Com a sétima temporada da série Reis chegando, muitos questionamentos surgiram sobre a queda de Davi e Bateseba, e qual foi exatamente o pecado deles.
Uma queda nunca acontece repentinamente e, assim como aconteceu com Davi e Bateseba, ela é sorrateira e vai se iniciando aos poucos dentro de cada pessoa, sendo trabalhada por meio de suas inclinações.
Para entendermos a sua queda e inclinações, precisamos conhecer mais sobre Davi e Bateseba.
Quando Saul perdeu a unção de rei, o profeta Samuel foi enviado a Belém para escolher quem reinaria a partir dali.
Guiado por Deus, ele chega na casa de Jessé e pede para conhecer todos os seus filhos, pois Deus havia dito que um deles era o escolhido.
Jessé apresenta todos eles, menos Davi, que era considerado o menor e mais fraco de sua casa, e, para ele, Deus jamais escolheria o menor. Mas Ele não escolheu o óbvio, e o pequeno Davi era quem iria governar seu povo.
Davi venceu sua primeira batalha, contra o gigante Golias, caiu nas graças do rei e se casou com Mical, filha de Saul.
Mas logo Saul começa a desconfiar que Davi era o grande escolhido, por causa de suas conquistas e vitórias, que só seriam possíveis com a unção de Deus. Com isso, inicia a perseguição contra Davi.
Davi passou anos fugindo de Saul, acarretando como consequência a distância de Mical, morte dos profetas, divisão em Israel, e tantos outros tristes acontecimentos, que são retratados no livro da Bíblia de I Samuel.
Com a morte de Saul, um momento de calmaria: Davi se estabelece em Hebrom, com toda a sua casa.
Lá, Davi viveu 7 anos, não foi à guerra nenhuma vez e utilizou esse tempo para se casar bastante. No total, ele já havia se casado 7 vezes, tirando as concubinas.
Vendo este cenário, você consegue entender claramente qual era a inclinação de Davi, não é mesmo?
Ele não se contentava com uma mulher e decidiu que arranjar várias era a melhor solução, mas não imaginava a dor de cabeça que seria ter tantas mulheres dentro de uma só casa.
Na sexta temporada da série Reis, alguns diálogos entre Davi e seu pai acontecem. Jessé tenta alertar o filho sobre esse problema que já era antigo, pois os sinais já vinham sendo mostrados desde a juventude do rei.
Ele seguiu irredutível na sua decisão e justificava isso ao fato de ser rei e poder ter várias mulheres, até o pior acontecer entre Davi e Bateseba.
Em nenhum momento da Bíblia você irá ler que Deus permitiu os reis terem diversas esposas. Desde sempre a ordem dEle era clara em Gênesis 2:24:
‘’Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne’’.
Os planos de Deus para Davi e todos os demais reis era que eles fossem homens de apenas uma esposa.
Temos uma noção de quão lindo teria sido isso no primeiro episódio da sexta temporada da série Reis, quando Abigail e Davi cantam um dos salmos com seu filho.
Mas desde que Lameque (Gênesis 4) tomou mais de uma esposa para si, foi tornando-se cada vez mais comum, até ser cultural os reis terem esse direito, mesmo sem a benção de Deus.
Então, sim, culturalmente os reis poderiam ter várias mulheres, mas não foi uma determinação abençoada por Deus.
Se ele tinha o direito de ter várias esposa, porque foi considerado pecado a relação de Davi e Bateseba?
Filha de Eliã, um dos trinta e sete poderosos de Davi, e neta de Aitofel, o conselheiro do rei, podemos imaginar que Bateseba vivia muito bem, já que seu pai e avô tinham honra e influência com o rei.
Na série Reis, podemos ver que ela é um pouco mimada, principalmente pela avó, e quando quer algo, não aceita “não” como resposta, por isso, vai até o fim.
Quando Davi e Bateseba se encontram, a mando do rei, em II Samuel 11, não está escrito que ela lutou contra ou não quis estar em sua presença, dando uma margem de entendimento que ela gostou da ideia, por alguma razão.
Na série Reis, Bateseba é apaixonada por Davi desde nova (como diversas moças eram na época) pela formosura do rei, e isso fica claro quando elas cantam a música sobre Davi e seus dez milhares, que despertou a inveja de Saul.
Davi e Bateseba se esbarram em alguns momentos da série Reis, porém nada tão relevante a ponto do rei querer tomá-la como esposa (até a sétima temporada).
Bateseba casou-se com Urias. Urias era um homem de caráter excelente, estava também entre os trinta e sete poderosos de Davi, como o pai de Bateseba, e lutou pelo amor da moça, enquanto ela o fazia de gato e sapato.
O grande problema foi o adultério. Os dois eram casados. Embora Davi pudesse ter mais de uma esposa, ele não tinha um relacionamento com Bateseba e se deitou com ela.
