Amizade: mais sobre ser que ter

Amizade: mais sobre ser que ter

Olá, família. Tudo bem? Sou a Ana! Voltei aqui no blog do Univer Vídeo para falar sobre o dia da amizade

30 de julho comemora-se oficialmente o dia internacional da amizade. Este é um assunto muito legal, já que abre uma vertente grande de significados, pois cada um tem pensamento próprio do que é ter ou ser um amigo. 

Nesse dia da amizade, penso sobre o egoísmo próprio (pesado, né? mas você vai entender). 

Nós nos preocupamos muito com quem está ao nosso lado, é até um hype na internet falar frases como: “você é uma média das cinco pessoas que mais convive”. 

Claro que você deve tomar cuidado com as pessoas que escolhe para andar ao seu lado, isso também é muito importante. 

 Mas você se preocupa se tem sido um bom amigo? É muito fácil querer ter amigos agradáveis, mas você tem sido o amigo que procura? 

Por isso, esta pauta é mais sobre você ser um bom amigo, do que ter um bom amigo. Neste dia da amizade pense em VOCÊ e em quem tem sido para as pessoas ao seu redor. Como pode querer ter ótimos amigos, se você não é um reflexo disso? Seria, no mínimo, hipocrisia. 

Se você, olhando para si, não enxergar-se como um bom amigo em algumas (ou várias) atitudes, não perca tempo se martirizando, aproveite que o dia da amizade está chegando, e inicie mudanças necessárias, para se tornar um bom amigo. 

O QUE BONS AMIGOS FAZEM?

Vou listar aqui seis atitudes que bons amigos tem, para você já começar a tê-las agora, no dia da amizade

  • Sincero para ajudar;
  • Não abandona quando a coisa aperta;
  • Não inveja ou compete;
  • Não é falso;
  • Levanta o amigo;
  • Ora pelo amigo.

SINCERO PARA AJUDAR

Já friso, em primeiro lugar, que: sinceridade não é sincericídio. Ser sincero não é ser grosso, agressivo, cheio de razão, humilhar na frente das pessoas ou ficar espalhando o que pensa a todo momento, sem filtro. 

Saiba a hora de falar, mas não deixe de ser sincero para ajudar o seu amigo. Percebeu que ele está tomando uma atitude que não está legal? Chame seu amigo e mostre onde ele está errando. 

Às vezes, você está vendo algo que seu amigo não está conseguindo ver com os próprios olhos naquele momento, então por que não ser um apoio para ele? 

“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto.” Provérbios 27:5

NÃO ABANDONA QUANDO A COISA APERTA

Dizem que quando você passa por uma dificuldade, descobre quem são os verdadeiros amigos. E isso é verdade. 

Muitos ficam ao seu lado quando você está bem, tudo está fluindo, mas é só o dia mau aparecer, que alguns somem. 

Cabe a você ser um bom amigo no dia mau. Se preocupar como está o seu amigo, dar uma palavra que vai ajudá-lo a vencer isso, e o principal, que é a última dica que vou dar da lista. 

NÃO INVEJA OU COMPETE

Não seja aquele “amigo” que fica querendo parecer ser ou estar melhor, que não sabe se alegrar com a conquista do outro e sempre tenta mostrar que também está por cima, é muito chato e negativo da nossa parte! 

Quando seu amigo te contar sobre uma vitória dele, se alegre com sinceridade, comemore com ele. Não seja estraga-prazer falando: “sério? mas eu também conquistei isso, olha”. Aquele é apenas o momento dele. 

Não fique remoendo pensamentos invejosos, como: “só conquistou por causa de X pessoa” ou “eu também conseguiria fácil”. 

“Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.” Gálatas 5:26

NÃO É FALSO

Isso é aqui o básico, né? Não precisa nem ser amigo para seguir, mas com os valores invertidos, vale ressaltar neste dia da amizade

O bom amigo não ouve as confidencialidades pessoais e depois conta para as demais pessoas ou não finge que gosta de você por interesses. 

Seja fiel e verdadeiro para ser um bom amigo. O que você planta, um dia irá colher, então, se você for falso com alguém hoje, um dia serão com você. 

“A sinceridade dos íntegros os guiará, mas a perversidade dos aleivosos os destruirá.” Provérbios 11:3

LEVANTA O AMIGO 

O bom amigo levanta quando o outro está triste, desanimado ou pensando em desistir. 

Ele é um incentivador. Quando o amigo conta dos sonhos que tem, ele o apoia e ajuda, se anima com a alegria do outro. 

É bem humorado, e traz leveza e alegria para o seu amigo. 

“Melhor é serem dois do que um […] Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro;” Eclesiastes 4:9-10

ORA PELO AMIGO 

Esta é a dica principal, que engloba todas as anteriores: orar pelo seu amigo. Em todas as situações acima, a melhor escolha que você pode fazer, é orar pelo seu amigo. 

Entenda que ele não é perfeito, assim como você não é, então quando se chatear com ele, ore. 

Nem sempre você vai saber o que aconselhar o seu amigo, e nesses momentos que a sua palavra faltar, ore. 

Aproveitando o dia da amizade, coloque Deus no meio de vocês. É ele quem nutrirá de forma saudável este relacionamento, para que um fortaleça o outro. 

“E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.” Jó 42:10

EXEMPLOS DE GRANDES AMIZADES 

O Univer Vídeo tem como slogan: conteúdo que faz bem. E faz jus a isso até em relação a grandes amizades. No dia da amizade, escolha aprender com bons exemplos sobre o verdadeiro significado do que é ser amigo. 

AMIZADES EM REIS QUE INSPIRAM 

A série Reis mostra que Ainoã e Abigail, Urias e Sama, Davi e Jônatas são bons exemplos de amizades que se ajudaram muito e fizeram com que as dificuldades da vida fossem mais leves juntos, para você aprender neste dia da amizade.

Abigail ganhou a amizade de Ainoã com graciosidade, sabedoria e doçura. Ainoã pôde aproveitar por um curto período de tempo os ensinamentos que Abigail ensinava. 

Juntas, elas se ajudavam a passar pelas dificuldades de ser casada com Davi em um momento tão delicado, que Saul o perseguia e, após reinar em Hebrom, os tantos casamentos do rei. 

Urias e Sama tiveram uma longa jornada juntos, desde jovens. Sua amizade se estendeu até o fim, a ponto de Sama não pensar duas vezes e entrar em uma armadilha com Urias. 

Davi e Jônatas foi uma amizade que envolveu muita lealdade de ambas as partes. Era tão intenso que na Bíblia diz:

“… A alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.” 1 Samuel 18:1 

Não é sempre que se vê uma amizade assim, que arrisca tudo para ajudar o outro em um momento de perseguição. Mesmo sendo o sucessor natural do trono, Jônatas não era soberbo, mas entendia que Deus havia escolhido Davi, e o respeitava. 

No lugar de Jônatas, muitos teriam raiva de Davi, pois aos olhos naturais o rei deveria ser o primogênito de Saul, mas ele não tinha vaidade e entendeu a vontade de Deus. 

ELIZABETH E CLARA 


No filme Quarto de Guerra, a amizade de Elizabeth e Clara é tão espiritual e necessária.

Elizabeth passava por um momento muito delicado e diante da situação, Clara foi o apoio espiritual que inspirou não só sua amiga, como também a filha dela, aprendendo o poder de uma mulher que trava suas batalhas em um cantinho de oração. 

Desde que assisti no Univer Vídeo, se tornou o meu filme top 1 da vida. A meta de todas as mulheres deveria ser a Sra. Clara, cheia de sabedoria e oração para vencer os problemas com Deus. 

Inclusive, uma dica: indique para um(a) amigo(a) o filme Quarto de Guerra neste dia da amizade, tenho certeza que ele(a) vai amar. 

ESSAS AMIGAS “HABLAM” MESMO! 

No podcast do Univer Vídeo Papo Delas, quatro amigas abordam, semanalmente, assuntos necessários.

Traumas do passado, pecado e consequências são alguns dos temas já falados. Olha, vou dar um spoiler: todos os episódios estão incríveis e você vai sair com uma visão aberta sobre os assuntos. 

Essa é uma conversa entre amigas que irá te ensinar muito! 

Neste dia da amizade, clique aqui, escolha um plano e invista em ser um amigo melhor às pessoas a sua volta.

Autor(a): Equipe Univer Vídeo

  • Compartilhe nas redes sociais:
  • Blog Univer Vídeo - Facebook
  • Blog Univer Vídeo - Twitter
  • Blog Univer Vídeo - Whatsapp

Assine nossa Newsletter e não perca as novidades!