O que é ser uma mulher sábia na prática?

O que é ser uma mulher sábia na prática?

Você já ouviu dizer que a mulher sábia edifica sua casa? Hoje, vamos te explicar o que isso significa na prática. 

Infelizmente, esse assunto é muito mal interpretado e muitas mulheres acabam não desempenhando o papel que Deus idealizou para a mulher e, sobretudo, para o seu lar. 

Por isso, este texto é para falar sobre o assunto de uma maneira simples, mas muito didática.

O papel da mulher sábia 

Deus valoriza muito o papel da mulher e, sobretudo, a mulher em si. Engana-se quem acha que a Bíblia é machista. Pelo contrário, a Bíblia valoriza e muito a mulher

Mas hoje, especificamente, vamos falar sobre o papel dela em seu lar. A Bíblia nos mostra que a mulher sábia abençoa o seu lar. Veja só.

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Provérbios 14:1

A mulher sábia edifica o seu lar e isso significa que a harmonia na casa, o bom relacionamento entre as pessoas e o bom clima vêm da mulher.

Repare: se a mulher está brava, chateada ou simplesmente não está em um dia bom, toda a casa é afetada. O marido é afetado, os filhos estranham e todo o lar passa a não estar 100% bem. 

Por isso, a Bíblia diz que a mulher sábia edifica o seu lar. Mas o que isso significa na prática? 

Ser uma mulher sábia e que edifica o seu lar está além de apenas comportamento. Na verdade, a mulher só consegue ser sábia e edificar a sua casa, se ela conhecer a Deus. Veja só o que a Bíblia diz:

“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.” Provérbios 31:30

Em Provérbios 31, podemos ver o que uma mulher virtuosa é capaz de fazer em seu lar. Isto é, além de edificar seu lar, ela também está atenta ao que acontece em seu lar. 

Aliás, em provérbios 31, a gente vê que a mulher virtuosa não é preguiçosa, é sábia, é uma mulher que se cuida, cuida dos seus e está sempre disposta a servir.

a mulher sábia edifica

Sendo uma mulher sábia na prática

Para colocar em prática o que a Bíblia fala, é preciso que a gente examine com cuidado. Então, bora fazer isso?

A Bíblia fala que a mulher sábia edifica seu lar. Edificar vem da edificação, ou seja, constrói. Portanto, podemos dizer que a mulher sábia constrói seu lar. Pegou a visão?

Então, com suas atitudes, podemos dizer que a mulher sábia constrói o lar que deseja. Seja um lar que vive em plena harmonia ou um lar que está cheio de brigas. Tudo isso porque é a mulher quem dita as regras.

E você pode estar aí pensando: “Mas e por que o homem não tem essa missão”. Bom, nós sabemos da influência que a mulher tem sob o homem. Um exemplo claro disso é que foi Eva quem convenceu Adão a comer do fruto proibido.

Além disso, a Bíblia fala que a mulher sábia é capaz de santificar o marido.

Ou seja, uma mulher de Deus, que é casada com um homem que não tem a mesma fé, consegue levar o seu Deus a ele. 

“Porque o marido descrente é santificado pela mulher” 1 Coríntios 7:14

Então, a mulher tem uma influência grande e tem, naturalmente, um dom para lidar com as pessoas. Mas isso deve ser trabalhado com Deus.

Na prática, uma mulher sábia não briga por pouca coisa. Ela não faz caso de coisas que são irrelevantes. Ela é uma mulher agradável. 

Por outro lado, como a Bíblia mostra, a mulher tola destrói a casa com as próprias mãos. Infelizmente, temos visto muitas mulheres que têm agido como tolas e destruindo suas casas e, consequentemente, suas famílias.

Ou seja, enquanto a mulher sábia luta para manter a harmonia em seu lar, cuida de seu marido e filhos e não é uma mulher “chatinha”, a tola não sabe lidar com sua família, com as diferenças e não faz questão de manter um bom convívio.

a mulher sábia edifica o lar

Exemplos de mulheres sábias, no Univer Vídeo

A Bíblia nos mostra muitos exemplos que podem inspirar as mulheres a serem essa mulher sábia. No Univer Vídeo, você encontra vários conteúdos, inspirados nessas mulheres, para você aprender mais. Vamos falar de alguns deles.

Mulher sábia: Lia

A história de Lia é uma das mais belas da Bíblia. Ela era filha de Labão e foi dada em casamento por seu pai a Jacó. Mas o ponto é que Lia não era amada por Jacó. Na verdade, Jacó amava sua irmã, Raquel. 

