A História de Davi e os seus ensinamentos

A História de Davi e os seus ensinamentos

Você sabe quem foi Davi e o quanto ele foi importante para o povo de Israel? É inegável que a história de Davi é uma das mais conhecidas da Bíblia, né? Afinal de contas, Davi derrotou um gigante com uma pedrinha.

Mas você conhece a história de Davi? Você sabe quem ele foi e como era sua vida? 

A história de Davi

Provavelmente, você conhece a história de Davi, a partir da perspectiva dele matando Golias, certo?

Mas a realidade é que a história de Davi tem muito mais detalhes do que a batalha entre ele e o soldado filisteu. A história de Davi, na verdade, é cheia de detalhes que a gente pode aprender muito.

A história de Davi conta que ele era um excelente pastor de ovelhas. Era ele quem cuidava do rebanho de seu pai. E isso pode ter um motivo, sabia?

Davi era um filho “bastardo”. Ou seja, ele era filho de outra mãe. Seus irmãos não eram filhos de sua mãe. Isso fazia com que seus irmãos o rejeitassem, humilhassem e até agredissem o jovem Davi. 

Por isso, provavelmente, Jessé, seu pai, o colocava para cuidar das ovelhas para que ficassem o maior tempo possível longe dos irmãos, evitando que ele fosse espancado, já que era o mais novo. 

Então, ele era um pastor de ovelhas que se dedicava muito no que fazia. Enquanto alguns de seus irmãos estavam no exército, ele era o servo de sua casa, cuidando das ovelhinhas de seu pai e até mesmo levando comida para os irmãos. 

Além disso, a história de Davi nos mostra que ele era um jovem muito temente a Deus. Ele tinha um relacionamento muito bonito com Ele. Tanto é que boa parte dos salmos foi escrito por ele. 

Ele era um jovem fora da média, sabe? Ele tinha um relacionamento tão lindo com Deus, que foi considerado um homem que tinha o coração segundo o coração de Deus. Não é demais?!

A história de Davi nos mostra que ele era tão acima da média, que cuidando das ovelhas de seu pai, matou leão e urso com as próprias mãos. Vê só:

“Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho. Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.”  1 Samuel 17:34,35

Davi o pastor de ovelhas

Por que Davi foi escolhido?

A história de Davi não começa “do nada”.  Ele foi escolhido por Deus, após Saul, o primeiro rei de Israel, ter se perdido em seu reinado.

Saul, inicialmente, era um rei aclamado, que seguia as ordens de Deus e que fazia o que Ele ordenava, mas o orgulho tomou conta dele. Ele começou a olhar para o título e se achar  autossuficiente. E esse foi o seu grande erro. 

Quando Saul começa a achar que pode fazer as coisas sozinho, ele é rejeitado por Deus. Isso porque, Deus procura, sempre, alguém que O obedeça, o que passou a não ser o caso de Saul. 

Por isso, quando Saul foi  rejeitado, Deus falou com o profeta Samuel e disse que escolheria um novo rei para Israel (Veja em 1 Samuel 16). 

E sabe o que é o mais legal na história de Davi? É que ele nos mostra que mesmo quando ninguém acredita em nós, Ele acredita. Te explico o por quê.

Quando Samuel foi em busca do novo rei, Jessé colocou todos os filhos à disposição e adivinha quem ficou de fora? Exatamente! Davi. 

Nem mesmo o seu pai falou dele e o colocou à disposição para ser escolhido como o próximo rei de Israel, aquele que seria o sucessor de Saul

Mas como Deus não trabalha como nós, seres humanos, costumamos trabalhar,  olha o que Ele disse: 

“Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”  1 Samuel 16:7

Quando Jessé se deu conta que faltava Davi, mandou o chamar, mas ninguém creditava que ele seria o próximo rei de Israel. Até porque, os irmãos de Davi eram do exército. Portanto, havia pessoas “mais capazes”.

Mas no instante em que Samuel viu o jovem e franzino Davi, Deus confirmou que ele seria o seu escolhido e ali começou uma nova fase na vida de Davi. 

“Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.”  1 Samuel 16:13

E, embora ninguém acreditasse, ele foi escolhido por Deus. 

Davi e a sua harpa em série Reis

A história de Davi e o ciúme de Saul

Mas o reinado de Davi não começou imediatamente após sua consagração. Davi teve de enfrentar muita luta e perseguição.

