Conhecendo Israel – Caminhos de Davi

Conhecendo Israel – Caminhos de Davi

Recentemente, o Univer Vídeo lançou a segunda temporada da série Conhecendo Israel. Em Caminhos de Davi, Josi Boccoli mostra como era a vida de Davi, por onde ele andava e onde ele matou Golias.

Mas antes de falar sobre a segunda temporada de Caminhos de Davi, vamos falar um pouco sobre esse rei.

Quem foi Davi na Bíblia?

Davi era o caçulinha. Isso mesmo, ele era o filho mais novo de Jessé, que era da tribo de Judá. Davi era de uma família com posses. Isso porque seu avô era Boaz.

Lembra de Boaz, aquele homem que se casou com Rute? Ele era um homem de muitas posses, tinha campos de trigo e tudo mais. Hoje, em Israel, inclusive, é possível visitar o local onde seriam esses campos.

Boaz era um homem rico, portanto, sua descendência também era. A família de Davi tinha condições econômicas muito boas e seu pai, Jessé, era um homem muito respeitado na cidade.

Eles eram da tribo de Judá e viviam em Belém, onde Davi nasceu. Davi era um jovem pastor de ovelhas. Seus seis irmãos tinham outras profissões.

Dois deles eram do exército, o que nos revela a boa condição financeira da família, já que naquela época, apenas famílias com bastante dinheiro conseguiam ter membros no exército.

Os outros irmãos não eram do exército, porque, segundo os estudos arqueológicos, ainda não tinham idade suficiente, mas estavam em treinamento.

Davi, por sua vez, era o filho responsável por cuidar do rebanho do pai. Ele era o mais novo e o que se sabe sobre sua aparência é que Davi era ruivo e que era formoso.

“Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença) {…}”  1 Samuel 16:12

A história de Davi

História de Davi: o jovem pastor de ovelhas

A história de Davi nos mostra que ele era um exímio pastor de ovelhas. Ele cuidava dos animais com muito carinho e dedicação. Por isso, até chegou a urso e leão com as próprias mãos.

“Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho. Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.”  1 Samuel 17:34,35

Então, podemos dizer que a história de Davi nos mostra que ele era jovem, destemido e fiel a Deus, mesmo que ninguém acreditasse em seu potencial.

Saul, o primeiro rei de Israel não tinha mais a aprovação de Deus. Por isso, Ele enviou Samuel para a cidade de Jessé, dizendo que entre os filhos dele estaria o próximo rei.

Quando Jessé ficou sabendo, certamente ficou feliz e chamou seus filhos. Homens fortes, altos e do exército, mas Deus não os aceitou, porque não eram eles os escolhidos.

“Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”  1 Samuel 16:7

O profeta Samuel viu todos os filhos de Jessé e nenhum deles foi o escolhido. Então, Jessé se lembrou de Davi, falou dele e mandou o chamar. Entendeu como Davi era esquecido até pelo pai?

Quando Davi chegou, Samuel teve a confirmação de que ele era o escolhido de Deus e, então, começa a história de Davi.

“Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.”  1 Samuel 16:13

E, embora ninguém acreditasse, ele foi escolhido por Deus.

Davi pastor de ovelhas

A história de Davi e Golias

A história de Davi e Golias é uma das mais conhecidas da Bíblia. Quem nunca ouviu que um jovem derrotou um gigante com apenas uma pedrinha.

Para você entender mais sobre esse episódio da história de Davi, vou contar como tudo aconteceu.

Golias, o gigante, que ao contrário do que as pessoas pensam, não era um monstro, mas talvez até uma pessoa que sofresse com gigantismo, afrontava o povo de Israel, ao lado de seu exército, o exército filisteu.

Eles estavam no monte de Socó, enquanto Saul e as tropas de Israel estavam no Vale do Elah. Quando Davi chegou, os soldados estavam enfileirados e não havia, sequer, um que tivesse coragem de enfrentar Golias.

Então, começa a história de Davi que ficou tão famosa. Davi, um jovem rapaz, pequeno e desacreditado, colocou-se à disposição para enfrentar Golias.

Saul tentou colocar sua armadura nele, mas você deve imaginar que não coube, né? Afinal de contas, Saul era o homem mais alto de Israel e Davi um simples jovem.

Davi, então, pega cinco pedrinhas e utiliza apenas uma para derrubar o gigante e em seguida, corta a cabeça de Golias, derrotando, assim, os filisteus. É importante lembrar que nesse momento, Davi já havia sido ungido por Deus, mas ainda não era rei.

