Jejum de Daniel: O que é e como fazer?

Jejum de Daniel: O que é e como fazer?

Para você obter bons resultados, precisa saber bem o que está fazendo. Mais um Jejum de Daniel está chegando e trouxemos essa pauta para te ajudar a entender mais sobre ele, como fazer com eficácia e ser diferente no final dos 21 dias de sacrifício. 

O QUE É UM JEJUM? 

O jejum é uma prática física de sacrificar, normalmente, alimentos e bebidas, por alguma razão relacionada à fé. Jesus disse que existem castas de demônios que só saem com jejum (veja em Mateus 17?21) 

Os servos de Deus fazem o jejum para se renovarem na fé e enfrentar as batalhas que estavam por vir em seu ministério, seja para arrancar o mal da vida de alguém ou para pregar o evangelho.

Na Bíblia foi citado diversos tipos de jejum. Veja alguns exemplos:

JEJUM DA RAINHA ESTER 

Ester viveu na Pérsia, em um momento em que o seu povo, os israelitas, viviam em exílio, após a destruição da cidade de Jerusalém. 

Quando o rei da Pérsia, chamado Assuero, destituiu Vasti como rainha, pela rebeldia que fez contra ele, precisou escolher uma mulher para ser a nova rainha da Pérsia. 

De extrema formosura e sabedoria, ela foi escolhida pelo rei. Porém, nunca contou sua origem israelita, como forma de proteção de si própria. 

Hamã, um alto oficial da corte do rei, não gostava do israelita Mardoqueu, e tramava contra a vida do homem, por isso, fez com que o rei Assuero assinasse um tratado que ordenasse a morte do povo de Israel. 

Desesperado, Mardoqueu foi até a rainha Ester e pediu que ela fizesse algo para salvá-los. É nesse momento que a rainha envia uma recado aos israelitas: que todos deveriam fazer um jejum de 3 dias, sem comer e beber. 

Ao término desses três dias, a rainha tomou coragem e vai até o rei, mesmo sem ser chamada (atitude que poderia custar a vida dela, se ele não tivesse misericórdia).

O jejum da rainha Ester foi para que Deus desse a direção do que ela poderia fazer em um momento tão angustiante. Ela estava de mãos atadas, e precisava de uma oportunidade. 

JEJUM DE DAVI PELO SEU FILHO

Quando o profeta Natã foi até Davi para falar sobre o adultério que cometeu com Bateseba, ele disse que Deus perdoaria Davi, porém o salário do pecado deles seria a morte do fruto daquele pecado, o filho. 

Deus feriu gravemente o bebê e enquanto ele ainda estava vivo, Davi jejuou, clamando que o Senhor tivesse misericórdia pela criança. 

Porém, ao sétimo dia, o bebê morreu e então Davi levantou e foi se alimentar. 

Com isso, o rei de Israel deixou uma lição importantíssima: Faça enquanto tiver o que fazer, se fugir de suas mãos, levante e segue a vida.

Enquanto o bebê estava vivo, ele clamou e lutou com Deus, porém, após a morte, do que adiantava continuar chorando pelo leite derramado?

JEJUM DE JESUS

Após o batismo nas águas, o Espírito Santo veio sobre Jesus. Logo após isso, o batismo com o fogo começaria, com fortes tentações. 

Jesus fez o jejum de alimentos por 40 dias e ao término dele teve fome. Na Bíblia diz que, o diabo se aproveitou dessa fraqueza de Jesus naquele momento, para tentá-lo, mas Ele venceu todas as tentações.

Mesmo fraco fisicamente pelo jejum, Jesus foi mais forte que o diabo, e o venceu pela fé. 

JEJUM DE DANIEL 

Na época do reinado de Ciro, rei da Pérsia, o jejum de Daniel foi de sacrificar os manjares do palácio, não comendo carnes, bebendo vinhos, nem ungiu-se com unguento, para buscar a Deus. 

O QUE É O JEJUM DE DANIEL?

O Jejum de Daniel é momento de sacrifício. Na época do profeta foi abdicar de alimentos e bebidas, porém hoje, qual seria o maior sacrifício para as pessoas?

Em um mundo onde em um clique você tem acesso a tudo, com facilidades, podemos dizer que o maior sacrifício é dizer não para as redes sociais, o entretenimento, distrações com pouco ou nenhum ensinamento de valor.

As redes sociais com uma rolagem super-rápida, que te hipnotiza e faz com que o tempo passe em um piscar de olhos e muitas vezes você nem se lembra direito o que estava assistindo minutos antes, pela baixíssima relevância do conteúdo.

Séries e filmes que maratona, com ensinamentos deturpados de tudo o que Deus nos ensina na Bíblia, que você vai nutrindo dentro de si aos poucos. 

Somando trabalho, estudo, lazer, momentos nas redes sociais e assistindo suas séries e filmes, qual tempo tem reservado para seu relacionamento com Deus? Provavelmente, quase nenhum. 

O Jejum de Daniel vem para te fazer mudar suas prioridades. O que você pensa que é importante, não te levará para outro caminho, que não seja a perdição. 

Não estamos dizendo que você não possa assistir, ouvir ou ler coisas seculares, mas entender que o tempo com Deus não pode ser deixado de lado jamais.

Entenda também que dar um tempo nas redes sociais no Jejum de Daniel fará muito bem não só para a sua vida espiritual, mas também em outras áreas da sua vida.

TRISTEZA, ANSIEDADE E DEPRESSÃO 

Esses foram apenas alguns dos malefícios causados pelo uso desenfreado das redes sociais.

Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) avaliou a relação das pessoas com as redes sociais e suas consequências. O resultado foi que 41% dos jovens brasileiros tendem a sofrer com os sintomas de tristeza, ansiedade e até depressão, causados pelas redes sociais.

Além disso, há o aumento na necessidade de aprovação alheia, incentivo de compra impulsiva, insatisfação consigo, seu corpo e modo de vida. 

QUEM FICA FELIZ COM ISSO?

Quando você usa as redes sociais constantemente e começa a sentir esses sintomas, o diabo é quem se alegra. 

Entenda que quando o diabo não consegue te fazer pecar, ele vai usar todos os artifícios para te distrair, pois assim irá interferir no seu relacionamento com Deus. 

Sabe quando você passou o dia inteiro rolando o feed da sua rede social e no fim se sentiu completamente improdutivo, pois não fez nada? É assim que o diabo usa a distração a favor dele. 

Aos poucos você vai se tornando fraco: de mente e espírito. E quando vier o dia mal, você não vai saber como resistir a ele, pois seus conhecimentos (adquiridos em aplicativos) serão fúteis e escassos.

Assim como fez para o profeta, com o Jejum de Daniel você se renova com Deus, tornando-se forte e fazendo com que os hábitos sejam melhorados.

QUANDO COMEÇA O JEJUM DE DANIEL EM 2023?

O Jejum de Daniel começará neste domingo, dia 25 de junho. Mas não se prenda a uma data específica, você pode fazer o Jejum de Daniel quando quiser! 

Com uma temática diferente de todas as outras vezes, este ano o Jejum de Daniel será voltado para pensar além de si mesmo, te movendo a amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a ti mesmo. 

Neste Jejum de Daniel, pense o que está em suas mãos fazer pelo seu próximo, que não tem feito. Alguém na sua família não te trata como deveria? Não devolva na mesma moeda, mas dê a outra face, como Jesus ensinou. 

Talvez você possa fazer além, tanto física quanto monetariamente pelas pessoas, e não faz. Então estabeleça metas de bondade, para pôr em prática, durante e principalmente depois do Jejum de Daniel

Talvez você esteja lendo esta pauta depois do dia 25 de junho, e tudo bem. Deus pode te pedir para fazer um Jejum de Daniel fora de época, pois é a sua necessidade no momento, não existe apenas um período obrigatório, é você e Deus. 

COMO FAZER O JEJUM DE DANIEL?

Antes de tudo, entenda que o Jejum de Daniel não é para você pensar raso e querer receber bens materiais ou bênçãos na terra. 

O Jejum de Daniel é para você que quer ir além no seu relacionamento com Deus, ou iniciar um. Para renovar sua fé que está morna ou fria, se avivando nEle. 

Para fazer o Jejum de Daniel você precisa se desconectar do mundo, e se conectar com o que é espiritual. Como? Abrindo mão de redes sociais, filmes e séries que não te ensinam nada de bom, noticiários que só falam sobre tragédias, e tudo aquilo que rouba seu tempo com Deus.

Mas cuidado, muitas pessoas caem no erro de fazer o Jejum de Daniel, abdicando do entretenimento, e não se preocupam em se alimentar do espiritual. 

Só sair do que te faz mal não é suficiente, você precisa nutrir o que é bom, para então ver os efeitos positivos desse propósito na sua vida. 

O QUE FAZER DURANTE O JEJUM DE DANIEL?

O principalmente alimento que você deve levar em consideração neste Jejum de Daniel é a Palavra de Deus. Mergulhe na Bíblia e ensinamentos que Deus quer te dar por meio do Antigo e Novo Testamento, das parábolas, de Salmos e Provérbios tão importantes. 

Além da Bíblia, você tem o privilégio de ter o Univer Vídeo como aliado no seu Jejum de Daniel, o maior streaming de vídeo cristão do Brasil, que se preocupa com sua vida espiritual e saúde mental.

Com uma rígida curadoria, o Univer Vídeo busca por conteúdos que irão te levar a um nível espiritual além, com didáticas que te ensina como se aproximar de Deus, ter um lar feliz, e até como ser próspero financeiramente (que vai além de dinheiro). 

Para o seu Jejum de Daniel, veja seis dicas de conteúdos que irão alimentar sua fé:

  • – Como receber o Espírito Santo em 21 dias;
  • – Para Salvar Uma Vida;
  • – Reis
  • – A Estrela de Belém;
  • – Meditação da Palavra;
  • – Quarto de guerra.

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO EM 21 DIAS 

Com 23 episódios, com curta duração cada um, Renato Cardoso ensina passo a passo, de forma prática, o que uma pessoa precisa fazer para receber o Espírito Santo. Se você ainda não O tem, este deve ser o maior foco neste Jejum de Daniel

Sem o Espírito Santo, você pode até estar salvo, mas não conseguirá resistir o dia mal, vivendo em um looping de ‘bem e mal’ a todo momento. 

Aproveite que o Jejum de Daniel dura 21 dias para assistir uma dica por dia e absorver bem cada detalhe que será ensinado. Esteja preparado para ter que abrir mão de muito mais que entretenimento, como suas próprias vontades e achismos. 

PARA SALVAR UMA VIDA

O filme conta a história de dois amigos de infância, que não se desgrudavam por nada. Porém, após um acidente de carro, tudo mudou. 

Jake e Roger se afastam e após alguns anos, no ensino médio, os caminhos se cruzam novamente. Roger entra na escola com uma arma e comete suicídio de na frente de todos. 

Jake entra em conflitos, sobre como o acidente na infância pode ter afetado a perspectiva de vida de Roger e até que ponto o afastamento deles foi uma motivação para o suicídio do amigo. 

Buscando respostas, Jake se joga em uma investigação, para saber as últimas atitudes do seu amigo e descobre algo que muda completamente sua vida. 

REIS

Atualmente, a série Reis está na fase do pecado de Davi e Bateseba, e irá te mostrar que toda queda começa com uma inclinação.

Por isso é tão importante você ter um tempo de qualidade com Deus, para que neste Jejum de Daniel Ele te mostre mais sobre você. 

Esteja atento para ouvir o que Deus tem a te mostrar e de coração aberto para se autoconhecer, entender suas forças e fraquezas, para então poder vigiar naquilo que é mais fraco. 

Davi não vigiou com sua inclinação com as mulheres e após diversos casamentos e concubinas para o Harém, ele se sentiu no direito de tomar uma mulher casada para si, cometendo então o adultério. 

O salário do pecado de Davi e Bateseba foi alto, mas ao invés de jogar tudo para o alto e continuar caído, Davi se humilhou para Deus, assumiu as consequências dos seus erros e se levantou e se fortaleceu ainda mais na presença dEle. 

A ESTRELA DE BELÉM

A Estrela de Belém filme

Apesar de ser um desenho, não pense que os adultos não irão sorrir e se emocionar com o filme. 

A história do maior acontecimento da humanidade, contada pela visão do burrinho Bo, que fugiu de um estábulo para viver grandes aventuras ao lado do amigo, a pomba Davi. 

Após a fuga, ele acaba em na festa de casamento de Maria e José e mesmo sendo desprezado por José, ele continua seguindo o casal por todo o caminho, criando um laço de afeto e proteção pelo casal e do bebê que estava na barriga de Maria.

Mas logo chegam os antagonistas, que buscam fazer mal a eles, e o burrinho faz de tudo para protegê-los, mesmo sem saber de quem se tratava o nascimento. 

Conhecer a história do nascimento de Jesus, de forma diferente, irá te ensinar muito neste Jejum de Daniel.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA

Gostaria de ter uma amiga que compartilhasse o que tem lido na Bíblia durante o Jejum de Daniel? Cristiane Cardoso faz isso todas as segundas e sextas-feiras, às 8h da manhã, ao vivo, pelo Univer Vídeo. 

Não consegue assistir ao vivo? Não se preocupe, pois todos os episódios estão salvos no Univer, para que você não perca ensinamentos baseados na palavra de Deus.

QUARTO DE GUERRA

Até onde pode chegar o poder de uma oração? Clara Willians ensinará, com um grande exemplo, como lutar com Deus vale mais que sem Ele. 

Para este Jejum de Daniel, prepare um quarto que não use na sua casa, um cantinho ou até mesmo uma cadeira. Após assistir esse filme, você colocará em prática o que aprendeu, vencendo as guerras com a oração. 

Assine o Univer Vídeo e faça o Jejum de Daniel

Após as dicas que aprendeu aqui, você está preparado para começar o Jejum de Daniel no domingo. Caso você ainda não tenha a assinatura do Univer Vídeo, clique aqui para ter acesso às opções de planos, escolher o que faça mais sentido para você e aproveitar para aprender muito, durante e após o Jejum de Daniel.

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!