Quem eram as esposas de Davi?

Quem eram as esposas de Davi?

A sexta temporada de Reis começou, recentemente, e logo no primeiro episódio já vimos as esposas de Davi e fizemos uma viagem no tempo, onde vimos Davi olhando para Bateseba tomando banho do terraço de seu castelo. 

Ao longo da temporada, entendemos que esse pecado começou muito antes da queda. 

Davi e sua inclinação

Antes de qualquer coisa, entenda que Deus criou o homem para uma só mulher.  Não existe nenhum registro Bíblico de Deus aprovando tal prática, mas era culturalmente feito na época. 

O primeiro homem registrado na Bíblia, que tomou para si mais de uma mulher foi Lameque, (Veja em Gênesis 4), mas em momento algum é comprovado a benção de Deus para isso. 

Anteriormente, Ele já havia estabelecido em Gênesis 2:24 que: 

‘’Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne’’, é impossível ser UMA só carne com várias esposas, né?!

Nas temporadas anteriores, entendemos que Davi tinha um grande problema com as mulheres: não se contenta com apenas uma. Por isso, na sexta temporada de Reis, veremos bastante as esposas de Davi.

Então utilizando essa ‘’liberdade’’ de escolha da época, Davi teve várias esposas, fazendo assim todos os desejos de sua carne em relação a isso.

Os motivos eram dos mais variados: do amor de adolescência à aliança política. E esse desejo incontrolável acabou fazendo com que ele se inclinasse aos poucos, até a sua queda.

Mas se você pensa que o adultério foi o único momento de sofrimento, se engana. As esposas de Davi já vinham sofrendo muito antes, com a chegada de cada uma.

Neste texto, vamos falar de algumas, mas é importante que você saiba quem foram as esposas de Davi:

  • – Mical;
  • – Ainoã;
  • – Abigail;
  • – Maaca;
  • – Hagite;
  • – Abital;
  • – Eglá;
  • – Bateseba.

Mical, a primeira esposa de Davi

Quando Golias estava confrontando o povo de Israel, Saul prometeu dar sua filha em casamento a quem derrotasse o gigante. Naquele momento, a prometida era Merabe, visto que era ela a sua filha mais velha. 

Davi foi o grande vencedor contra o gigante, mas no momento em que Saul propôs sua filha para casamento a Davi, em sua nobre humildade, ele não se sentiu digno de ser genro do rei. 

Vendo que Mical, sua filha mais nova, amava Davi, Saul tomado pelo ciúme e ira, fez disso uma oportunidade para colocar ele de frente com seus inimigos. 

Propôs, então, que Davi apresentasse cem prepúcios dos filisteus, como dote de que ele não teria condições para dar. Mais uma vez Deus foi com Davi e ele levou duzentos prepúcios. 

 Mas o ódio incontrolável de Saul não o fez parar, após o casamento, ele armou para que seus soldados matassem Davi. Com a ajuda de Mical, ele conseguiu fugir. 

Saul entregou então sua filha a Paltiel, com quem a esposa de Davi ficou até se reencontrarem, anos depois. 

AINOÃ, A CIUMENTA

Ainoã foi o amor da juventude de Davi.  Em Reis acompanhamos o início de sua relação com ele, bem jovem, e anos depois, quando ela se torna esposa de Davi. 

Vemos a personalidade dela bem sentimental e diversas vezes ciumenta, pois se lembra sempre que ele casou com Mical antes dela. 

Abigail, a sábia esposa de Davi

Abigail era casada com Nabal, que carrega um significado no nome: a loucura tomava conta dele, e suas obras eram más. 

Em um certo momento, fugindo de Saul, Davi passou próximo às terras de Nabal e seus soldados foram em sua casa pedir mantimentos, mas ele recusou oferecer ajuda e ainda insultou Davi. 

Tomado por uma revolta dentro dele, Davi e seus homens cingiram suas espadas e foram a caminho para matar Nabal.

Quando Abigail, que ainda não era uma das esposas de Davi, recebeu a notícia do que estava acontecendo, domada de uma sabedoria Divina, logo foi até Davi intervir pela sua casa. Ele teve misericórdia por ela e aceitou poupar suas vidas. 

Pouco tempo depois, o próprio Deus feriu a Nabal, e ele faleceu. Quando Davi recebeu a notícia, logo tomou Abigail como sua mulher, pois lembrou-se do que ela havia feito. 

A esposa de Davi mais sábia, Abigail é um grande exemplo de como uma mulher deve auxiliar seu marido. 

Maaca, uma aliança política

Filha do Rei Talmai, de Gesur, Maaca se tornou uma das esposas de Davi por razão de uma aliança política, para fortalecer o reinado de Davi, quando ainda estava em Hebrom. 

