Você já ouviu falar sobre o morno espiritual? Uma pessoa que é morna espiritualmente pode ter vários problemas em sua vida e, principalmente, em sua espiritualidade.
É sobre isso que vamos falar nesse texto e esperamos poder te ajudar a entender como a mornidão espiritual é ruim e precisa ser mudada.
Sabe aquela expressão “não está lá e nem cá”? Então, o morno espiritual se enquadra nessa classificação.
Isso porque o morno espiritual não está nem quente em sua fé, nem frio. Ou seja, não é um cristão verdadeiramente envolvido com Deus, nem é um cético ou afastado de dEle.
O morno espiritual frequenta uma igreja, está todos os domingos no culto pela manhã, às vezes, até mesmo faz parte de um grupo da igreja, mas não está próximo de Deus, realmente.
Ou seja, o morno espiritual tem a aparência de que está bem e na fé, mas, na verdade, não está.
Para você entender: pense em um café. Uma xícara linda, daquelas que estão na moda e que tem parede dupla, sabe qual é? Então, pense em um café nessas xícaras.
Imagine que você está cansado, naqueles dias de friozinho gostoso e decide tomar um café. Quando vai tomar o café que estava naquela xícara linda, no entanto, percebeu que estava morno.
Não estava quente e não estava frio. Pelo contrário, ele não sabia o que era. Não sabia se seria quente ou frio.
Imagine a decepção em ver que o seu café, naquela linda xícara, estava morno. Não dá para beber. O café não serve mais para nada, até porque as pessoas tomam café quente e até gelado (que está na moda), mas não tomam morno. Simples assim.
E esse é justamente o problema. Em algum momento, o morno espiritual vai parar de “prestar” para algo.
Não porque Deus vai rejeitar e/ou expulsar a pessoa da igreja, mas porque ela simplesmente pode não conseguir se esquentar novamente e tende a se esfriar ainda mais.
Na carta do Apocalipse à igreja de Laodicéia, o Senhor Jesus alertou a cidade sobre sua mornidão espiritual. Veja só o que Jesus disse:
“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!” Apocalipse 3:15
Viu só? Jesus disse “quem dera fosse quente ou frio”. Por que será que ele disse isso?
Se pensarmos bem, vamos ver que algo quente é excelente e ótimo, especialmente quando se trata de alimentos, por exemplo, mas também para a condição espiritual de alguém.
O frio, por sua vez, pode se esquentar, certo? Um líquido frio pode tornar-se quente, ele pode, inclusive, ferver.
Mas e o morno? O que vai acontecer com o morno? Se ele não esquentar, continuará morno e evoluirá para frio.
Logo, Deus também não se agrada de ver um morno espiritual. Assim como você não gosta de café morno, Deus também não se agrada em ver um morno espiritual.
A mornidão espiritual é um problema que afeta os servos de Deus desde a Laodicéia, a igreja do Apocalipse, até os dias de hoje.
Infelizmente, muitos cristãos, hoje em dia, vivem em uma mornidão espiritual. Frequentam a igreja com bastantes dias da semana, alguns vão à igreja todos os dias, mas estão mornos espiritualmente.
Não leem a Bíblia, aliás, leem apenas quando estão na igreja. A oração das pessoas que vivem em mornidão espiritual, por exemplo, não é uma oração pensada ou cheia de verdade. O morno espiritual apenas repete palavras sem pensar.
E esse tem sido um problema bastante comum para os cristãos. Com tantas responsabilidades, com tanta correria e com tantas distrações, o ser humano vive em uma crescente de mornidão espiritual.
As pessoas estão deixando de lado as coisas que realmente importam para perder tempo com o que não vai levar a nada. Aliás, vai levar sim, mas à mornidão espiritual.
Muitos deles vão à igreja, tentam orar, se concentrar no que está sendo dito, mas a mornidão não os permite ter uma fé definida e quente.
A boa notícia é que o morno espiritual pode tornar-se quente novamente. Assim como um leite pode ser esquentado novamente, uma pessoa morna espiritual pode tornar-se quente.
Para isso, vai precisar que a pessoa esteja decidida em voltar a ser quente. Vai precisar comprometer-se em fazer o que é certo para voltar ao estágio de proximidade com Deus e, consequentemente, deixar de ser morno.
Portanto, a pessoa precisa estar próximo de Deus para voltar a ser quente e largar a mornidão espiritual.
Ou seja, uma pessoa que deseja ser quente espiritualmente precisa entender que é necessário que ela dedique-se em fazer o que é certo aos olhos de Deus.
Ou seja, orar realmente pensando no que está dizendo, ler a Bíblia e fazer o que for necessário para estar perto de Deus.
Para você conseguir entender melhor o que é um morno espiritual e como sair dessa mornidão, você pode assistir ao filme “Quarto de Guerra”, que está disponível no Univer Vídeo.
Esse filme é excelente para você entender, pois mostra justamente duas pessoas que estão mornas espiritualmente.
Elizabeth e Tony são casados há 16 anos e vivem um relacionamento daqueles “para inglês ver”.
Os dois vivem em pé de guerra, não conseguem se entender e não entendem como ainda estão juntos. Além disso, os dois têm uma filha, que vê tudo o que acontece dentro de casa.
Mas sabe o que é pior? Os dois são mornos espiritualmente. São exatamente o que já falamos aqui nesse texto: cristãos domingueiros.
Os dois vão, de vez em quando, à igreja, mas mal conseguem prestar atenção no que está sendo dito. Aliás, em uma das cenas, vemos Tony dentro da igreja, ao lado de sua esposa, se interessando por outra mulher.
A vida espiritual dos dois é um completo caos. A mornidão espiritual já chegou em um nível em que eles não percebem como está o relacionamento com Deus.
Mas um dia Elizabeth conhece a dona Clara. Uma senhora pequena, magrinha, mas com uma fé fervorosa dentro de si. Uma fé que Elizabeth nunca tinha visto.
Dona Clara, que é uma mulher experiente em sua fé, logo percebeu que Elizabeth não estava bem. Começou a puxar assunto com a moça e viu que o seu problema era a mornidão espiritual.
Então, disposta a ajudá-la a recuperar sua fé, sua vida com Deus e seu casamento, dona Clara começa a dar instruções para a jovem mulher que está disposta a se reerguer.
O filme Quarto de Guerra nos mostra que a mornidão espiritual também pode deixar uma pessoa cega.
Mas, para além de mostrar como é a vida de uma pessoa que vive em mornidão espiritual, o filme Quarto de Guerra revela o que é preciso fazer para deixar de ser morno.
Além disso, o filme Quarto de Guerra também nos mostra como a mornidão espiritual começa a desencadear outros problemas que podem, inclusive afetar a família.
Como já dissemos, o filme Quarto de Guerra está disponível no Univer Vídeo para você assistir com a sua família.
Este é um dos conteúdos disponíveis no Univer Vídeo e que vão te ajudar a mudar completamente os rumos de sua vida espiritual.
Mas saiba que este não é o único filme disponível no Univer Vídeo. Além de Quarto de Guerra, outros filmes, séries e palestras também vão te ajudar a sair da mornidão espiritual.
Clique aqui, escolha um plano e assine o Univer Vídeo, a única plataforma que realmente vai te ajudar a deixar de ser um morno espiritualmente falando.