Mas como Jacó já tinha trabalhado por 7 anos para casar-se com Raquel, Labão deu Lia em casamento, para que Jacó continuasse trabalhando para ele por mais 7 anos.

Então, Lia teve de se casar com um homem que ela amava, mas não era correspondida. E para piorar a situação, quando Jacó casou-se com Raquel, passou a provocar a irmã.

Imagine a situação de Lia. Ela era casada com um homem que não a amava e ainda tinha de aguentar sua própria irmã casada com ele a provocando. Imaginemos que não deve ter sido nada fácil.

Mas a Bíblia nos mostra que Lia foi uma mulher sábia. As escrituras não mostram que ela resmungava ou pagava com a mesma moeda. Pelo contrário, Lia louvava a Deus e cuidava de seus filhos fazendo o melhor que podia.

Essa atitude de Lia foi tão recompensada por Deus que ela deu a luz a muitos filhos e depois ainda teve o amor de seu marido. 

A minissérie Lia, disponível no Univer Vídeo, conta essa história de uma forma bem simples, detalhada e de uma maneira que a gente consegue entender a dor dessa mulher. Vale a pena assistir. 

Lia

Mulher sábia: Ester

Lembra que nós falamos que a mulher tem uma grande influência sob o homem? A Bíblia nos mostra, pela história de Ester, que a mulher sábia edifica seu lar e também edifica uma nação inteira. 

Em seu reinado, Ester foi uma mulher muito usada por Deus para livrar o povo de Israel. Isso porque, quando ela tornou-se rainha, um decreto foi baixado na terra de Israel, determinando que os judeus fossem mortos.

Mas Ester, que era judia, ouviu essa determinação, entristeceu-se e agiu para ajudar seus irmãos da fé. 

Então, com sua influência, Ester persuadiu o rei, seu marido, para que o decreto fosse destituído e o povo de Deus fosse livre. Lembra quando eu disse que a mulher tem forte influência sob o marido?

A Rainha Ester

Mulher sábia: Mulher V

Além das histórias de grandes mulheres de fé, no Univer Vídeo também é possível encontrar um conteúdo para quem deseja tornar-se essa mulher sábia.

O conteúdo Mulher V estuda as características da mulher virtuosa, descrita em Provérbios 31, que já citamos nesse texto.

Ao longo dos episódios, mulheres de fé e que têm vivido os ensinamentos na prática, falam sobre a mulher sábia e como é possível tornar-se essa mulher. 

Este é um conteúdo inspirado no livro A Mulher V, de Cristiane Cardoso e que também é pautado no capítulo 31 de Provérbios. 

Mulher V - Série disponível no Univer Vídeo

A mulher tola 

Além dos exemplos de mulheres sábias, o Univer Vídeo também mostra exemplos de mulheres tolas, para que a mulher aprenda como não ser.

Na série Jezabel, a gente vê uma mulher cheia de rancores e traumas que dedica seus dias para ser uma mulher tola.

Além de não conhecer a Deus e cultuar outros deuses, Jezabel ainda foi uma das responsáveis pela decadência moral e espiritual de Israel na época em que foi rainha, ao lado de seu marido, Acabe.

Ela era uma mulher ruim, daquelas megeras mesmo, sabe?! Ela, com certeza, é um exemplo do que não fazer e como não agir em casa.

Raquel, a irmã de Lia, que já citamos nesse texto, também não foi uma mulher sábia. Pelo contrário, ao invés de se preocupar em agradar a Deus, Raquel gastava seus dias para tornar a vida irmã mais difícil. 

Jezabel novela Univer Vìdeo

Assine Univer Vídeo seja uma mulher sábia

Como já dissemos, todos esses exemplos estão no Univer Vídeo para que a mulher seja sábia. Afinal de contas, todos saem ganhando, tanto a mulher quanto os que estão ao seu redor.

Então, se você desejar tornar-se uma mulher sábia com Deus, com você e com as pessoas ao seu redor, saiba que o Univer Vídeo é o local ideal para isso.

Além desses conteúdos, estão disponíveis outros filmes, séries e palestras para que você seja a mulher que Ele espera que você seja.

A Meditação da Palavra, por exemplo, é excelente para as mulheres que desejam entender melhor a Bíblia e extrair ensinamentos valiosos para que se tornem mulheres sábias.

Clique aqui, escolha um plano que faça sentido para você e sua família e faça sua assinatura.

Compartilhe em suas redes versículos sobre a mulher sábia:

Provérbios 19:14 Provérbios 14:1 Provérbios 12:4 Provérbios 31:10 1 Coríntios 11:11 Rute 3:11

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!