Por que Saul Perseguiu Davi?

Por que Saul Perseguiu Davi?

Se você conhece um pouco a vida de Davi, sabe que ele foi o menino que venceu o gigante, certo? Mas e que ele era perseguido por Saul, você sabia? Então, neste texto, você vai entender por que a perseguição de Saul a Davi aconteceu.  

Davi foi escolhido por Deus por causa de seu coração, que era segundo o coração dEle, ele enfrentou o gigante e ganhou visibilidade em Israel. Não para sua própria glória, mas para a glória de Deus.

Mas o problema é que toda essa visibilidade despertou o pior de Saul e nós te explicamos o porquê. 

Perseguição de Saul a Davi: por que ela aconteceu?

Saul era uma pessoa vaidosa, mas com a vaidade adormecida. Ele foi o primeiro rei de Israel, mas acabou se perdendo em seu reinado. 

A Bíblia diz que ele era o homem mais bonito e mais alto de Israel. Ele era amado pelo povo de Israel, contudo, isso o fez se perder.

Aliás, sua perda foi logo no início de seu reinado. Ele rejeitou a ordem de Deus, poupou animais e até mesmo o rei dos Amalequitas, mesmo Deus tendo dado a ordem para matar. 

Este foi o início da queda de Saul. A sua desobediência foi a causadora da sua decadência moral e espiritual.

Quando ele viu Davi, surgindo no meio do povo, sendo aclamado pelas pessoas e com direito àquela música: “Saul matou os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares”, seu ciúme começou a ser despertado.

Com tanta gente falando de Davi, Saul passou a ficar enciumado, mas daquele tipo de ciúmes incontrolável, sabe?

Quanto tempo Saul perseguiu Davi?

A perseguição de Saul a Davi não foi rápida, sabia? Foram longos anos em que Davi teve de, literalmente, fugir e se esconder da ira de Saul. 

A perseguição, ao total, durou 9 anos. Foi quase uma década em que Davi teve de fugir para não ser pego e morto pela fúria de Saul.

E isso é até difícil de imaginar, nãoé mesmo? Como pode uma pessoa, que já foi escolhida por Deus, perseguir e querer matar uma pessoa que também foi escolhida por Ele?

Mas a raiva, o ciúme e as inseguranças de Saul o transformaram do primeiro rei de Israel em um homem ruim e que acabou tirando a própria vida.

O que se pode aprender com a perseguição de Saul a Davi?

Saul perseguiu Davi por 9 anos e essa história pode reservar grandes ensinamentos. 

1 – Inseguranças não tratadas = problemas detectados

Uma das grandes lições que Saul deixou é que se as inseguranças não forem tratadas, podem ser muito prejudiciais.  Ele era uma pessoa insegura, com sentimentos no coração, mas que não tratou.

Tanto é que se sentiu ameaçado quando um rapaz, um jovem rapaz, Davi, apareceu. Ele sentiu que o seu reinado estava ameaçado por um menino. Ele sentiu ciúmes quando viu que Davi estava sendo querido por todos. 

Por isso, quem tem a oportunidade de conhecer essa história deve, sobretudo, refletir sobre as inseguranças que possui e como tratar para que não virem problemas futuros. 

2 – Saul não reconheceu seus erros

A perseguição de Saul a Davi não foi o maior de seus erros. Na verdade, o grande problema de Saul foi justamente não ter reconhecido seus erros.

Quando o profeta Samuel o repreendeu por ter poupado o Amalequitas, ele não reconheceu que estava errado. Pelo contrário, Saul brigou com o profeta e o julgou estar certo. 

Até o fim de sua vida, Saul não deu o braço a torcer. Ele seguiu sua vida como achava que deveria seguir e, no final, se envolveu com feitiçaria e chegou ao extremo de suicidar-se. 

3 – Saul mostrou que não importa começar bem

Saul foi um homem escolhido por Deus um dia. Se ele foi o primeiro rei de Israel, por que ele foi rejeitado por Deus?

A resposta é fácil: porque não importa como a gente começou, se não nos mantivermos focados em Deus e fazer o que Ele determina, nosso fim será trágico, como aconteceu com Saul.

Ele até começou bem, mas seu orgulho, suas inseguranças e o ciúmes colocaram tudo a perder. 

4 – Perseguição de Saul a Davi: Davi foi um exemplo

Nessa história toda, Davi foi um exemplo de como agir diante de perseguições. Ele era escolhido de Deus, mas não se rebelou contra Saul.

Ele entendia que Saul, embora tivesse atitudes completamente erradas, ele nunca se levantou contra Saul, porque entendi que ele era um ungido de Deus.

E não foi por falta de oportunidades, viu? Davi teve a chance de matar Saul, mas escolheu livrá-lo. Por isso, entendia que não poderia atentar contra a vida de quem Deus havia escolhido.

Fala se isso não é um baita ensinamento de pureza de coração e confiança em Deus? Davi era parceiro de Deus e sabia que sua confiança vinha dEle. 

 Perseguição de Saul a Davi, na série Reis

A série Reis contou com detalhes essa história. A superprodução, que está no Univer Vídeo, mostra como a perseguição aconteceu e como o ciúme aflorou no coração de Saul.

A série é muito completa. São inúmeros detalhes que consegue nos mostrar exatamente como as coisas funcionam naquela época e nos mostrar grandes e valiosas lições que a perseguição de Saul a Davi pode nos dar. 

As 5 temporadas mostram a história do povo hebreu. A história conta desde a rebeldia por querer um rei, até a perseguição de Saul a Davi e como tudo isso aconteceu.

É uma série muito bem pensada, pautada na Bíblia e na arqueologia e que surpreende em cada cena e ensinamento. 

Onde assistir à série Reis?

A série Reis está disponível no Univer Vídeo. Os resumos das 5 temporadas estão na plataforma. Você pode assistí-las a qualquer momento.

Então, se você chegou até aqui e deseja assistir à série que conta a história da perseguição de Saul a Davi, clique aqui, escolha um plano e assista.

Além disso, o Univer Vídeo está repleto de conteúdos para a família toda.

São mais de 10 mil horas de conteúdos entre filmes, séries e palestras que vão te ajudar a investir em seu relacionamento com Deus. Assine já.  

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!