Quem foi Isbosete e o que podemos aprender com ele?

Quem foi Isbosete e o que podemos aprender com ele?

Rei de Israel, contra a vontade de Deus, Isbosete, o filho mais velho que restou após a morte de Saul, achou que seria rei por sucessão.

O que Isbosete não queria entender era que o sucessor já havia sido escolhido muitos anos antes da morte de seu próprio pai.

O primeiro rei de Israel, pai de Isbosete

Antes de falarmos sobre a vida de Isbosete, você precisa entender sobre o pai dele e o contexto de sua família.

Até os anos do profeta Samuel, os israelitas eram os únicos que não tinham um rei para governar e o povo de Deus era instruído por profetas e julgado por juízes.

Quando o profeta estava em idade avançada, os anciãos de Israel, preocupados com os maus exemplos dos juízes e seus filhos, reuniram-se para pedir um rei que governasse como todos os outros povos e julgasse-os.

Mas Deus era o governante de Israel e estava com o povo até aquele momento. Ele quem os julgava e ia à frente de suas guerras. Porém, mais uma vez, a falta de fé das pessoas fez com que elas precisassem ver um homem para crer.

Samuel instruiu o povo sobre as consequências de um homem reinar em Israel no lugar de Deus. Mas o povo queria um rei e não deu ouvidos ao profeta, e, com a permissão de Deus, ele foi em busca do primeiro rei.

A escolha de Saul, primeiro rei de Israel

Mesmo o povo rejeitando a Deus, Ele, em Sua infinita misericórdia, instruiu Samuel a escolher um homem justo e honrado para o cargo de rei.

Quando o profeta viu Saul, Deus testificou que era ele o escolhido. No início de seu reinado, Israel venceu os amonitas e filisteus, inimigos do povo de Deus.

Contudo, algumas atitudes impensadas de Saul já eram demonstradas, como quando ele não esperou por Samuel para fazer o sacrifício a Deus, ou quando fez um voto sem pensar e isso quase causou a condenação de morte de seu filho Jônatas.

Saul tinha boas intenções no início de seu reinado, mas se perdeu no caminho e deixou de ouvir a voz de Deus. Ele começou a achar que sabia o que estava fazendo, mas não tomava a atitude de fazer o básico: apenas obedecer.

E isso ficou claro quando Deus deu a ordem de acabar com os amalequitas e que não restasse nenhum homem, mulher, criança ou animal. Contudo, Saul, mais uma vez fazendo do seu jeito, poupou Agague, rei dos amalequitas, e o melhor de seu gado.

Nesse momento, Deus fala com Samuel e diz que se arrepende de ter escolhido Saul como rei (I Samuel 15:11).

Quando Samuel contou a Saul o que Deus disse, ao invés de se arrepender verdadeiramente, ele temeu perder seu posto de rei, pensando apenas em sua reputação diante dos outros.

Sem arrependimento, não há perdão. Então, quando o profeta saiu, Saul matou Agague, numa falha tentativa de consertar o erro que havia cometido.

Mas já era tarde demais para correr atrás do prejuízo. Saul não era mais o rei de Israel, e o sucessor não seria Isbosete. A partir daquele momento, o espírito de Saul começaria a ser atormentado pela falta de Deus em sua vida.

A aparição de Davi

A pedido de Deus, Samuel foi a Belém e ungiu o novo rei de Israel, que ficaria no lugar de Saul. O escolhido foi o filho mais novo de Jessé, Davi.

Com o espírito atormentado dentro de si, Saul pede que alguém ache um tocador de harpa, para que assim seu espírito tenha um pouco de paz.

Entre tantos talentos do Rei Davi, tocar harpa era um deles, e Saul requisita a presença de Davi para acalmar seu espírito.

Naquele momento, Saul amou muito a Davi e pediu a Jessé que permitisse que Davi morasse com ele. Os planos de Deus para Davi eram perfeitos, e ele precisava passar pelo processo próximo ao antigo rei.

Davi tinha que aprender como governar um povo na prática, visto que ele era apenas um pastor de ovelhas e não tinha conhecimento algum sobre guerras.