Na série Reis, ela chega em grande estilo, causando intrigas entre todas as esposas de Davi, principalmente por ser estrangeira e ter princípios completamente diferentes dos israelitas.

Lá na frente veremos que o fruto desse casamento trará consequências muito terríveis, com o filho de Davi e Maaca, Absalão, mas não vamos falar sobre isso agora. 

Bateseba e Urias

Antes de falarmos sobre o relacionamento de Davi com sua última esposa, precisamos contextualizar sobre Bateseba e Urias. 

A Bíblia não relata detalhes sobre a queda, mas podemos imaginar que não foi de um dia para o outro. Nenhuma queda é. 

Na série Reis, temos uma ideia do que pode ter acontecido bem aos poucos entre eles. Bateseba é retratada como uma moça insatisfeita com o seu noivo e futuro marido.

Na série, fica claro que a missão da vida de Bateseba era ter Davi, sua fixação é tão grande que ela chega a pedir que o avô a entrega como esposa para o rei. 

Após várias tentativas em vão e a insistência de Urias, Bateseba desiste do rei e aceita se casar com Urias. 

Mas se você pensa que ela irá desistir de Davi, veremos em breve que a ganância pode fazer alguém cometer loucuras.

O comodismo de Davi

Enquanto Davi vivia em batalhas, passava por lutas e tinha grandes inimigos para vencer, ele não tinha tempo para pensar em bobagens. 

Mas foi só a ‘’poeira baixar’’, o comodismo entrar e Davi se recusar a ir para guerra, que escancarou-se uma brecha para o pecado entrar. 

O início do relacionamento de Bateseba e Davi se deu em momento muito cômodo da vida de Davi. Rei de toda a Israel, vencendo as batalhas contra seus inimigos, cidade fortificada, grande exército… O que poderia dar errado?

Foi esse pensamento que fez com que Davi tomasse a pior de todas as decisões: se relacionar com Bateseba. E isso aconteceu, quando ele decidiu não ir à guerra.

Por isso, podemos dizer que ele acomodou. Ele assumiu que tudo estava ganho, que ele não precisaria mais lutar e decidiu não ir à guerra. Sabe aquela famosa brecha que você pode abrir para o pecado? Então, sem perceber, ele abriu. 

Ter uma grande responsabilidade exige um grande foco, e em um momento de deslize, Davi se deixou levar por aquilo que os olhos estavam vendo, sem medir as consequências do seu desejo momentâneo. 

O banho de bateseba

Primeiramente, precisamos contextualizar que, naquela época, culturalmente, as mulheres tomavam banho à noite, para não correrem o risco de serem vistas se banhando.

Por isso, no início da sexta  temporada da série Reis, vemos Mizpá brigando com Bateseba por ela estar tomando banho durante o dia. 

Contudo, a Bíblia diz que Bateseba estava se banhando pela tarde.  Ou seja, já conseguimos notar que ela não era bem uma discreta, não é?

É curioso pensar que Bateseba estava se banhando em um local de fácil visão para o palácio, durante o dia, enquanto seu marido estava na batalha.

E mais: além de seu marido estar na guerra, o rei estava no palácio. Aí foi aquela famosa frase: “juntou o útil ao agradável”, mas para o mal. 

Davi já tinha uma inclinação para muitas mulheres, estava em casa, quando deveria estar na guerra e Bateseba estava se banhando à luz do dia. Quer algo mais propício à queda do que isso?

As esposas de Davi na série Reis

Na sexta temporada, ainda não veremos Bateseba se relacionando com Davi, mas veremos as outras esposas de Davi.

Nos próximos episódios, veremos o relacionamento das esposas de Davi com ele e entre elas. Imagine: um monte mulher, cada uma com sua personalidade, dividindo o mesmo ambiente. Não deve dar muita coisa boa, né?!

Também veremos bastante da mais sábia entre as esposas de Davi, a Abigail, e veremos o quanto ela foi importante para o seu reinado. 

Não podemos dar muitos spoilers, mas o que podemos dizer é que as esposas de davi devem causar, principalmente Maaca, que já chegou causando. 

Onde assistir à série Reis?

A série Reis teve o seu lançamento mundial, no Univer Vídeo, no dia 17 de Abril e, desde então, todos os episódios estão sendo disponibilizados na plataforma, no momento em que o episódio vai ao ar. 

Ou seja, assistir à série Reis no Univer Vídeo, permite que você veja a história das esposas de Davi e do reinado dele, sem intervalos comerciais, quando e onde quiser.

Clique aqui, escolha um plano e faça sua assinatura, para assistir à história de Davi como você nunca viu.

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!