Guia para ter um relacionamento com Deus

Guia para ter um relacionamento com Deus

“Como ter um relacionamento com Deus?”. Essa pergunta permeia a mente de muitas pessoas, que possuem várias dúvidas sobre um relacionamento com Deus. Se esse é o seu caso, fique aqui, porque esse texto é para você. 

Para muitas pessoas, relacionar-se com alguém invisível não parece ser algo palpável. Portanto, quando falamos em ter um relacionamento com Deus, muitas pessoas acabam ficando com dúvidas.

Então, esse texto será como um guia definitivo para você entender o que é ter um relacionamento com Deus e como isso muda completamente a sua vida. 

Afinal, o que é ter um relacionamento com Deus?

Como o próprio nome sugere, o relacionamento com Deus é mesmo um relacionamento. Para você entender, pense neste exemplo:

Um homem e uma mulher se conhecem, por meio de amigos em comum. As ideias batem, eles se encaixam e decidem seguir em um relacionamento amoroso.

É natural e, sobretudo, esperado, que os dois passem seus dias com bastante companheirismo, diálogo e parceria, certo?

Se esse relacionamento evoluir para um casamento, por exemplo, é normal que os dois se falem todos os dias, perguntem o que gostam, o que desejam e tenham um relacionamento saudável.

Mas, se o casal passa a não ter diálogo, se afasta ou até mesmo só tem esforço por parte de uma pessoa, o casamento começa a ficar desgastado, até o ponto em que terminará em divórcio, certo?

Com Deus é a mesma coisa e segue a mesma lógica, é preciso empenho, assim como um relacionamento entre homem e mulher.

A pessoa que deseja ter um relacionamento com Deus deve saber que vai exigir empenho, dedicação e, sobretudo, consideração.

Assim como o marido não passa um dia sem falar com sua esposa, a pessoa que tem um relacionamento com Deus também não deve ficar um dia sem falar com Ele.

Da mesma forma que a esposa empenha-se em fazer o melhor para o seu marido, o ser humano também deve fazer o melhor para agradar a Deus. 

Como era antigamente 

No Antigo Testamento, vemos que não era todo mundo que poderia ter acesso a Deus. Na verdade, apenas o sumo sacerdote poderia entrar na presença dEle. 

O sumo sacerdote falava com Deus apenas uma vez por ano, quando ia ao Santo dos Santos oferecer sacrifícios a Deus, em favor do povo de Israel. 

Mas por que isso acontecia? Deus era mal e não deixava qualquer pessoa ter contato com Ele?

A resposta é simples: o ser humano não é digno de ter acesso a Deus, por isso, o sumo sacerdote era o responsável por fazer essa ponte entre Deus e o homem, pois Deus é Deus.

Deus é sério, é Soberano e o ser humano precisa, sobretudo, entender que Ele é Deus e está acima de todos nós. 

Jesus veio para mudar o relacionamento com Deus 

Mas Jesus, o filho de Deus, veio ao mundo e mudou a forma como o ser humano se relaciona com Deus. 

Isso porque o Seu Sacrifício deu acesso do ser humano a Deus. Mas como isso aconteceu? Vamos te explicar.

Quando Jesus se entregou e foi morto por pecados que não cometeu, o véu do templo se rasgou. 

“E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;”  Mateus 27:51

O véu sendo rasgado significa que Jesus deu a oportunidade ao ser humano e que ele pode, a partir do sacrifício de Jesus, ter acesso a Deus.

Então, depois do sacrifício de Jesus, o ser humano pôde ter um relacionamento com Deus e passou a não precisar mais de um intermediador ou uma ponte.

Ou seja, com o sacrifício de Jesus, pudemos ter acesso ao Criador e, finalmente, ter um relacionamento com Ele. 

Então, como ter um relacionamento íntimo com Deus?

Como o próprio nome diz, relacionamento íntimo significa intimidade. Ou seja, o ser humano tem um relacionamento com Deus baseado na intimidade.

Para além de um relacionamento raso, um relacionamento com Deus precisa ser íntimo, pois, assim, será duradouro.

Por isso, a pessoa precisa dedicar-se mais nesse relacionamento, pois Deus já conhece o íntimo das pessoas, mas as pessoas não conhecem o íntimo de Deus.

Para conhecer a intimidade de Deus, no entanto, é preciso dedicar-se e estar preparado para conhecer mais de Deus. Mas como fazer isso? Nós te explicamos:

Relacionamento com Deus: não trate como 193

Orar é falar. Falar com Deus todos os dias, todos os momentos e ter um diálogo forte com Deus. 

Mas orar não apenas para pedir. Infelizmente, muitas pessoas tratam a oração a Deus como o 193, ou seja, como uma ligação que se faz para os bombeiros em momentos de dificuldade.

