Qual é a cidade que você mora? São Paulo? Rio de Janeiro? Belo Horizonte? Nova Iorque? Miami? Independentemente da cidade onde você reside, ela não é uma cidade amaldiçoada, né? Ou será que é?
Bom, se a cidade onde você mora é ou não uma cidade amaldiçoada, talvez, você nunca saiba, mas e se eu te disser que há algumas cidades que tem uma maldição? Você acredita?
Algumas cidades em Israel são extremamente amaldiçoadas, em um nível que chega a dar pena. São cidades que antes eram prósperas e cheias de vida, mas que hoje se resumem a nada.
As cidades amaldiçoadas, na Terra Santa, são cheias de aprendizados e é sobre elas que você vai aprender neste texto.
Sodoma e Gomorra eram duas metrópoles, relatadas na Bíblia. Por lá, havia muita riqueza e muita fartura.
Cercada por uma muralha de cerca de 10 metros de altura, Sodoma tinha um centro comercial movimentado, onde cerca de 10 mil pessoas viviam.
Já sobre a cidade de Gomorra, não se há muitas informações, mas o que se sabe é que ela se localizava próxima à cidade de Sodoma.
Da cidade de Sodoma é possível ver a Jordânia e marca a cidade e marca a história de Abraão, já que ele viu a destruição de Sodoma e Gomorra, lugar onde seu sobrinho Ló decidiu viver.
Para ficar mais claro, vamos relembrar essa história.
Deus ordenou que Abraão saísse de sua casa e de sua parentela, mas ele levou consigo o seu sobrinho, Ló.
Ao longo de sua jornada, seguindo o que o havia ordenado, Abraão teve desentendimentos com Ló, até que em um momento, Abraão o fez uma proposta.
“Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.” Gênesis 13:9,10
Como já disse, Sodoma e Gomorra ainda não eram duas cidades amaldiçoadas. Nestes lugares, havia muita prosperidade e fartura, como manda o figurino de uma metrópole.
E foi exatamente por isso que Ló escolheu viver nas cidades de Sodoma e Gomorra, sem saber que se tornariam cidades amaldiçoadas.
Acontece que esta escolha de Ló, na verdade, escondia um desejo dele de ficar longe de seu tio, Abraão e, consequentemente de Deus também.
Mas o que Ló não sabia era que as pessoas que vivem nessas cidades amaldiçoadas eram cínicas, ruins, cruéis e distantes de Deus, que o fizeram perder tudo.
Foi por isso, que Abraão intercedeu por Ló e Deus enviou anjos para avisarem Ló que saísse o mais depressa possível daquela cidade, pois ela seria destruída.
E assim aconteceu, as cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo. Tanto os habitantes, quanto a vegetação e tudo o que havia nessas cidades, foi destruído.
E hoje, diferentemente das regiões em volta, as montanhas de Sodoma é o único lugar onde não se há vida, há um excesso de sal e até parece que a destruição acontece até os dias de hoje.
Estas duas cidades, que foram consumidas pelo fogo pode te ensinar muito sobre o que a promiscuidade e o distanciamento de Deus podem causar.
Além disso, esta cidade amaldiçoada e o sobrinho de Abraão, Ló, revelam que, quando algo parece inofensivo e que não causará dano, é preciso estar atento.
Afinal de contas, provavelmente, quando Ló decidiu seguir para Sodoma e Gomorra, não sabia o que encontraria ali e viu o distanciamento de seu tio como algo inofensivo.
Portanto, se você vir que uma situação pode parecer inofensiva, tenha cuidado, porque pode se tornar uma “cidade amaldiçoada” para você também.
Quem poderia imaginar que a cidade onde Jesus morava seria uma das cidades amaldiçoadas, hein?
Cafarnaum está localizada há pouco mais de 200 quilômetros de Sodoma e há pouco mais de 185 da cidade de Jerusalém.
A cidade que era composta, principalmente, por pescadores, tornou-se ponto de passagem, pois está localizada praticamente na fronteira entre a Síria e a Galileia. Por isso, ainda nos dias de Jesus, Cafarnaum já era uma cidade rica.
Cafarnaum foi o local onde Jesus passou mais tempo, onde era possível vê-lO evangelizando, curando, conversando com os discípulos e servindo ao Pai.
Foi na cidade de Cafarnaum, onde Jesus curou a filha do chefe da sinagoga, curou o servo do centurião, curou a sogra de Pedro e curou, também, o paralítico, que foi descido pelo telhado.
