Deus deu uma dura daqueles em Eli (Vê lá em 1 Samuel 2:27).

Deus foi duro com Eli, porque ele sabia de todas as corrupções de seus filhos e nunca havia feito nada. 

Até que um dia o jovem Samuel estava deitado em sua cama e ouviu alguém o chamar. Como morava com Eli, foi até ele perguntar o que ele queria, mas Eli o disse que não estava chamando. 

Isso aconteceu duas vezes e na terceira, Eli se tocou que quem estava chamando Samuel era Deus. Por isso, instruiu o garoto a dizer: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.”1 Samuel 3:9.

E assim ele fez. Aí, meu amigo, Deus contou para o profeta Samuel tudo o que faria com Eli. Disse até que nem sacrifício poderia livrá-lo. Imagine só como o profeta Samuel ficou.

O profeta Samuel até ficou com medo de contar isso para Eli, afinal de contas, ninguém quer ser portador de notícias tão drásticas, né? 

Mas Eli insistiu tanto, que Samuel acabou contando. A Bíblia, em 1 Samuel 3 conta até o momento em que Samuel conta para Eli o que Deus o disse, depois não registra nada com respeito a Eli e sua família.

Então, entendemos que Deus compriu o que Disse, afinal de contas, Deus não mente ou blefa. 

A Bíblia não relata nada sobre Eli, mas fala de Samuel. 

profeta Samuel série Reis

Como Samuel virou profeta e Juiz?

Todo mundo notou que Samuel  era diferente e que ele faria diferente e Deus confirmou que ele seria o próximo profeta. Então, nasce, de fato, o profeta Samuel. 

“E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor.”  1 Samuel 3:20

Ele foi um dos maiores profetas da Bíblia. Ele era um homem forte, que não hesitava em cumprir o que Deus o ordenou.

Seus filhos, como os de Eli, também não seguiram seus caminhos. Assim como os filhos do antigo juiz Eli, os filhos do profeta Samuel também eram corruptos e não se importavam com Deus.

“Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.” 1 Samuel 8:3

Mas, diferente de Eli, o profeta Samuel não sabia da corrupção de seus filhos e quando soube, tomou medidas drásticas contra os próprios filhos, mesmo o coração de pai estando despedaçado.

O profeta Samuel foi o último juiz, porque depois dele, Israel teve um rei. Ou seja, deixou de ter um juiz para ter um Rei, aliás, o primeiro rei. E foi o profeta Samuel, quem ungiu o primeiro rei de Israel.

Mas o que eu posso dizer é que o profeta Samuel, infelizmente, foi o último juiz de Israel, porque o povo começou a ficar bem rebelde e pedindo por um rei. 

Mas eu não vou falar sobre isso, porque vamos ter um texto bem completo sobre essa rebeldia do povo de Israel. 

profeta Samuel

Onde ver a história do profeta Samuel?

No início deste texto eu falei que o Univer Vídeo lançou a série Reis, né? Então, nos resumos da superprodução da Record TV, disponíveis no Univer Vídeo, você também pode conhecer a história  do profeta Samuel.

Os resumos das 1ª, 2ª estão disponíveis no Univer Vídeo e os da 3ª temporada serão acrescentados toda semana. Ou seja, toda semana você terá episódios novos para assistir. Isso é demais, né?

A série Reis é uma das mais bem produzidas da Record TV e eu tenho certeza que vai te surpreender do começo ao fim.

Por que assistir à série Reis?

  • – Mostra a história do profeta Samuel;
  • – Revela detalhes de como era a época dos juízes;
  • – É muito fiel à história;
  • – É pautada na Arqueologia;
  • – Mostra como a rebeldia e ingratidão podem acabar com uma nação;
  • – Vai te dar ainda mais vontade de ler a Bíblia.

Assine o Univer Vídeo para assistir à série Reis

Se você gostou da história do profeta Samuel ou está procurando onde assistir à série Reis, então, você precisa de uma assinatura do Univer Vídeo.

Com apenas R$18,90/mês você vai assistir à série Reis e conhecer mais sobre a história do profeta Samuel, mas também vai ter acesso a outros conteúdos igualmente incríveis, nas mais de 10 mil horas de conteúdo para você assistir com a família. 

E não é por que eu faço parte do time de marketing do Univer Vídeo, não, mas o Univer é a única plataforma que tem moral para falar que tem conteúdos que realmente acrescentam algo na vida de quem assina.

Compartilhe em suas redes versículos sobre Samuel:

1 Samuel 7:15 1 Samuel 16:7 1 Samuel 10:6 1 Samuel 2-2 1 Samuel 2:3 1 Samuel 3:10

 

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!