Série Reis: Quem foi Saul na Bíblia?

Série Reis: Quem foi Saul na Bíblia?

Oi, pessoal. Tudo bem? Sou eu, a Rafa, novamente. Na última vez que eu vim aqui foi para falar sobre o profeta Samuel, lembra? Eu falei que voltaria para falar sobre o primeiro rei de Israel. Por isso, estou de volta.

Primeiro de tudo, quero falar que toda essa história você encontra na Bíblia, mas também na série Reis, que está disponível no Univer Vídeo, tá?

O fim da Era dos Juízes e o primeiro rei de Israel

Os juízes eram usados por Deus para orientar o Seu povo. Ao todo, foram 14 juízes, sendo, inclusive, uma mulher.

Todas essas pessoas eram usadas por Ele para que houvesse ordem, disciplina e para que o povo vivesse em harmonia.

Neste período, o rei de Israel era Deus. Aliás, sempre foi. Israel não era conhecido como uma terra que tinha um rei, afinal de contas, quem precisaria de um rei, tendo um Deus tão poderoso, né?

Mas como o ser humano nunca está contente e 100% satisfeito com nada, o povo de Israel entrou em uma de querer  se igualar a outros povos, como os filisteus, por exemplo.

Sabe aquele complexo de vira-lata, que faz as pessoas acharem que outros lugares sempre são melhores e nunca conseguem enxergar o que há de bom onde estão? Foi isso o que aconteceu com o povo de Israel.

Era dos Juízes

A rebeldia do povo de Israel

Esse complexo de vira-lata acontecia porque o povo de Israel via outros povos com seus reis. Pense naquela época: os hebreus eram motivos de zombaria, porque não tinham nem um rei nem um deus que pudesse ser visto e tocado.

E aos poucos o povo foi deixando se contaminar pelos costumes de outros povos e começou a querer ser igual. De repente, Deus não é mais um Rei tão bom assim.

Mesmo contrariado, Deus fez a vontade do povo. O mais legal é que em 1 Samuel 8 a gente pode ver exatamente o que Deus falou. Ele alertou o povo sobre o que aconteceria, mas mesmo assim, o povo não mudou de ideia.

Mas a impressão que eu tenho lendo a Bíblia e assistindo à série Reis, no Univer Vídeo, é que o povo agiu igual criança birrenta, sabe?

Sabe quando criança quer alguma coisa e insiste em ganhar dos pais? Ela faz birra, fica emburrada e faz o que puder para conseguir, né?

Então, foi isso o que o povo de Israel fez com Deus, quando quis o primeiro rei de Israel.

Quem foi o primeiro rei de Israel?

O primeiro rei de Israel foi escolhido por Deus e ungido pelo profeta Samuel. A história de como o primeiro rei de Israel foi escolhido é bem legal.

Saul, o primeiro rei de Israel, tinha saído para buscar jumentas. Ele era um homem comum como eu e você, mas ele foi o escolhido por Deus.

“E quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo.” 1 Samuel 9:17

Por isso, até hoje em Israel, Saul é conhecido como o homem que foi buscar jumentas e voltou rei.

Quem era Saul, o primeiro rei de Israel?

A Bíblia fala que Saul era um homem da tribo de Benjamim, a menor tribo de Israel. E se não bastasse, a família dele ainda era a menor de Benjamin.

“Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?”  1 Samuel 9:21

Sabe o que é curioso? A Bíblia conta detalhes da aparência física de Saul. Vê só:

“Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.”  1 Samuel 9:2

Viu só? A Bíblia conta que Saul, o primeiro rei de Israel, era bonito e que não havia homem mais bonito que ele e, ainda por cima era o mais alto de todo o povo.

Então, entendemos que Saul, o primeiro rei de Israel, era um homem daqueles de presença, sabe? Um homem que agradaria aos olhos do povo.

Saul, o primeiro rei de Israel foi aclamado pelo povo. Ele foi visto como a “solução” para os problemas de Israel.  Ele era a resposta de Deus para o povo.

Saul o primeiro rei de Israel

A queda de Saul, o primeiro rei de Israel

Mas, infelizmente, Saul não conseguiu ter um reinado bem-sucedido. Isso porque, ele se perdeu no reinado.

Ele se perdeu, porque deixou o orgulho tomar conta de seu interior. Saul deixou o orgulho entrar e achou que poderia ser rei sem Deus.