Contudo, da mesma forma que Cafarnaum era uma cidade rica em bens materiais e ter visto a presença de Jesus e os milagres feitos por Ele, não acreditou. Era uma cidade pobre, no que diz respeito à vida espiritual.
Um dos principais ensinamentos da cidade de Cafarnaum para você é: não se acomode em sua vida.
O povo de Cafarnaum viu os testemunhos, os milagres e tinha até o Senhor Jesus, praticamente como vizinho, mas ainda assim conseguiu se corromper e tornar a cidade, uma das cidades amaldiçoadas.
Por isso, você deve sempre se policiar para ver as maravilhas de Deus, presenciar grandes feitos, mas se perder olhando para onde não deveria e acabar tornando-se, também, uma cidade amaldiçoada.
Assim como Cafarnaum, a cidade de Betsaida também era uma cidade de pescadores, mas uma cidade muito importante. Foi neste local, onde Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes.
E também em Betsaida, Jesus curou um cego, quando ninguém acreditava. Ele surpreendeu quem estava ao redor, quando ele curou esse homem com a saliva.
Além disso, ele também orientou que o jovem não voltasse para a cidade de Betsaida, o que revela que além da cegueira física do jovem, Betsaida também tinha uma cegueira espiritual.
Em Betsaida, as pessoas não acreditavam em Jesus, tamanha era a cegueira espiritual.
Hoje, Betsaida resumiu-se a nada. Um local que não há vida, que carrega evidências arqueológicas que comprovam a existência dessa cidade, mas que não significa absolutamente nada.
Quantas pessoas veem os sinais de Deus, os milagres feitos por Ele, hoje em dia, e ainda assim não acreditam? Quantas pessoas têm exemplos até mesmo dentro de cassa, mas não acreditam no que veem.
O problema deste comportamento é que, assim como Betsaida tornou-se uma cidade amaldiçoada e resumiu-se em nada, quem carrega comportamentos que negam a existência de Jesus, também pode acabar como “cidades amaldiçoadas.
Corazim está localizada no norte da Galileia. Esta cidade era conhecida, principalmente, pela produção de trigo. No entanto, essa realidade mudou. Hoje, Betsaida não se produz mais nada e ela é, também, considerada uma das cidades amaldiçoadas.
A cidade próspera, cheia de trigo, hoje, tornou-se um lugar cheio de ruínas.
Uma curiosidade sobre essa cidade é que neste lugar fica uma réplica da cadeira de Moisés, citada por Jesus.
Quando Jesus falou sobre essa cadeira, falou sobre pessoas que falam, mas não praticam o que pregam;
“Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;” Mateus 23:2,3
Mas as pessoas que viviam em Corazim, não ouviram as palavras de Jesus. Eles não seguiram a Ele e a cidade tornou-se trevas. Tornou-se uma das cidades amaldiçoadas.
Assim como em Corazim, hoje em dia, há pessoas que vivem na hipocrisia e que não seguem o que pregam. Quantas pessoas falam coisas belíssimas, mas vivem completamente ao contrário do que pregam?
Assim como essa cidade amaldiçoada, hoje em dia também é possível encontrar pessoas que precisam, realmente, praticar o que pregam, caso contrário, serão como Corazim: cidades amaldiçoadas nos dias de hoje.
Você sabia que pode aprender muito mais sobre as cidades amaldiçoadas, com o Univer Vídeo?
Recentemente, lançamos o documentário As Cidades Amaldiçoadas, no Univer Vídeo. Neste conteúdo riquíssimo, Ana Carolina Cury foi até essas cidades e mostrou com elas estão, nos dias de hoje.
Ela conversou com especialistas em história da Bíblia, arqueólogos e historiadores sobre as cidades amaldiçoadas, mostrou como eram e como essas cidades estão nos dias de hoje.
O documentário As Cidades Amaldiçoadas é cheio de reflexões para quem o assiste e é uma excelente pedida para o Jejum de Daniel, que começa no dia 28 de Agosto.
Quer saber como estão As Cidades Amaldiçoadas e o que se pode aprender com elas? Então, você precisa de uma assinatura do Univer Vídeo.
Mas, para além de As Cidades Amaldiçoadas, no Univer Vídeo você também tem acesso a uma infinidade de outros conteúdos riquíssimos em reflexões para o dia a dia.
Compartilhe em suas redes versículos sobre Sodoma e Gomorra: