Entre tantas esposas de Davi, Abigail se destacou por uma diferença que ia além da beleza física, coragem, decência e caráter. O seu temor a Deus fez com que ela fosse a esposa ideal para o rei em todos os momentos.
A história de Abigail é contada em I Samuel 25, que fala sobre o seu primeiro marido, Nabal. Como o significado do próprio nome, ele era tolo e mal em suas obras, enquanto Abigail, além de formosa à vista, era sábia em seu entendimento.
Na época em que Davi fugia de Saul, ele e seus soldados passaram pela casa de Nabal, e logo se lembraram que enquanto Nabal estava no Carmelo, nada faltou para ele e em tudo Davi o sustentou.
Naquele momento difícil para Davi, ele decide pedir ajuda para Nabal, com mantimentos para ele e para os que o seguiam e enviou os seus soldados para saudarem o homem mau.
Quando ouviu sobre Davi e o seu pedido, Nabal negou ajuda, desdenhando do ungido do Senhor, dizendo nem conhecê-lo.
Quando os soldados contaram o que Nabal disse, uma ira se acendeu dentro de Davi, fazendo com que ele chamasse os guerreiros para matar toda a casa de Nabal, pela ingratidão do homem.
Um servo de Nabal, sabendo do que ele havia feito, e que Davi estava a caminho, correu e contou para Abigail.
Abigail, tomada de uma sabedoria Divina, preparou mantimentos para todos os soldados, juntou os servos e as servas e foi ao encontro de Davi, na tentativa de acalmar sua ira.
Chegando diante deles, Abigail se fez humilde, pedindo perdão pela insensatez do marido, e se colocando como serva, explicando a Davi que fazer justiça com as próprias mãos não era a melhor saída para resolver o problema com Nabal.
Após aconselhar Davi a entregar seus inimigos a Deus, ele entendeu que ali era o próprio Senhor usando Abigail, para que ele não tivesse sangue inocente em suas mãos, pois, apesar de Nabal ser um homem ruim, seus servos não eram.
Com um coração envergonhado, Davi perdoa a casa de Nabal, pela humildade e conselho de Abigail e diz para ela voltar em paz, que ninguém faria mal a eles.
Quase dez dias depois, o próprio Deus feriu Nabal e o matou, mostrando que é Ele quem irá fazer justiça para Davi.
Quando Davi descobriu que Nabal estava morto, mandou buscarem Abigail para se casar com ela. É citado na Bíblia que eles tiveram um filho juntos, chamado Queliabe.
Mesmo sendo escolhida para ser esposa do rei, Abigail se coloca na posição de serva, pois sua humildade é maior que qualquer título.
Em Reis, a personagem ganha enredo na quinta temporada, mostrando possíveis cenários que aconteciam enquanto ela estava com Nabal, como um homem rude e instável.
Após a morte de Nabal, quem leva notícias a Davi são os próprios pais de Abigail, que se mostram preocupados com o futuro da filha, que perdeu o marido.
É claro que Davi já havia ficado encantado pela sabedoria dela e não pensou duas vezes em se oferecer para se casar com ela, com a intenção de que Abigail não ficasse desamparada.
Quando Abigail se casa com Davi, sua primeira dificuldade aparece: Ainoã, a outra esposa de Davi, que tem um grande ciúme e não aceita nada bem sua chegada.
Mas sua sabedoria e maturidade quebram os muros da inimizade com Ainoã e logo as duas se tornam amigas.
Abigail não poupou conselhos, ensinando como Ainoã poderia se valorizar mais, para que Davi a visse com outros olhos, mas também como poderia se aproximar de Deus.
Tudo estava indo muito bem, Abigail já era mãe, Davi estava se estabelecendo em Hebrom, até que chega Maaca.
Ali, a sábia mulher de Davi, teve a paciência testada, com uma mulher que tomou o seu marido para si em quase todos os momentos.
Abigail teve um momento de insegurança, principalmente sobre os princípios de Maaca, que não tinham nada a ver com os do povo de Israel.
De forma madura, como sempre fez, Abigail conversa com Davi, tentando alertá-lo sobre os perigos de casar-se com uma mulher que não tinha o Deus de Israel como seu Deus, mas Davi não quis dar ouvidos.
Pouco antes de uma tragédia acontecer, Jessé, pai de Davi, chama seu filho para uma conversa importante e o alerta sobre sua inclinação em ter tantas esposas, pois toda vez que se casava com uma mulher, ele perdia outra.
Mais uma vez, Davi não escuta os sábios conselhos que recebe, e rebate dizendo que não perderia Abigail, pois ela era diferente. Seu pai concluiu deixando claro que, então, ela era quem mais sofreria com os casamentos do rei.
Essa frase mexe com Davi e ele até reflete sobre o que está fazendo consigo mesmo, mas decide não tomar atitude alguma sobre isso. Seria necessário perder Abigail, para então dar valor.
A morte de Abigail não é explicada na Bíblia, mas na série Reis acontece no momento que ela tinha que se retirar, para não ver o que aconteceria depois, e de uma forma totalmente heróica, mais uma vez mostrando seu caráter.
O luto de Davi foi sentido por todos os espectadores, pois foi vivido intensamente. Uma parte muito grande dele estava morrendo junto e as lembranças (com flashbacks emocionantes) vieram para avassalar o rei.
Uma mulher que já havia sofrido tanto com um marido que a maltratava, era rude e colocava em risco sua vida com atitudes tolas.
Se Abigail não tivesse morrido naquele momento, ela novamente sofreria com um casamento difícil.
Davi não era um marido ruim como Nabal, mas com seus diversos casamentos que estavam para acontecer (com Hagite, Égla, Abital e a volta de Mical), e a chegada das concubinas como Abigail poderia ficar nesse meio?
Uma mulher tão sábia, com valores bem estabelecidos, inserida em um harém, um marido que dividiria o tempo com várias e a rivalidade feminina aflorada a todo momento para testá-la, Abigail apenas sofreria.
E claro, o pecado de Davi e Bateseba. Mais uma tristeza para a vida de Abigail. Por isso, foi necessário que ela fosse retirada desse contexto, antes de ser forçada a viver toda essa história.
Para mostrar um pouco dos bastidores dessa personagem tão marcante da série Reis, chega no Univer Vídeo um documentário exclusivo.
O documentário Abigail – A Esposa Ideal Para o Rei, vai te ajudar a entender ainda mais sobre quem era Abigail no contexto histórico que vivia, quão importante ela foi, a diferença que fez na vida do rei Davi e por que era tão diferente das outras.
No documentário Abigail – A Esposa Ideal Para o Rei, você terá:
Além do documentário exclusivo “Abigail – A esposa ideal para o rei”, você tem acesso às setes temporadas completas, para assistir quando e onde quiser.
Caso queira assistir ao episódio do dia, você pode assistir sem se preocupar com intervalos comerciais. E se não conseguir assistir no às 21h, pode assistir quando quiser.
Clique aqui para visualizar as opções de planos que temos disponível para você e sua família.