Logo se iniciou uma guerra entre os israelitas e filisteus, e o gigante Golias estava insultando Israel. Aquilo foi suficiente para uma revolta no peito de Davi, a ponto de não temer ir contra gigantes filisteus.

Saul prometeu dar sua filha em casamento, enriquecer e livrar a casa do pai de quem vencesse aquele gigante.

Davi venceu a batalha e iniciou sua jornada nas guerras ao lado de Saul, enquanto ele não cumpriu o que prometeu, dando sua filha mais velha para outro homem.

A inveja de Saul

“Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares”, essa era a música “hit” da época, que as mulheres cantavam e dançavam enquanto o jovem Davi entrava ao lado de Saul nas cidades.

Uma música boba que jovens apaixonadas por Davi cantavam fez com que a inveja de Saul crescesse e ali ele suspeitou que Davi seria o novo rei de Israel, ungido por Deus.

Saul_SérieReis

Saul entregou Mical, sua filha, como esposa a Davi, para tentar matá-lo dentro de sua própria casa. Mas Davi conseguiu fugir com a ajuda de Mical.

A partir desse momento, iniciou-se uma longa perseguição a Davi enquanto ele fugia, poupando a vida de Saul sempre que tinha a chance de matá-lo.

A perseguição de Saul não parou até o dia de sua morte. Em meio à guerra, Saul se viu perdendo e preferiu cometer suicídio a ter que se render aos adversários. Na mesma guerra, seus filhos mais velhos morreram.

E é nesse contexto que Isbosete cresceu, vendo e aprendendo com seu pai.

Quem foi Isbosete?

A infância de Isbosete não é retratada na Bíblia, mas na série “Reis” temos uma noção de como poderia ser sua infância.

Vivendo de regalias e luxo, obviamente por ser o filho do homem mais importante de Israel naquele momento, Isbosete teve uma infância muito privilegiada, acima da média para aquela época.

Porém, de pouco adiantou para Isbosete ter uma vida de luxo quando o exemplo de seu pai foi da pior qualidade possível.

Isbosete viu seu pai descumprir a promessa que fez a Deus de ser homem de uma só mulher, desobedecer às direções dadas por Ele, ser atormentado por espíritos ruins, tentar contra a vida de um ungido de Deus, perseguir quem o ajudou, se envolver com feitiçaria e, por fim, suicidar-se.

Com a morte do pai de Isbosete, já estava claro que Davi deveria ser o sucessor, pois ele foi o escolhido por Deus. Porém, Abner, não querendo que a casa de Saul saísse do poder, correu e ungiu Isbosete como rei.

Isbosete_Consagracao

Ao contrário de seus irmãos, Isbosete não estava na batalha em que Saul morreu, dando margem para entendermos que ele não participava das guerras e talvez nem tivesse treinamento para isso, como vimos na série “Reis”.

Como poderia Isbosete ser rei, sem experiência, treinamento, participação em guerras e, principalmente, sem a unção Divina? Impossível.

A morte de Isbosete 

Isbosete reinou em Israel por pouco tempo, pois seus dois capitães de tropa invadiram sua casa, o mataram e levaram sua cabeça para Davi, talvez numa tentativa falha de agradar o ungido por Deus.

Davi não tocou em Isbosete durante o tempo em que ele estava no reinado, exatamente pelo temor e respeito que tinha pela casa de Saul. Então, quando ele recebeu a cabeça de Isbosete, revoltou-se contra tamanha injustiça.

Davi, porém, entristeceu-se muito pela morte de Isbosete, pois ele não era um homem injusto para merecer tal fim.

Os exemplos ao redor de Isbosete

Apesar do exemplo do pai fazer diferença para a criação de Isbosete, ao seu redor havia bons exemplos que ele poderia tomar para si, como seu irmão mais velho, Jônatas.

Em diversos momentos na Bíblia, é possível ler bons feitos do irmão mais velho de Isbosete, que tentava alertar seu pai sobre a maldade que estava cometendo. Ele era amigo de Davi e o ajudou a manter-se longe dos perigos de Saul.

Em uma cena da série “Reis – A Conquista”, Jônatas aconselha Isbosete, que estava triste e questionando Deus por ter entregado o reino nas mãos de seu pai e o abandonado. Ele o exorta dizendo que, na verdade, seu pai foi quem se afastou de Deus, não o contrário.