Quando a Bíblia fala sobre o encontro de Davi e Bateseba, ela é chamada de “mui formosa à vista” (diferente de Abigail, chamada de “bom entendimento e formosa”).
Quando Davi a viu tomando banho, se encantou por sua beleza, que deveria estar além dos padrões da época.
Ele não a amou, muito menos a admirou pelas suas atitudes, que não eram boas, já que ela estava expondo seu corpo pela janela. Ele a quis apenas naquele instante.
De forma imprudente, Davi e Bateseba não pensaram em nada além da atração física que sentiram naquele momento, e o rei a tomou em seu leito apenas pela sua beleza exterior.
Davi e Bateseba se relacionaram enquanto Davi tinha diversas concubinas, e ela era casada com um homem de honra, que naquele momento estava há meses na guerra.
O pecado de Davi e Bateseba não foi apenas se relacionarem sem que o rei a amasse, ou que ele quisesse mais uma esposa, até porque, Deus disse que se esse fosse o problema, daria quantas esposas ele pedisse. Veja:
“Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.” 2 Samuel 12:7,8
O pecado deles estava em se relacionar, sendo Bateseba já casada. Esse era um compromisso firmado com um homem de Deus que guerreava no exército do Deus vivo.
Após aquele momento de prazer, Davi e Bateseba se despedem, pensando que tinham acabado. Mas o plantio deles já estava feito e a colheita ainda chegaria.
O peso na consciência não foi suficiente para que Davi e Bateseba confessassem o pecado para Deus e se arrependessem.
Depois de um tempo, Davi e Bateseba se encontram novamente e ela informa o fruto do pecado: uma gravidez.
Nesse momento o rei perde o chão. Como Davi e Bateseba continuariam escondendo o pecado? Que o filho não era de Urias já estava claro, pois ele estava há meses na guerra.
O preço do adultério, naquela época, era o apedrejamento. O que Davi e Bateseba poderiam fazer diante dessas circunstâncias?
Diante de muitos questionamentos, Davi toma a pior decisão: ele ordena que o comandante do exército coloque Urias na linha de frente da guerra e que ficasse sozinho, para que fosse morto pelos inimigos o mais rápido possível.
Após o triste fim de Urias, Davi ainda tenta minimizar a morte do soldado para o comandante, mostrando novamente que não havia se arrependido, e isso não pareceu bom aos olhos de Deus.
Passado o luto da esposa de Urias, Davi tomou Bateseba como esposa e no palácio ela dá à luz a criança.
Mas não há nada em oculto que não seja revelado. Então, o profeta Natã vai até o palácio e fala com o rei sobre o seu pecado encoberto e que pela maldade de Davi e Bateseba, seu filho recém nascido morreria.
Só então a ficha de Davi cai e ele enxerga verdadeiramente o seu pecado, se humilhando diante de Deus, em uma busca desesperada pelo perdão Divino. Deus o perdoa, mas a colheita viria ainda assim.
Após jejuar, orar e suplicar que Deus tivesse misericórdia da criança, Davi e Bateseba tinham de pagar o preço. Após isso acontecer, o rei se levanta do pó e se ergue novamente.
Logo depois disso, Davi e Bateseba têm o segundo filho, que se chamou Salomão.
Mas outras consequências vieram para o rei. Seu filho mais velho, Amnon, violentou sua própria irmã, Tamar, acendendo um ódio dentro de Absalão pelo irmão, e, anos depois, o matou.
Além disso, ainda houve a traição de Absalão e Aitofel (avô de Bateseba) contra Davi, para usurpar o trono, resultando na morte do próprio filho.
Percebeu quantas consequências Davi e Bateseba colheram por causa do pecado?
A raiz do pecado estava lá no início, quando Bateseba olhava para Davi mesmo sendo casada e quando ela se lavava durante o dia, sabendo que o rei poderia ver pela janela.
Para ele, a raíz estava quando não se contentou com apenas uma mulher e quis satisfazer todos os seus desejos, sem limites e freios.
Todos têm uma inclinação, mas quando não existe autoavaliação diária, o ser humano vai deixando com que sua natureza fique cada vez mais carnal e o que era um “defeitinho”, se transforma em uma queda, com terríveis consequências.
A sétima temporada da série Reis está chegando no dia 23 de maio, para mostrar detalhadamente o pecado de Davi e Bateseba e, sobretudo, para que você aprenda o que não fazer e como não agir.
No Univer Vídeo, você consegue assistir todas as temporadas de Reis completas para entender a história, desde antes do nascimento de Davi
Além da sétima temporada, que estreia no dia 23 de maio, você pode assistir aos episódios quando e onde quiser.
Clique aqui, escolha o plano que faz mais sentido para você e sua família terem acesso a esta exclusividade.