A história de Davi é cheia de capítulos e é uma das mais belas da Bíblia. Mesmo depois de ter sido ungido, ele não tomou posse do trono, porque tinha respeito por Saul.

Saul, por sua vez, marcou a história de Davi o perseguindo, querendo o matar e cheio de ciúmes de Davi.

Mas Deus o guardou por onde ia, porque ele seria usado por Ele na terra de Israel.

Mais tarde, como rei, Davi erra contra Deus e fica provada a diferença dele e Saul, mas sobre isso, podemos falar em outro dia aqui no blog. O que acha?

Davi enfrentou Golias

O que aprender sobre a história de Davi?

A história de Davi é cheia de aprendizados. Isso porque a vida dele reserva lições desde muito antes de ser rei.

Como já disse. A história de Davi é marcada pelo momento em que ele mata urso e leão com as próprias mãos. O que isso nos ensina?

Que nossos problemas, as afrontas e os “leões” da vida são para a gente vencer. Com Deus é possível vencer todos eles, independentemente do nosso tamanho, diante deles.

Outro ponto muito importante na história de Davi é que embora ninguém acredite em nós, que não haja sequer uma pessoa que confie em nosso potencial ou que até mesmo nossa família não se importe, Deus se importa.

Deus é especialista em pegar pessoas comuns e transformá-las em pessoas honrosas e honradas por Ele e a história de Davi nos mostra exatamente isso.

Além disso, a história de Davi ainda nos revela que os gigantes que afrontam nossa vida são um “prato cheio” para Deus mostrar Seu poder em nossas vidas.

Conhecendo Israel – Caminhos de Davi, no Univer Vídeo

A história de Davi e por onde ele passava foi mostrada por Josi Boccoli, na segunda temporada de Conhecendo Israel.

Na temporada Caminhos de Davi, Josi mostra detalhes por onde a história de Davi foi marcada e as evidências arqueológicas que comprovam que Davi existiu e foi importante na história de Israel.

Ao longo dos episódios, você vai se sentir na Terra Santa, conhecendo os locais mais importantes da história de Davi, um dos reis mais queridos de Israel.

Conhecendo Israel - Caminhos de Davi

Por que assistir à segunda temporada de Conhecendo Israel?

  • – Mostra detalhes da Terra Santa;
  • – Revela detalhes que comprovam que a Bíblia é verdadeira;
  • – Ajuda a entender melhor a Bíblia;
  • – Mostra a história de um dos reis mais queridos de Israel;
  • – Valoriza a Palavra de Deus;
  • – É original Univer Vídeo.

Conhecendo Israel com Josi Boccoli

Josi Boccoli é brasileira e mora em Israel há muitos anos. Uma mulher de fé, Josi consegue nos mostrar detalhes da Terra Santa de uma maneira leve, descontraída e cheia de fé.

Na primeira temporada de Conhecendo Israel, Josi mostrou como é o Muro das Lamentações, onde fica o Monte das Oliveiras, como é Cidade de Davi, onde fica o Túnel de Ezequias e o Tanque de Siloé e explicou o que é Arco de Robinson.

Por isso, podemos dizer que Conhecendo Israel é um verdadeiro turismo espiritual pela Terra Santa.

Conhecendo Israel - Caminhos de Davi

Assine Univer Vídeo para assistir Conhecendo Israel

Conhecendo Israel está disponível no Univer Vídeo é um sucesso na plataforma. Para assistir é bem simples.

Você só precisa clicar aqui e escolher um plano que faça sentido para você e sua família. Fazer uma assinatura do Univer Vídeo é muito fácil e leva apenas alguns minutos.

Além disso, no Univer Vídeo você ainda vai ter acesso a uma infinidade de outros conteúdos tão bons quanto Conhecendo Israel.

Entre os títulos disponíveis no Univer Vídeo estão: À Procura da Felicidade, Livro de Eli, Ressurreição e Desafiando Gigantes.

Ademais, o Univer Vídeo ainda possui uma infinidade de conteúdos originais para você se inspirar e aprender mais sobre a Palavra de Deus.

Está esperando o que? Clique aqui e faça parte da maior plataforma de streaming cristão do Brasil.

Compartilhe em suas redes versículos sobre Davi:

1 Samuel 16:12 2 Samuel 8:15 Atos dos Apóstolos 13:23 1 Samuel 17:45 1 Samuel 18:12 Atos 13:22

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!