E o mais triste é que logo no início do reinado, ele já começa a se perder. Ele toma atitudes que o próprio Deus já havia proibido.

Para você ter uma ideia, logo no segundo ano de reinado, Saul já errou. E o próprio profeta Samuel alertou que o que ele fez não estava de acordo com o que Deus tinha dito.

“Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;”  1 Samuel 13:13

Infelizmente, Saul, o primeiro rei de Israel, que seria uma grande oportunidade para o povo de Israel, se perdeu. A queda dele foi tão grande, que ele chegou a se envolver com bruxaria. Acredita?

A história do primeiro rei de Israel, no Univer Vídeo

Toda essa história, desde o último juiz até o primeiro rei de Israel, está sendo contada na série Reis, uma superprodução.

A série Reis tem mostrado, com riqueza de detalhes, como aconteceu a ascensão e a queda do primeiro rei de Israel.

Na série Reis, a gente vê como é fácil para uma pessoa se perder no poder, deixar Deus de lado e acabar fazendo até mesmo que disse que jamais faria.

Os resumos da série Reis estão disponíveis no Univer Vídeo e são excelentes para a gente entender tudo isso que eu falei aqui, afinal, tudo o que eu falei, não passa de um resumão mesmo.

Rei Saul série Reis

Por que assistir a série Reis, no Univer Vídeo?

  • – Maior facilidade para entender a Bíblia;
  • – Vai te fazer refletir sobre o orgulho;
  • – É pautada na arqueologia e fiel aos detalhes da época;
  • – Conta a história do primeiro rei de Israel;
  • – Mostra o que nunca falaram sobre Saul;
  • – Revela o perigo de colocar o coração em algo, que não seja Deus.

Série Reis, no Univer Vídeo

Como eu disse, os resumos da história do primeiro rei de Israel estão disponíveis no Univer Vídeo. São três temporadas que contam tudo o que Saul passou, quem ele era, como chegou ao reinado e como foi sua queda.

Além disso, na série Reis a gente ainda vê a rebeldia do povo, que eu comentei aqui nesse texto. E já adianto: é triste ver a ingratidão do povo com Deus.

Aliás, o próprio profeta Samuel também sente muito tudo isso e a gente pode ver a bronca que ele dá no povo, mas que não adiantou nada.

Série Reis:  A Decepção

A primeira temporada, chamada de A Decepção, mostra o momento antes do primeiro rei de Israel, quando o povo começa a se decepcionar com Deus, mesmo sem motivos.

É na primeira temporada que a gente vê o povo começar a se unir para pedir por um rei, para desejar que Deus seja “destituído do cargo de rei”.

Nessa temporada, a gente conhece bem quem foi o profeta Samuel, sua família, o profeta Eli e sua família e como vivia tanto o povo de Israel como os outros povos.

Série Reis: A Ingratidão

Já na segunda temporada da série Reis, a gente, finalmente, conhece Saul como o primeiro rei de Israel.

Finalmente a monarquia é inaugurada em Israel e o profeta Samuel consagra Saul como o primeiro rei de Israel.

Na segunda temporada, o clima é agradável, tudo vai de vento em popa e tudo, na verdade está uma maravilha entre o povo, Deus e o primeiro rei de Israel.

Saul em série Reis

Série Reis: A Rejeição

Já na terceira temporada, a gente, infelizmente, começa a ver a queda de Saul, o primeiro rei de Israel.

Eu não vou dar muitos spoilers, porque essa temporada está sendo colocada aos poucos no Univer Vídeo, mas o que eu posso falar é que a gente vai passar a detestar as atitudes de Saul.

Assine Univer Vídeo para assistir à série Reis

Então, já sabe, né? Clique aqui, escolha o seu plano e assista à série Reis para entender a história do primeiro rei de Israel.

Além disso, no Univer Vídeo, você vai encontrar uma infinidade de conteúdos para assistir e manter seu relacionamento com Deus sempre em dia.

De filmes famosos a superproduções Bíblicas, os conteúdos do Univer Vídeo são cheios de ensinamentos para a vida.

Compartilhe em suas redes versículos sobre Saul:

2 Samuel 21:1 Deuteronômio 17:15 1 Samuel 15:23 1 Samuel 15:22 1 Samuel 10:1 1 Samuel 13:13

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!