Algumas pessoas só oram a Deus quando estão passando por dificuldades, para pedir socorro a Deus. 

Mas a verdade é que um relacionamento com Deus não deve ser baseado apenas em orações em que se vai pedir algo a Ele. Quem tem um relacionamento com Ele sabe da importância do diálogo simples e sincero. 

Ter um relacionamento com Deus quer dizer que o ser humano tem de orar, também, para agradecer, para louvá-lO pela vida, pelas bênçãos e por tudo o que acontece, seja bom ou ruim.

Orar para Deus

Relacionamento com Deus: leia a Bíblia

Quando uma pessoa ora, ela está falando com Deus, mas quando lê a Bíblia, é o momento de Deus falar com ela. 

Por isso, é muito importante que a pessoa dedique-se a ler a Bíblia. Afinal de contas, a Bíblia é a Palavra de Deus, é o pensamento dEle. 

Portanto, quando uma pessoa lê a Bíblia, ela está conhecendo o pensamento de Deus, vendo o que Ele quer, promete e espera do ser humano. 

Então, o relacionamento com Deus também exige que a pessoa leia a Bíblia com frequência, pois só assim é que ela vai conhecer o que Ele espera dela, enquanto serva de Deus.

Estudar a Bíblia

Relacionamento com Deus: vá à igreja 

Quando você ama uma pessoa, mora com ela, certo? Quando considera alguém, costuma frequentar sua casa, correto? E por que com Deus seria diferente?

É importante que a pessoa vá à Sua casa, como sinal de respeito, reverência e consideração a Deus.

Talvez, você não seja uma pessoa que frequente uma igreja com frequência e esteja falando: “Para ter um relacionamento com Deus, não preciso ir à igreja, porque Ele não habita em templos feitos por homens”.

Mas, meu caro amigo leitor, eu preciso dizer que você se enganou. No passado, Deus escolheu o tabernáculo para habitar entre o seu povo, né?

Era lá onde as pessoas entregavam seus sacrifícios e eram socorridas em seus momentos de aflição. 

Hoje em dia, não é diferente. A igreja é o local onde as pessoas vão para encontrar a Deus e congregar juntos. 

É claro que, como a Bíblia fala, se houver duas ou mais pessoas reunidas em Seu nome, Ele estará, independentemente se é ou não uma igreja.

Mas a igreja desempenha um papel fundamental para as pessoas, tanto pelo socorro do aflito, mas também no contato com outras pessoas e, sobretudo com Deus.

Afinal de contas, orar em casa não é a mesma coisa. Orar em casa tem a interferência de familiares, dos cachorros, do carro do churros que passa na rua. Enfim, são muitas distrações. 

Mas quando se está na igreja, há muito mais concentração, há muito mais foco e, consequentemente, as pessoas conseguem desenvolver melhor o relacionamento com Deus. 

Motivos para ter um relacionamento com Deus:

  • – Fé para vencer os problemas;
  • – Salvação eterna;
  • – Vida com mais perspectiva de futuro;
  • – Ajuda para enfrentar as adversidades da vida;
  • – Tem alguém a quem recorrer;
  • – Vida mais feliz.

Conteúdos do Univer que te ajudam no relacionamento com Deus

O Univer Vídeo é cheio de conteúdos que podem te ajudar a estreitar o seu relacionamento com Deus. 

Nas mais de 10 mil horas de conteúdos disponíveis no Univer Vídeo, você vai encontrar o que há de melhor para te ajudar em seu relacionamento com Deus. 

A Meditação da Palavra, por exemplo, é um conteúdo excelente para você meditar na Bíblia e aproveitar para entender o que Ele espera de você. 

Além disso, outros conteúdos como as palestras do Templo de Salomão, documentários exclusivos e séries são excelentes para estreitar o relacionamento com Deus. 

Assine Univer Vídeo para investir em seu relacionamento com Deus

Como já dissemos, o Univer Vídeo é repleto de conteúdos que podem te ajudar a desenvolver o seu contato com Deus.

Mas o que ainda não dissemos é que o Univer Vídeo é a única plataforma que realmente pode te ajudar nisso. 

Com mais de 10 mil horas de conteúdos, você terá acesso ao melhor do conteúdo cristão, que pode ser assistido por toda a família, pois está 100% alinhado com a sua fé.

Além disso, a assinatura de apenas R$18,90/mês, nem deveria ser considerada um gasto, mas um investimento em sua fé e relacionamento com Deus.

Então, clique aqui, escolha um plano que faça sentido para você e sua família e comece a investir em seu relacionamento com Deus.

Compartilhe em suas redes versículos sobre relacionamento com Deus:

1 Tessalonicenses 5:16-18 Mateus 18:20 Mateus 6:6 Tiago 4:8 Jeremias 33:3 Provérbios 1:7

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!