Isso porque a história de Dai nos mostra que Saul, apegado ao título de rei, mesmo sabendo que já não era mais escolhido por Deus, passou a ter muito ciúmes de Davi.

A ponto de persegui-lo para matá-lo. Pense só. Ele tinha tanto ciúme e apego ao trono que tentou matar um escolhido de Deus.

Mas o coração de Davi era tão puro que, mesmo ele sendo perseguido, mesmo ele tendo de fugir de sua terra para sobreviver, nunca sequer ousou levantar a mão contra Saul, porque o respeitava como rei. 

O pecado que marcou a história de Davi

Apesar de Davi ter sido um homem que teve o coração segundo o coração de Deus, ele não esteve imune ao erro.

A história de Davi conta que um belo dia, ele não foi à guerra. Ele ficou em casa e deixou que os soldados fossem em seu lugar. E essa foi a brecha que o diabo precisava.

Isso porque de sua casa, pode ver Bate-Seba tomando banho, uma mulher que Bíblia relata como uma mulher muito formosa. Essa mulher chamou a atenção de Davi.

Mas, o problema é que ela pertencia a outro homem, como uma mulher casada, mas isso não impediu Davi deitar-se com ela. E sabe o que foi pior? Ela ficou GRÁVIDA. 

Davi errou e tentou encobrir o seu erro, mas se você ler o capítulo 11 de 2 Samuel vai ver o que ele fez para tentar encobrir o seu pecado.

Mas sabe qual foi a grande diferença entre Davi e Saul? O salmo 51. 

Apesar de os dois terem pecado contra Deus, somente um se arrependeu. Saul, por exemplo, no fim de sua vida, se envolveu com bruxaria, mas não se arrependeu.

Já a história de Davi mostra que ele foi humilde para reconhecer que errou.

“Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.” Salmos 51:4

Por isso, a diferença entre os dois é tão gritante. Um não se arrependeu de seus erros, enquanto o outro não hesitou em confessá-los.

Rei Davi em série Reis

A história de Davi no Univer Vídeo

Toda a história de Davi deve chegar, em breve, ao Univer Vídeo. É isso mesmo o que você leu. Você vai poder assistir à história de Davi, no Univer Vídeo. 

A série Reis acabou de lançar a quarta temporada, na Record TV, que vai mostrar a história de Davi, mesmo antes de matar Golias ou até mesmo ser coroado rei.

Na quarta temporada, a gente vai conhecer mais da história de um dos reis mais queridos de Israel. 

Mas a boa notícia é que, em breve, a quarta temporada chegará ao Univer Vídeo e se juntará às outras três temporadas já disponíveis no Univer Vídeo!

Enquanto ainda não recebemos a história de Davi, você já pode assistir aos resumos das temporadas 1, 2 e 3, para entender em qual contexto Davi é escolhido por Deus.

Os resumos das temporadas “A Decepção”, “A Ingratidão” e “A Rejeição”, estão disponíveis para a gente compreender tudo o que aconteceu em Israel do primeiro rei de Israel à história de Davi. 

Por que assistir à série Reis, no Univer Vídeo?

  • – Mostra a história de Israel;
  • – Revela detalhes desconhecidos sobre a história de Davi;
  • – Reserva grandes ensinamentos para a vida;
  • – Detalha a vida e o reinado de Saul;
  • – Valoriza a Palavra de Deus;
  • Ajuda a entender melhor a Bíblia.

a história de Davi

Assine Univer Vídeo para conhecer a história de Davi

Como dissemos, em breve, a história de Davi chegará ao Univer Vídeo. Por isso, é FUNDAMENTAL que você esteja preparado, né?

Então, para não perder nenhum detalhe da história de Davi e ainda entender qual era o contexto de Israel naquela época, você precisa de uma assinatura do Univer Vídeo.

Mas para além dos conteúdos sobre Davi, o Univer Vídeo também conta com mais de 10 mil horas que já contam um pouco da história da Davi, mas também sobre outros temas importantes para sua vida espiritual.

Com séries, filmes e palestras, o Univer Vídeo é a única plataforma que pode mesmo te ajudar em seu desenvolvimento espiritual. 

Então, clique aqui, escolha um plano que faça sentido para você e sua família e assine. 

Compartilhe em suas redes alguns versículos escritos por Davi:

Salmos 37:7 Salmos 142:5 Salmos 144:15 Salmos 146:2 Salmos 23:1 Salmos 141:1

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!