Mas pouco teve efeito para Isbosete, que esperava o maior exemplo vindo de seu pai.

Pais são grandes exemplos para os filhos

A responsabilidade de um pai é ensinar com atitudes, valores e princípios inegáveis.

Isbosete_Exemplo

Se o pai percebe que está agindo de forma errada, nunca é tarde para buscar ajuda a fim de ser melhor como instrutor de sua família.

Ter um mau exemplo não é desculpa

Por mais que seja possível entender a situação e o contexto de um filho quando o pai não está na presença de Deus, isso não é desculpa para que ele erre deliberadamente e nutra ódio pelo seu pai.

Quando o filho tem uma infância, adolescência e juventude difíceis, ele pode transformar essas experiências em algo bom, em força para ser melhor e testemunho para honrar o nome de Deus.

O Espírito Santo permite que a pessoa supere qualquer trauma do passado e o use para falar do Seu Nome àqueles que estejam sofrendo naquele momento.

O Univer Vídeo tem bons exemplos para você e sua família

Com valores familiares bem definidos, o Univer Vídeo tem um universo de conteúdos voltados para pais e filhos, com exemplos práticos do que fazer para melhorar o relacionamento familiar, agregando valores e princípios de qualidade.

  • Aqui estão alguns exemplos do que temos aguardando por você:
  • Dicas e Bênçãos para Pais e Filhos
  • Transformação Total de Pais e Filhos
  • Teens em Família – A Arte da Negociação em Família
  • 4 Coisas que todos os pais precisam saber sobre si mesmos
  • Hoje tem história – Série Filhos de Deus
  • Superando os Desafios do Autismo

DICAS E BÊNÇÃOS PARA PAIS E FILHOS

Em 4 palestras especiais, Renato e Cristiane Cardoso falam sobre atitudes que os pais tomam que afastam seus filhos deles e como mudá-las.

TRANSFORMAÇÃO TOTAL DE PAIS E FILHOS

Com seis temporadas de diversas palestras para pais e filhos, Renato e Cristiane Cardoso abordam temas que acontecem no dia a dia dentro de casa, que parecem desafiadores, mas que podem ser transformados para uma ótima relação familiar.

Em uma das palestras, eles falam sobre o poder das palavras que os pais proferem para seus filhos e como usá-las a seu favor.

TEENS EM FAMÍLIA – A ARTE DA NEGOCIAÇÃO EM FAMÍLIA

Lembra quando você era adolescente? Seus pais tentavam te obrigar a fazer algo e você fazia exatamente o contrário para irritá-los?

Hoje você pode estar vivendo os papéis invertidos, tentando a todo custo obrigar seus filhos a fazerem algo à força e não obtendo sucesso.

No Teens em Família, realizado no Templo de Salomão, Renato Cardoso fala como os pais podem negociar com seus filhos de forma pacífica, fazendo a diferença.

4 COISAS QUE TODOS OS PAIS PRECISAM SABER SOBRE SI MESMOS

Néia Dutra explica como é importante que os pais busquem o autoconhecimento para se aperfeiçoarem. Para isso, ela ensina alguns pontos que devem ser levados em consideração.

HOJE TEM HISTÓRIA – SÉRIE FILHOS DE DEUS

Com historinhas rápidas e superdivertidas, Meuri Luiza ensina as crianças como se tornarem filhos de Deus, com ótimos exemplos disso.

SUPERANDO OS DESAFIOS DO AUTISMO

Uma criança autista enfrenta desafios além dos naturais. Para os pais, também pode ser muito difícil lidar com todas as dificuldades, mas Josi Boccoli ensina, através de suas experiências como mãe de uma criança com autismo, como superar as adversidades e ajudar seu filho a se desenvolver.

ACESSE O UNIVER VÍDEO PARA MAIS

Nos importamos com você e sua família. Por isso, além de todos os conteúdos de ensinamento na prática, o Univer conta com uma grande equipe de curadoria, oferecendo uma plataforma segura para os pequeninos.

Desta forma, você pode ficar tranquilo com o que seu filho tem assistido no Univer Vídeo.

Clique aqui, escolha um plano que faça mais sentido para você e sua família e assine o Univer Vídeo.

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!